Exposição individual "O corpo da obra", de Katie Van Scherpenberg
Exposição

Exposição individual "O corpo da obra", de Katie Van Scherpenberg

Exposição

  • Nome: Exposição individual "O corpo da obra", de Katie Van Scherpenberg
  • Abertura: 27 de março 2024
  • Visitação: até 24 de maio 2025

Local

  • Local: Galatea Padre João Manuel
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Padre João Manuel, 808 - Jardins

O corpo da obra

Katie Van Scherpenberg



A individual Katie Van Scherpenberg: o corpo da obra se alinha a um dos fundamentos do programa da Galatea, que envolve resgates históricos e reposicionamento de grandes artistas cuja produção se encontre em certa medida distanciada da cena atual da arte brasileira. A mostra sela o acordo de representação pela Galatea da obra de Katie Van Scherpenberg (São Paulo, 1940), artista que vem contando com renovado reconhecimento e projeção internacional desde que passou a ser representada, em 2019, pela galeria londrina Cecilia Brunson Projects, com a qual a casa brasileira passa a colaborar.


Iniciada há cinquenta anos, a produção de Scherpenberg deriva das suas investigações a respeito da pintura e dos elementos estruturais e simbólicos que a constituem. A artista experimentou toda sorte de intervenção sobre tela e madeira, pesquisando pigmentos naturais, desenvolvendo a própria têmpera, desencadeando reações químicas e examinando as oxidações sofridas por diversos materiais.


 Nesse caminho de questionamento da pintura, Scherpenberg chegou à paisagem, passando a intervir com a cor no espaço — na areia, na água, na grama, nas árvores. Ao registrar suas intervenções espaciais, chamadas de landscape paintings, a artista, até então pintora, entra em cena protagonizando performances e evidenciando o lugar do corpo na prática da pintura. O título da exposição, portanto, busca ressaltar a corporalidade na sua obra, que tensiona tanto a plasticidade dos materiais quanto o corpo físico da artista.


A mostra reúne cerca de 25 obras produzidas entre 1982 e 2008, além de trazer uma vitrine que apresenta ao público os registros das intervenções empreendidas pela artista na paisagem e documentos históricos.


Fernanda Morse, pesquisadora e curadora na Galatea, assina o texto crítico da exposição, e comenta: “Katie Van Scherpenberg é uma artista que não perdeu a infância, ela examina a matéria como a criança que descobre o tato; interage os elementos como a criança que persegue a mágica, que se sonha alquimista ou cientista entre reagentes e tubos de ensaio. O intercâmbio entre o corpo da artista e o corpo da obra é o que anima — dá vida — a sua produção.”



Sobre Katie Van Scherpenberg


Descendente de alemães refugiados de guerra, Katie van Scherpenberg nasceu em 1940, em São Paulo, e passou parte da infância na Inglaterra até retornar ao Brasil em 1946. Na sua juventude, fez viagens de estudos pela Europa, tendo sido aluna de Oscar Kokoschka na Áustria. Dos 26 aos 33 anos, viveu na casa da família na Ilha de Santana, no delta do Rio Amazonas, experiência que deu profundidade às suas investigações pictóricas e pesquisas sobre materiais de pintura.


A partir de 1973, se estabeleceu definitivamente no Rio de Janeiro. Começou a lecionar na EAV do Parque Lage em 1975, ano em que a instituição foi fundada, e seguiu por cerca de três décadas coordenando o núcleo de pintura. Lá, formou diferentes gerações de artistas, tendo entre seus alunos nomes como Beatriz Milhazes. Em 1986, Katie realizou a icônica obra Jardim vermelho, em que cobriu com pigmento de óxido de ferro toda a grama em frente ao palacete do Parque Lage. A intervenção inaugurou o conceito de landscape painting no Brasil e se alinhou a debates mais amplos em torno da land art e da performance. De lá pra cá, realizou outras intervenções marcantes, como Menarca (2007), em que, segundo relato da própria artista, ela “desejou pintar a água e colocou o óxido de ferro diretamente no mar, usando a água como tela”.


Scherpenberg recebeu o prêmio do Salão Nacional de Arte Moderna em 1976, participou da 16a e 20a Bienal de São Paulo e apresentou inúmeras individuais no Brasil e no exterior. Entre suas exposições de destaque recentes, estão: Traces: 1968 – 2007 (Cecilia Brunson Projects, Londres, 2023); Yakecan (Parque Lage, Rio de Janeiro, 2022); e Olamapá (Centro Cultural Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2019).


Sua obra faz parte de importantes coleções públicas nacionais e internacionais, tais como: Blanton Museum of Art, Austin, Texas; Coleção Patricia Phelps de Cisneros, Nova York; University of Essex Collection of Latin American Art (ESCALA), Essex, UK; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio; Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP.



Sobre a Galatea


Sob o comando dos sócios Antonia Bergamin, Conrado Mesquita e Tomás Toledo, a Galatea conta com dois espaços vizinhos na cidade de São Paulo: a unidade localizada na Rua Oscar Freire, 379 e a nova unidade localizada na Rua Padre João Manoel, 808. A galeria também tem uma sede em Salvador, na Rua Chile, 22, no centro histórico da capital baiana.


A Galatea surge a partir das diferentes e complementares trajetórias e vivências de seus sócios- fundadores: Antonia Bergamin, que foi sócia-diretora de uma galeria de grande porte em São Paulo; Conrado Mesquita, marchand e colecionador especializado em descobrir grandes obras em lugares improváveis; e Tomás Toledo, curador que contribuiu para a histórica renovação institucional do MASP, saindo em 2022 como curador-chefe.


Com foco na arte brasileira moderna e contemporânea, trabalha e comercializa tanto nomes consagrados do cenário artístico nacional quanto novos talentos da arte contemporânea, além de promover o resgate de artistas históricos. Idealizada com o propósito de valorizar as relações que dão vida à arte, a galeria surge no mercado para reinventar e aprofundar as conexões entre artistas, galeristas e colecionadores.



Serviço


Katie Van Scherpenberg: o corpo da obra

Local: Galatea Padre João Manuel

Endereço: Rua Padre João Manuel, 808 - Jardins, São Paulo – SP

Período expositivo: 27 de março a 24 de maio

Horários: Segunda à quinta das 10h às 19h | Sexta das 10h às 18h | Sábado das 11h às 17h

Mais informações: https://www.galatea.art/

Instagram: @galatea.art_

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044