

Exposição individual "Mil Fita", de Ignoto
Exposição
- Nome: Exposição individual "Mil Fita", de Ignoto
- Abertura: 25 de maio 2025
- Visitação: até 26 de junho 2025
Local
- Local: Galeria Alma da Rua II
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vila Madalena | Beco do Batman
Ignoto apresenta "Mil Fita" na Galeria Alma da Rua II
Azulão, personagem de suas obras, é retratado em cenas do dia a dia
Galeria Alma da Rua II, localizada no Beco do Batman, um dos endereços mais emblemáticos em arte urbana na cidade de São Paulo abre a individual "Mil Fita" do artista Ignoto, dia 24 de maio, às 14h. Com 18 obras inéditas, o conhecido personagem Azulão, figura central de suas criações, vem retratado em diferentes situações e cenários, representando o cotidiano da vida real entre sentimentos e vivências. "Quero trazer nessa exposição o potencial de produção, dedicação e diversidade que exploro com o meu personagem", conta Ignoto que criou Azulão em 2008.
Azulão, segundo Ignoto, surgiu em meio a muitas criações. "Sempre criei vários personagens, porém quando o pintei na 'rua' e segui pintando em outros lugares, senti que a figura do Azulão cativou as pessoas. Então, com o passar do tempo, fui trabalhando na evolução dele ao invés de criar outros personagens e, assim, Azulão foi surgindo em diversas situações, temas etc."
Paulistano de nascimento e criação, Ignoto pondera que, ao final, o Azulão é, na maioria das vezes, ele próprio. Talvez, seja ele, subconscientemente, em outra dimensão ou até mesmo ocupando um corpo diferente, em consonância direta com o título da mostra, "Mil Fita", que vem de uma gíria que pode significar 'várias coisas'.
Ignoto @ignotograffiti
Ignoto é nascido e criado no extremo leste de São Paulo em um bairro chamado Jardim Romano. Seu interesse pela arte surgiu quando costumava reproduzir os desenhos que assistia na TV ou revistas que colecionava. Ainda criança soltava pipa na linha do trem observava a caligrafia das pichações. Isso o atraia, então em um caderno velho e começou a copiar as caligrafias que ele via pelas ruas. Ingressou no mundo do Graffiti em 1996, ainda sem dinheiro. Para comprar materiais adequados, improvisava fazendo letras simples "Throw ups". Com o tempo foi lançando alguns personagens nos muros da cidade. Entre 2008 e 2009 criou o personagem "Azulão", figura principal de seus Graffitis. Além das ruas Ignoto também ganhou reconhecimento pintando telas que atualmente estão espalhadas pelo mundo afora.
Galeria Alma da Rua II - @galeriaalmadarua
Fundada em 2009 pelo colecionador Tito Bertolucci como Alma do Mar, cujo foco era destacar arte voltada à cultura do surf, a galeria passou a ser chamada, em 2016, como Alma da Rua. Hoje, mais abrangente, o espaço é focado em grafite e pixação, é considerado um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas.
Serviço
Exposição: "Mil Fita"
Galeria Alma da Rua II
Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vila Madalena | Beco do Batman
Abertura: 24 de maio – das 14h às 20h
Período expositivo: 25 de maio a 26 de junho
Horário de visitação: Todos os dias das 10h às 18h
Entrada gratuita