Exposição individual "Fumo os Fins", de Cecília Costa
Exposição

Exposição individual "Fumo os Fins", de Cecília Costa

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Fumo os Fins", de Cecília Costa
  • Abertura: 26 de abril 2025
  • Visitação: até 31 de maio 2025
  • Galeria: Galeria Aura

Local

  • Local: Galeria Aura
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. da Consolação, 2767 – Jardim Paulista

Artista portuguesa Cecília Costa inaugura “Fumo os Fins” na Aura, sua primeira exposição individual no Brasil


A mostra reúne diversos trabalhos inéditos, entre desenhos, esculturas e instalações, que exploram a alquimia do gesto e a tensão entre construção e destruição



A Aura tem o prazer de anunciar a abertura da exposição Fumo os Fins, individual de Cecília Costa, que acontecerá no sábado, dia 26 de abril. A artista portuguesa, que já apresentou seus trabalhos na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e na Bienal de Sidney, chega ao Brasil para realizar sua primeira individual no país, com diversos trabalhos inéditos. Acompanhada de texto assinado pela curadora Cristiana Tejo, a mostra apresenta ao público uma pesquisa que investiga conceitos de espaço, objeto e transmutações — usando o que resta como impulso para uma outra forma, outro corpo, outro traço.


“Os finais, ah, esses eu os fumo”, comenta Cecília sobre o título da mostra, citando o “fumo” como gesto simbólico — uma alquimia para processos de transformação. Em seu corpo de trabalho, o que poderia ser entendido como um fim — a fragmentação ou a queima de um objeto — torna-se ponto de partida para algo novo. A artista reconfigura o que já foi, usando o que resta como impulso para uma outra forma, outro corpo, outro traço.


A palavra “fumo”, aqui, também é análoga ao carvão — material presente em muitos de seus desenhos e que reflete parte do conceito abordado em sua própria formação: é resíduo e, ao mesmo tempo, ferramenta criadora.



Sobre Cecília Costa


Caldas da Rainha, Portugal, 1971. Vive e trabalha em Lisboa, Portugal. Com um conjunto de trabalhos que vai de desenho, escultura, performance e instalação, Cecília Costa explora estudos sobre simetria e dimensionalidade para elaborar jogos fenomenológicos que complexificam as percepções do espectador. Suas figuras, que vez em quando reclinam ou se afundam na própria resolução, vivem em uma espécie dedesencontro com a realidade ao romperem os limites entre segunda e terceira dimensão. Consentindo determinada imaterialidade da linha que reordena a bidimensionalidade do desenho para um campo que se avizinha do tridimensional, a artista cria profundidade no plano e submete o desenho de linhas a certa materialidade escultural que tem peso e densidade. Dessa forma, são embaralhados conceitos como os de frente e trás, esquerda e direita, espaço interno e externo.


É formada em Artes Visuais pela Escola Superior de Arte e Design, Portugal, 2001, e em Matemática pela Universidade de Aveiro, Portugal, 1996, e pós-graduada em Produção e Criação de Artes Tecnológicas pela Universidade Lusófona, Lisboa, 2009. Entre suas mostras individuais destacam-se: (Re)encontros (Instituto Camões, Centro Cultural de Luanda, Luanda, 2019), Linhas soltas (Fundação Oriente, Goa, 2018), Longing (Galeria Baginski, Lisboa, 2017), Traço Contínuo (Galeria João Esteve de Oliveira, Lisboa, 2015) e Pli (Centro de Artes Visuais, Coimbra, 2005). Entre as suas coletivas, por sua vez, estão: O Estado das Coisas (Camões Berlim, Berlim, 2018), Do outro Lado do Espelho (Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2017), Algumas Figuras (Instituto Nacional de Belas-Artes, Cidade do México, 2005), Portugal Hoje: Nine Solitaire Positions (Galeria MAM, Viena, 2005) e On Reason and Emotion - Bienal de Sydney (Museum of Contemporary Art, Sydney, 2004). Recebeu, entre 2017 e 2018, bolsa para artistas da The Pollock Krasner Foundation Grant, de Nova Iorque. Suas obras estão em coleções como a Fundação Leal Rios, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Carmona e Costa (Lisboa) e Ars Fundum e Banco Santander(Madrid), entre outras.




Serviço


Cecília Costa – Fumo os Fins

Período expositivo: 26 de abril – 31 de maio de 2025

Endereço: R. da Consolação, 2767 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 11h às

17h

Entrada gratuita


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044