

Exposição individual "Rastro Luminoso", de Gabriella Marinho
Exposição
- Nome: Exposição individual "Rastro Luminoso", de Gabriella Marinho
- Abertura: 23 de agosto 2025
- Visitação: até 18 de outubro 2025
Local
- Local: Galatea
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Oscar Freire, 379 – Loja 01 – Jardins
Gabriella Marinho inaugura individual na Galatea com obras que evocam mitologia afro-brasileira
Entre corpo, porcelana e rito, artista propõe uma travessia sensível pelos territórios da espiritualidade afro-brasileira.
A Galatea apresenta Gabriella Marinho: rastro luminoso, a nova exposição individual da artista Gabriella Marinho, com abertura no dia 23 de agosto no espaço da rua Oscar Freire, em São Paulo. Com texto crítico assinado pelo curador Matheus Morani, a mostra reúne obras inéditas, entre esculturas em porcelana e pinturas, que investigam os limites entre espaço e território, a partir de uma abordagem poética e ritualística ancorada nas religiões de matriz africana.
Gabriella Marinho costuma ter o barro e a terra como ponto de partida, de um ponto de vista tanto material quanto filosófico. No entanto, esta é a primeira vez que a artista realiza um projeto centrado na porcelana – um material carregado de significados e que, na mostra, dialoga diretamente com a simbologia de Oxalá, importante orixá da cosmologia afro-brasileira, um dos mais antigos do panteão do candomblé, e figura central em sua história pessoal.
A exposição destaca uma outra visão do que entendemos por caminho percorrido, enviesando conceitos de espiritualidade e o circular como algo metafórico em nossas vidas, e como isso é tratado nos rituais de matriz afro-brasileira. O título, Rastro luminoso, remete ao caminho percorrido por animais como o caramujo, que secretam muco ao se locomoverem, especialmente em superfícies lisas. O caramujo, inclusive, sendo uma das representações de Oxalá.
“Penso a exposição como um percurso que passa a ser traçado em suspensão a partir dessa subjetividade dos símbolos ritualísticos atrelados à porcelana e à areia de praia. Meu trabalho traz o barro como ponto inicial e eu abordo isso dentro dos contextos que eu me insiro e que me entendo como pessoa. Nesse momento eu abordo coisas como corporalidade, pertencimento e espaço, unidas pela espiritualidade” explica a artista.
Além da porcelana, a exposição destaca outros elementos como metal, palha, areia e azul anil, evocando uma rede simbólica que atravessa diferentes orixás e suas interações com Oxalá. Os materiais e formas se entrelaçam num território sensível entre o corpo, o rito e a memória, propondo um campo expandido de espiritualidade e ancestralidade no espaço expositivo. A areia utilizada para produção das obras na exposição foi retirada em pontos do literal do Rio de Janeiro, especificamente Saquarema, Boa Viagem e Camboinhas.
A exposição se alinha ao braço do programa curatorial da Galatea voltado à promoção de novas vozes da arte contemporânea brasileira.
Sobre a artista
Gabriella Marinho (1993, São Gonçalo, RJ) vive e trabalha em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A artista, que é formada em jornalismo com especialização em Literaturas Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, usa o barro, a argila e a terra como pontos de partida materiais e filosóficos para desenvolver o seu trabalho. Experimentando texturas e técnicas que trazem uma bagagem relacionada à identidade afro-brasileira e afro-diaspórica, Marinho explora formas orgânicas e abstratas tanto em suas obras escultóricas quanto na pintura que realiza com a terra. A artista combina, assim, uma relação subjetiva e corpórea com a natureza, que ela pesquisa e extrai dos territórios por onde passa a fim de compor o seu trabalho. Além de possibilitar novos olhares para a linguagem da cerâmica, a obra de Marinho é permeada por uma relação ativa com a arte-educação, meio pelo qual ela experimenta práticas coletivas e cria pontes entre o fazer artístico, os saberes da terra e a vida das pessoas.
Nos últimos dois anos, Marinho participou da residência artística e exposição The Whisper Beneath, em Taipei Artist Village, Taiwan a convite da 01.01 ArtPlatform e da residência artística e open studio em Luanda, Angola, a convite da galeria MOVART. Foi selecionada como uma das dez artistas negras emergentes no Brasil pela MOOC100 e indicada ao Prêmio Pipa em 2023. Entre as suas exposições, destacam-se: Ofício: Barro: Gabriella Marinho: Argila-Griô (Individual, Sesc Pompeia, São Paulo, 2024); Do barro ao corpo – a experiência feminina na cerâmica (Individual, Sesc São Gonçalo, Rio de Janeiro, 2019); Ressignificar no Tempo (Coletiva, MOVART, Luanda, 2024); Um defeito de cor (Coletiva, MUNCAB, Savador, 2023; Sesc Pinheiros, São Paulo, 2024); The Whisper Beneath (Coletiva, Treasure Hill Artist Village, Taiwan, 2022); Crônicas Cariocas (Coletiva, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, 2021).
Sobre a Galatea
Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.
A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios-fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.
Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.
Serviço
Exposição: Gabriella Marinho – Rastro Luminoso
Abertura: 23 de agosto de 2025, das 18h às 21h
Período expositivo: 23 de agosto a 18 de outubro de 2025
Endereço: Rua Oscar Freire, 379 – Loja 01 – Jardins, São Paulo – SP
Horários: Segunda a quinta – 10h às 19h | Sexta – 10h às 18h | Sábado – 11h às 17h
Mais informações: www.galatea.art
Instagram: @galatea.art_