

Exposição individual "Labirinto interior", de Renato Dib
Exposição
- Nome: Exposição individual "Labirinto interior", de Renato Dib
- Abertura: 05 de maio 2025
- Visitação: até 17 de maio 2025
Local
- Local: Galeria Contempo
- Evento Online: Não
- Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América
"Labirinto Interior"
Renato Dib apresenta recorte de mais de 20 anos de carreira na Galeria Contempo, em São Paulo
O universo têxtil — costuras, bordados, tramas e camadas de tecidos — é o aspecto mais recorrente da exposição individual que Renato Dib apresentará na Galeria Contempo. "Labirinto interior", que abre ao público no dia 3 de maio na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, se lança a uma investigação profunda sobre a interioridade e o corpo, tanto em suas dimensões visuais quanto simbólicas. Com organização do próprio artista e texto crítico de Agnaldo Farias, a mostra marca o início da parceria de Dib com a galeria.
Ao oferecer um recorte abrangente de mais de duas décadas de sua produção, pretende funcionar como um panorama generoso de sua poética.
Reunindo obras emblemáticas e outras inéditas, a exposição propõe um mergulho no universo de Dib. "Labirinto Interior" percorre as transformações e permanências que acompanharam a trajetória do artista, destacando como a matéria utilizada se converte em linguagem e, sobretudo, como o corpo — tanto físico quanto o social e psíquico — é ponto de partida para uma longa especulação. Vibrando entre o íntimo e o coletivo, seu trabalho convoca que se repense ao mesmo tempo a matéria que mobiliza, em especial o campo têxtil, e as analogias possíveis que junto dela se pode experimentar. Gênero, sexualidade, desejo e repulsa são termos correntes de seu extenso léxico. Tornando assim os tecidos, outrora utilizados para proteger e cobrir, suportes de um desvelamento do interior — enquanto aquilo que se oculta — e da interioridade.
Baralhando também os papéis de gênero consagrados, Dib se aventura no universo da delicadeza: recolhe, coleciona e dá nova vida a tecidos finos e raros. Entre o plano e o escultórico, o artista busca compreender como aquilo que outrora servia para vestir e identificar pode ser reutilizado para recriar o dentro - tanto o biológico (feito de vísceras e entranhas), quanto aquele psicológico e sentimental.
Reunindo obras emblemáticas e outras inéditas, a exposição propõe um mergulho no universo de Dib:
"Há bastante tempo eu quero mostrar meu trabalho de uma maneira mais ampla, apresentando várias técnicas e algumas pesquisas paralelas entre os materiais (o material para mim é sempre muito presente). Então a exposição vai contar com vários tipos de materialidade desde o tecido até o papel, metal e madeira. Fui explorando aí combinações. Como em meu trabalho cada peça já tem dentro dela um pensamento de colagem de aglutinar universos, texturas, cores, formas para criar uma terceira imagem. Dentre todas as técnicas eu me considero uma pessoa que faz colagem, independente do material. Nesta exposição eu pretendo mostrar essa diversidade de exploração de materiais cotidianos, com carga afetiva; manipulando todos esses materiais transformo em objetos, esculturas, painéis, tapeçarias. A ideia de reunir peças antigas com outras inéditas foi levar um pouco do que se vê no meu ateliê – essa mistura essa diversidade", diz.
Aproveitando a ocasião, o artista também lançará um livro que explora um longo trabalho de colagens-pinturas. "Labirinto de gabinetes", título de sua publicação que será lançada pela editora Afluente, foi desenvolvido a partir de um catálogo intitulado "Interior Design Motifs of the 19th Century". Nele o artista traz a público uma outra investida em direção ao dentro: o universo dos interiores arquitetônicos se desdobra em entranhas e interioridades.
Saiba mais sobre Renato Dib
Formado em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1995), Renato Dib constrói sua obra a partir de um repertório que atravessa a pintura, a colagem e as técnicas manuais associadas ao têxtil. Seu trabalho evoca, de modo literal e metafórico, a noção biológica de tecido: suas obras remetem a entranhas, órgãos e sistemas orgânicos, revelando uma anatomia sensível. Ao longo de sua trajetória, Dib apresentou seu trabalho em espaços como a Galeria Mola (Portugal), Phosphorus (São Paulo), o Museu A Casa (SP) e a Rijswijk Textile Biennial (Holanda), entre outros.
Serviço
"Labirinto Interior" – exposição de Renato Dib apresenta recorte de duas décadas de trajetória
Abertura: dia 3 de maio das 10h às 16h
Texto crítico: Agnaldo Farias
Visitação: de 5 a 17 de maio de 2025
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 16h
Local: Galeria Contempo
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América