Exposição individual "Segredo no rádio", de Ana Prata
Exposição

Exposição individual "Segredo no rádio", de Ana Prata

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Segredo no rádio", de Ana Prata
  • Abertura: 22 de maio 2025
  • Visitação: até 28 de junho 2025
  • Galeria: Galeria Luisa Strina

Local

  • Local: Luisa Strina
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Padre João Manuel 755, Cerqueira César

Ana Prata realiza sua primeira exposição na Luisa Strina


A prática experimental da artista tem investigado a materialidade na pintura através da natureza-morta



A artista revela-se no papel de uma engenhosa e competente observadora, que manipula usos e costumes da pintura, joga entre figuração e abstração sem ter que escolher entre elas, e com espírito colorista e alegria de uma brincadeira visual afirma a relevância e a originalidade de sua prática oposta ao sentido de uma empresa nostálgica pela pintura e pelo artista heroica. Sua arte joga com suas próprias regras. O trabalho é fonte de prazer, experiência, conhecimento e como tal se oferece.


Ivo Mesquita, 2021



Segredo no rádio é a primeira exposição de Ana Prata na Luisa Strina. A mostra, com abertura em 22 de maio de 2024, das 18h às 21h, apresenta um conjunto de obras inéditas, produzido no último ano, que parte de uma prática experimental, utilizando-se da natureza-morta para investigar a materialidade na pintura.


Em sua produção recente, Ana Prata tem trabalhado um dos gêneros da pintura, a natureza-morta. Na abordagem da artista, os objetos inanimados—toalhas de mesa, vasos e garrafas, frutas, flores, instrumentos musicais—surgem em formas reconhecíveis, porém deliberadamente canhestras, dotadas de um certo humor, oscilando entre o figurativo e o abstrato. Suas referências vão do modernismo à decoração de utensílios domésticos. 


Este gênero típico da história da arte se torna meio para a artista pensar especificidades físicas e concretas da pintura. Nos dias de hoje os aspectos táteis da pintura são uma resistência em relação à circulação online. Seu interesse se direciona mais em investigar o "como"—materialidade, escalas e temperamentos—do que o tema em si. "Há mil formas de dar expressividade a uma mesma paisagem, por exemplo", conta a artista. “A depender de como é pintada, se tornam paisagens diferentes”.


Neste processo, também são colocadas em tensão a intimidade dos objetos do cotidiano, seu caráter doméstico, com sua dimensão pública, seus elementos visuais usados e reusados ao longo da história. O título Segredo no rádio alude a essas questões: a ambiguidade do que pode ser pessoal, íntimo, e, ao mesmo tempo público, comum.



Sobre a artista


A pesquisa pictórica de Ana Prata (Sete Lagoas, 1980) reúne componentes dos repertórios modernistas e elementos da vida cotidiana comum. De grandes escalas a pequenos formatos, suas pinturas resultam, primeiramente, de sua lida com a matéria e com a experiência prática do ateliê. Trabalhando os aspectos da interioridade e do íntimo, Ana Prata estabelece sua prática como um exercício de espírito crítico. Ao apropriar-se de gêneros consagrados da história da arte, seu olhar mostra-se atento aos novos significados que suas pinturas podem assumir, ao passo que a artista elabora de maneira precisa um vocabulário pictórico dissonante do esperado.


Ana Prata participou da 33a Bienal de São Paulo - Afinidades Afetivas, São Paulo, SP (2018), e realizou exposições individuais de destaque nacional e internacional, como Used Cloth, 56 Henry Gallery, Nova York, EUA; Stone Fruits, Tobias Mueller Modern Art Gallery, Zurique, Suíça (2023); A Vida das Coisas, Sesc Pompéia, São Paulo, SP; Em volta desta mesa, Galeria Travesía Cuatro, Cidade do México, México (2022); Retratos e Biombos, auroras, São Paulo, SP (2019); Para Hilda Hilst, Biblioteca Municipal Mário de Andrade, São Paulo, SP (2018); Brasil Portraits, Discoveries, Hong Kong Art Basel, Hong Kong, China (2017); e também o elevador, o vulcão e o jantar, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP (2014).


Em 2011, participou da residência artística Red Bull House of Art, em São Paulo, SP, e, em 2016, da Residency Unlimited, em Nova York, EUA. Foi uma das indicadas ao Prêmio PIPA em 2017, 2018, 2019 e 2020. Seus trabalhos integram importantes coleções, como Pinault Collection, Paris, França; Jorge M. Pérez Collection, Miami, EUA; Instituto Itaú Cultural; Pinacoteca de São Paulo, SP, entre outras.



Serviço


Ana Prata: Segredo no rádio

Abertura: 22 de maio de 2025, 18h–21h

Visitação até 28 de junho de 2025

Luisa Strina (Rua Padre João Manuel 755, Cerqueira César, São Paulo)

Informações: +55 11 3088-2471 | www.galerialuisastrina.com.br 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044