Exposição individual "Territórios interiores", de Wilma Martins
Exposição

Exposição individual "Territórios interiores", de Wilma Martins

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Territórios interiores", de Wilma Martins
  • Abertura: 23 de agosto 2025
  • Visitação: até 18 de outubro 2025

Local

  • Local: Galatea
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Padre João Manuel, 808, Jardins

Galatea apresenta individual de Wilma Martins com enfoque na histórica série Cotidiano


Intimidade e natureza se entrelaçam em exposição que celebra o legado de Wilma Martins na arte contemporânea brasileira.



A Galatea apresenta Wilma Martins: territórios interiores, individual da artista Wilma Martins, com obras da emblemática série Cotidiano, a ser inaugurada no dia 23 de agosto em sua unidade da rua Padre João Manuel, em São Paulo.


Desenvolvida entre 1974 e 1984, Cotidiano é considerada a série mais conhecida da artista. Nela, cenas de interiores domésticos — como salas, cozinhas e quartos — se entrelaçam com rios, plantas e animais, criando composições onde o real e o imaginário se encontram em harmonia. A brancura intimista dos espaços privados contrasta com a vitalidade orgânica da natureza, revelando um olhar poético e silenciosamente subversivo sobre os pequenos gestos da vida cotidiana.


A série foi redescoberta na exposição Cotidiano e Sonho, retrospectiva realizada em 2013, com curadoria de seu marido, Frederico Morais, importante crítico e historiador de arte brasileiro.


Essa será a primeira exposição dedicada à artista desde a retrospectiva póstuma Wilma Martins: território da memória, realizada em 2023. É, também, a primeira vez em décadas que a série Cotidiano será apresentada em um escopo tão abrangente. A mostra representa uma oportunidade única para revisitar um dos núcleos mais significativos da produção de Wilma, reafirmando a sua importância no panorama da arte brasileira contemporânea.


“Cotidiano se destaca por seu traço firme, preciso, e pela maneira como ela articula silêncio e intensidade. É uma obra profundamente íntima e ao mesmo tempo universal”, afirma Fernanda Morse, que assina o texto crítico. “É um corpo de trabalho que ainda fala muito ao presente.”


A exposição reitera o compromisso da Galatea com a preservação e a valorização de legados artísticos fundamentais, ao mesmo tempo em que convida o público a redescobrir uma artista cuja produção segue relevante e atual.



Sobre a artista


Wilma Martins Morais (Belo Horizonte, 1934 - Rio de Janeiro, 2022) iniciou sua formação artística entre 1953 e 1956 na Escola Guignard, em Belo Horizonte, um polo fundamental na renovação da arte moderna no estado de Minas Gerais. Lá estudou com nomes como o pintor Alberto da Veiga Guignard, o escultor Franz Weissmann, a gravadora Misabel Pedrosa e o crítico de arte Frederico Morais. Em paralelo aos estudos, trabalhou como ilustradora e diagramadora para revistas e jornais em sua cidade natal e em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a viver e produzir até seu falecimento, em 2022.


Durante sua trajetória, a artista atuou como pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e figurinista. Sua produção é marcada pela exploração poética de linguagens gráficas, especialmente a xilogravura, além de técnicas como nanquim e pintura acrílica. Seu processo de criação envolvia uma constante circulação entre os meios, utilizando o desenho tanto como estudo quanto como registro direto de composições. 



Sobre a Galatea


Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.


A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.


Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.



Serviço


Exposição: Wilma Martins – Territórios interiores


Abertura: 23 de agosto de 2025, das 18h às 21h

Período expositivo: 23 de agosto a 18 de outubro de 2025


Endereço: Rua Padre João Manuel, 808, Jardins, São Paulo – SP


Horários: Segunda a quinta – 10h às 19h | Sexta – 10h às 18h | Sábado – 11h às 17h


Mais informações: www.galatea.art 

Instagram: @galatea.art_


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044