

Exposição individual inédita de Yuko Mohri
Exposição
- Nome: Exposição individual inédita de Yuko Mohri
- Abertura: 31 de agosto 2021
- Visitação: até 14 de novembro 2021
Local
- Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
- Evento Online: Não
YUKO MOHRI NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO
De 31 de agosto a 14 de novembro, a Japan House São Paulo recebe uma exposição individual inédita da artista visual japonesa Yuko Mohri (1980). Elaborada especialmente para a instituição, a instalação “Parade - um pingo pingando, uma conta, um conto” tem como ponto de partida duas das principais obras de Yuko: Parade e Moré Moré, que apresentam ideias como transitoriedade e impermanência, conceitos muito presentes na cultura nipônica, além da filosofia japonesa do “you no bi”, do filósofo japonês Soetsu Yanagi (1889-1961), termo que descreve a valorização da “beleza dos objetos cotidianos”.
Parade consiste em uma máquina desenvolvida pela artista com ajuda de engenheiros (baseada em um arduino, uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto) que lê os desenhos de uma toalha de mesa estampada com frutas coloridas. As imagens são traduzidas em correntes elétricas que percorrem diversos fios, provocando reações inesperadas em objetos espalhados pelo ambiente, como uma luz que liga e desliga, espanadores que pulam no chão e um acordeão que parece ganhar vida própria. Já a outra parte da instalação (um pingo pingando, uma conta, um conto) incorpora elementos da série Moré Moré, na qual Yuko causa vazamentos propositalmente para, então, tentar obstruí-los e fazer com que a água circule novamente pelo sistema danificado. A ideia surgiu a partir dos registros fotográficos que a artista fez dos vazamentos de água no metrô de Tóquio, em 2009. A observação deste acontecimento, inspirou a artista a criar suas próprias esculturas, que se tornaram cada vez mais elaboradas ao longo dos anos.
Com crescente reconhecimento no circuito artístico, Yuko Mohri já apresentou suas obras no Japão, França e Inglaterra, além do Brasil. Esta exposição integra a rede de colaborações da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto, que acontece a partir de 4 de setembro.
Serviço:
Yuko Mohri
Período: de 31 de agosto a 14 de novembro de 2021
Segundo andar
Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/
A exposição conta com recurso de acessibilidade
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 16h
Entrada gratuita
※Devido ao coronavírus, estamos funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.
Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:
Site: https://www.japanhousesp.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp
Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp
YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp
Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp
Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa com a finalidade de divulgar os diversos atrativos, atividades e medidas governamentais do Japão, ampliando o conhecimento de toda a comunidade internacional referente à cultura japonesa. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir as portas, seguida por Londres (Inglaterra) e Los Angeles (EUA). Atua como plataforma pública na geração de oportunidades de cooperação e intercâmbio entre o Japão e o Brasil, nas mais diversas áreas como artes, negócios, esportes, design, moda, gastronomia, educação, turismo, ciência e tecnologia. Apresentando o Japão, promove exposições, seminários, workshops e inúmeras outras atividades em sua sede, em outros espaços e digitalmente. Em fevereiro de 2020, a Japan House São Paulo alcançou a marca de 2 milhões de visitantes, sendo considerada uma das principais instituições culturais da Avenida Paulista. Desde abril de 2020, a instituição possui a Certificação LEED na categoria Platinum - o mais alto nível de reconhecimento do programa - concedida a edificações sustentáveis.