

Exposição individual “O Imaginário”, de Alemão
Exposição
- Nome: Exposição individual “O Imaginário”, de Alemão
- Abertura: 19 de abril 2025
- Visitação: até 22 de maio 2025
Local
- Local: Galeria Alma da Rua II
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vila Madalena | Beco do Batman
Galeria Alma da Rua abre individual de Alemão
Memórias da infância inspiraram criação de nova série de obras
Galeria Alma da Rua, localizada no Beco do Batman, um dos endereços mais emblemáticos em arte urbana na cidade de São Paulo, abre em 19 de abril a mostra “O Imaginário”, individual do artista Alemão. Com cerca de 15 obras inéditas, a exposição é um convite, segundo o artista, a abrir portas invisíveis. “Nesta exposição, abro passagens para um tempo que só existe dentro de nós. Cada obra é um espelho, um vislumbre do que fomos, do que sentimos, do que deixamos para trás sem perceber.”
Em suas criações, Alemão revisita a própria infância, trazendo elementos nostálgicos que marcaram gerações, como o capacete do Senna, representado na obra que dá nome à mostra. O artista conta: “Esse personagem nasce a partir de uma redescoberta interior muitos anos de um acidente que sofri quando criança. Quando criei esse personagem, ele surgiu com um capacete amarelo e uma camiseta cujos detalhes só percebi mais tarde. Eles remetiam aos da camiseta do Charlie Brown, que eu tanto amava, e o capacete amarelo lembrou o herói Senna. Era a infância me chamando de volta.”
Além do capacete, brinquedos antigos, referências a heróis e símbolos de uma época se entrelaçam em sua arte, resgatando memórias que pareciam adormecidas. Assim, o artista desenvolveu uma linguagem própria na qual une o street art à pintura tradicional, combinando acrílica, spray e impasto para criar textura, volume e emoção. Em suas obras, há o rompimento de limites representado nas telas, onde ele pinta também sobre a moldura, misturando gestualidade urbana e técnicas acadêmicas. O resultado é uma estética marcada por contrastes, na qual, conta Alemão, “há um jogo entre realidade e memória que mostra que a infância nunca termina. Ela apenas espera ser reencontrada.”
Alemão - @alemaoart
Alemão é um dos grandes nomes da arte urbana mundial. Começou a desenhar nos muros da escola como forma de escape para lidar com a dislexia e expressar sua imaginação. Desde então, sua técnica aprimorou-se e suas obras têm sido exibidas em galerias de arte e museus em mais de 30 países. Atualmente, o artista é curador do Cour des Arts, o maior museu de street art da Bélgica.
Galeria Alma da Rua - @galeriaalmadarua
Fundada em 2009 pelo colecionador Tito Bertolucci como Alma do Mar, cujo foco era destacar arte voltada à cultura do surf, a galeria passou a ser chamada, em 2016, como Alma da Rua. Hoje, mais abrangente, o espaço é focado em grafite e pixação, é considerado um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas.
Serviço
Galeria Alma da Rua II
Exposição: "O Imaginário”
Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vila Madalena | Beco do Batman
Abertura: 19 de abril – das 14h às 20h
Período expositivo: 19 de abril a 22 de maio
Horário de visitação: Todos os dias das 10h às 18h
Entrada gratuita