Exposição individual "PSICOMATÉRIA", de Rafael Silveira
Exposição
- Nome: Exposição individual "PSICOMATÉRIA", de Rafael Silveira
- Abertura: 25 de janeiro 2025
- Visitação: até 28 de fevereiro 2025
- Galeria: Choque Cultural
Local
- Local: Choque Cultural
- Evento Online: Não
- Endereço: Alameda Sarutaiá, 206 – Jardim Paulista
PSICOMATÉRIA, individual de Rafael Silveira
Na exposição Psicomatéria, Rafael Silveira apresenta obras que fundem as linguagens da pintura e da escultura, ora transformando as tradicionais molduras entalhadas que servem para adornar as telas pintadas em formas esculturais, ora tomando a escultura como superfície da pintura.
A invasão do campo escultórico pela pintura e a incorporação do campo pictórico pela moldura transmutada é um dado original da obra de Silveira, resultado de mais de quinze anos de pesquisas e experimentos.
Na fase atual, o artista expande ainda mais o terreno das experimentações para a instalação espacial, e busca na tridimensionalidade uma ampliação da potência surreal da sua obra.
Um tour com o artista Rafael Silveira sobre as obras da exposição
Em “Polinização,” a cena de olhos cercados por flores e pólen flutuante reflete a fecundidade mental, o modo como as ideias se disseminam, se cruzam, e germinam como elementos vivos de um ecossistema psíquico. Já em “Solo Fértil” os besouros e flores que emergem da mulher são um retrato da transformação interior, do inconsciente brotando vida e complexidade em meio ao terreno fértil do que não é visto. “Bons ventos” fala da elevação e da leveza dos pensamentos, e de como as emoções podem nos transportar, misturando a materialidade do corpo e o imaterial das ideias. Creio que essa obra dialoga um pouco com “As Flores no Caminho”.
A escultura “Momentum” capta a impermanência, com a matéria se dissolvendo como o próprio tempo, lembrando-nos da fluidez entre o que é sólido e o que é efêmero.
Me parece ter um forte diálogo com a “Ampulheta”.
“Sala de Jantar” retrata o microcosmo da intimidade do lar, da intimidade mental, do nível atômico da matéria, contida no infinito do universo.
A exposição “PSICOMATÉRIA” fala de uma realidade expandida, onde o físico e o psíquico não apenas coexistem, mas se fundem e se transformam. É uma reflexão sobre como o habitat mental e o ecológico se cruzam, construindo um universo onde o que pensamos e o que sentimos criam e recriam a matéria em um ciclo perpétuo de transformação
Serviço
Abertura: sábado, 25 de janeiro 2025, das 10 às 17h
Horário de funcionamento: terça a sexta 11 às 18h, sábados 10 às 17h
Visitação até 28 de fevereiro
Entrada gratuita
Choque Cultural – Alameda Sarutaiá, 206
PSICOMATÉRIA individual de Rafael Silveira