Exposição individual "Intermédio", de Gustavo Prado
Exposição
- Nome: Exposição individual "Intermédio", de Gustavo Prado
- Abertura: 23 de janeiro 2025
- Visitação: até 15 de março 2025
Local
- Local: MOS
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Dr. Melo Alves, 645 - Cerqueira César
MOS e Galeria Athena apresentam "Intermédio",
individual do artista carioca Gustavo Prado
"Intermédio" apresenta obras escultóricas que dialogam não apenas com as estratégias de construção, circulação e vigilância características de São Paulo e de grandes centros urbanos, mas também com o legado da pintura e da escultura da arte construtivista
Em parceria inédita, MOS e Galeria Athena inauguram, no dia 23 janeiro, a nova exposição "Intermédio" do artista carioca Gustavo Prado, na cidade de São Paulo. Esta é a segunda exposição da galeria após a chegada da Athena à capital paulistana.
A mostra acontece no espaço expositivo do edifício Melo Alves, 645, que se propõe a ser um centro de convergência cultural, oferecendo ao público exposições de arte inéditas. Com a individual de Prado, a Athena reúne um conjunto de obras inéditas, marcando não apenas a primeira exposição individual do artista na capital paulista e sua representação pela galeria, mas também seu retorno ao Brasil após catorze anos de residência em Nova Iorque.
"Intermédio" apresenta obras escultóricas que dialogam não apenas com as estratégias de construção, circulação e vigilância características de São Paulo e de grandes centros urbanos, mas também com o legado da pintura e da escultura da arte construtivista — que teve nesta metrópole a sua capital brasileira. A exposição também conta com uma intervenção na fachada da galeria em que o artista busca romper a separação entre o espaço interno e a rua.
Contrastando um interesse pelo vocabulário abstrato com elementos de uma realidade local, Prado justapõe dois exercícios presentes tanto em São Paulo quanto em sua obra: os esforços de imaginar espaços e formas ideais e a sua sobreposição às contradições dos espaços reais.
Sobre a MOS
Fundada em 2019 por Eduardo Andrade de Carvalho, Manoel Maia e Matheus Farah, atua no Brasil e nos Estados Unidos, desenvolvendo projetos de prédios em São Paulo e casas no interior paulista, Califórnia e Flórida. Se diferencia por integrar arquitetura e incorporação ao produzir seus próprios projetos, resultando em uma abordagem cuidadosa e detalhista. Com a arte como um de seus pilares, a MOS busca melhorar a relação entre pessoas, espaço e cidade, proporcionando experiências enriquecedoras nos ambientes que cria.
Sobre o Melo Alves 645
Localizado no coração dos Jardins, o Melo Alves 645 destaca-se na paisagem pela sua arquitetura e sua fachada repleta de plantas nativas da Mata Atlântica. Em suas unidades, cabem todos os estilos de vida – as plantas flexíveis, varandas generosas e espaços bem distribuídos se adaptam às diversas formas de viver. No térreo, espaços pensados para contemplar o silêncio, se reunir ao ar livre ou fazer pequenas pausas na agenda. Do rooftop é possível alcançar uma belíssima vista de São Paulo, junto a uma completa infraestrutura de lazer e descanso para quem quer se desconectar. O Melo Alves 645 traz em sua atmosfera ares de refúgio com conforto e bem-estar.
Sobre a Athena
Na mitologia grega, Athena é a divindade da sabedoria, da inteligência, da justiça e das artes. Inspirado pela história e por sua paixão pelas artes, em 1994, Liecil Oliveira fundou a Athena Galeria de Arte com foco principal na arte moderna brasileira e internacional. Em paralelo à galeria, em 2011 a Athena Contemporânea foi inaugurada pelos seus filhos Eduardo e Filipe Masini com o principal objetivo de proporcionar um espaço de criação, discussão e divulgação da arte contemporânea. Em 2018, as duas galerias expandiram suas atividades e se uniram criando a Athena.
Com a inauguração do seu novo espaço no Rio de Janeiro, a galeria reforçou seu interesse na promoção artística e intelectual no cenário nacional e internacional com exposições memoráveis. Além de um espaço expositivo, a Athena se posiciona como um local de pesquisa, de aprofundamento conceitual e de trocas artísticas, assumindo parcerias institucionais e com a comunidade, buscando a difusão e o fomento da arte no Brasil. Para isso, investe no desenvolvimento da carreira de seus artistas, ativando suas participações em projetos culturais de incentivo público ou privado, editais e prêmios de arte, residências artísticas e bienais.
A sua participação em importantes feiras nacionais e internacionais, também amplia a rede de contatos e catalisa outros projetos culturais, possibilitando ao público uma aproximação com uma parcela do trabalho que desenvolve, acreditando que desta maneira as obras deixam de ser somente objetos e assumam um caráter capaz de tocar e mudar as pessoas e seu entorno.
Serviço
Abertura: 23 de janeiro das 18h às 21h
Visitação até 15 de março de 2025
Horário: de segunda a domingo, das 9h às 18h
Endereço: R. Dr. Melo Alves, 645 - Cerqueira César, São Paulo – SP
Retire o ingresso gratuitamente via Sympla.