Exposição "José Antônio da Silva: Pintar o Brasil"
Exposição

Exposição "José Antônio da Silva: Pintar o Brasil"

Exposição

  • Nome: Exposição "José Antônio da Silva: Pintar o Brasil"
  • Abertura: 15 de novembro 2025
  • Visitação: até 15 de março 2026

Local

  • Local: MAC USP
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera – São Paulo, SP

José Antônio da Silva: Pintar o Brasil



O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) exibe obras de José Antônio da Silva após mostra que integrou a temporada Brasil – França 2025, sendo apresentada em Grenoble, França e na Fundação Iberê Camargo (RS). Na exposição José Antônio da Silva: Pintar o Brasil, que o Museu inaugura no dia 15 de novembro (sábado), às 11 horas, foram acrescidas 100 obras do acervo do MAC USP, entre desenhos e pinturas. Dentre as obras, destaque para um conjunto de 75 desenhos originais, 40 deles publicados no livro Romance de Minha Vida e 35 inéditos, nunca mostrados em conjunto. A exposição tem curadoria do espanhol Gabriel Pérez-Barreiro e chega ao MAC USP com obras adicionais curadas por Fernanda Pitta.


A exposição apresenta um recorte que destaca a produção de pinturas e desenhos de Silva – deixando de lado sua criação como poeta, compositor e cantor – organizada por temas frequentes em suas obras: a vida caipira, cenas religiosas, paisagens, naturezas-mortas e autorretratos. O interesse do artista pela vida no campo e seu cotidiano, influenciado por sua origem rural, fez com que suas obras se tornassem registros do processo de modernização vivido no Brasil ao longo do século 20.  Em um núcleo de obras dedicado aos trabalhos sobre papel do artista está o primeiro livro de José Antônio da Silva, Romance da minha vida, composto por 75 desenhos feitos nas décadas de 1940 e 1950, principalmente de cenas rurais. "Neste livro, o artista faz de si próprio o protagonista e narrador, construindo uma narrativa em que é simultaneamente sujeito e agente da história. O relato em primeira pessoa — da vida rural à descoberta da arte, do trabalho na roça às primeiras exposições — forja uma imagem pública de artista que se emancipa pela força do próprio talento", explica Fernanda Pitta, curadora do MAC USP


De acordo com o curador Gabriel Pérez-Barreiro, a criação de personagens é uma parte importante do trabalho de Silva: "essa imagem de caipira, da pessoa que vive no campo, a vida intensa, a juventude, os primeiros namoros, a ida para a cidade. De muitas maneiras, ele personificou o caipira para o público da cidade de São Paulo. Suas roupas, seu sotaque, sua música, sua autossatisfação, tudo refletia essa classe social orgulhosa, mas subalterna. " Pintar o Brasil também conta com uma cronologia criada por Fernanda Pitta, e com o curta-metragem Quem Não Conhece Silva?, de Carlos Augusto Calil.  Foi produzido, ainda, um livro para a mostra, pela Editora Martins Fontes, que reúne todas as obras expostas e os textos utilizados nas publicações das mostras anteriores - escritos por Pérez-Barreiro, por Pedro Schuller e Vanini Amaral - com a novidade de um texto de Pitta.


A mostra é realizada com patrocínio da Petrobras e do Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.


Serviço

José Antônio da Silva: Pintar o Brasil


Curadoria: Gabriel Pérez-Barreiro e Fernanda Pittal


De 15 de novembro de 2025 a 15 de março de 2026


MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254


Terça a domingo das 10 às 21 horas


Entrada gratuita

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044