Exposição individual “Entre o traço e o desvio”, de Lotty Rosenfeld
Exposição

Exposição individual “Entre o traço e o desvio”, de Lotty Rosenfeld

Exposição

  • Nome: Exposição individual “Entre o traço e o desvio”, de Lotty Rosenfeld
  • Abertura: 30 de agosto 2025
  • Visitação: até 25 de outubro 2025

Local

  • Local: Zielinsky
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Travessa Dona Paula, 33, Higienópolis – São Paulo

Artista chilena Lotty Rosenfeld (1943–2020) expõe obras icônicas na Zielinsky SP


Figura representativa da arte política e feminista na América Latina realiza sua primeira solo no País


 

A Zielinsky apresenta, em sua sede de São Paulo, Entre o traço e o desvio, exposição individual da artista chilena Lotty Rosenfeld (1943–2020). A mostra, que inaugura em 30 de setembro de 2025 na Travessa Dona Paula, 33, em Higienópolis, conta com texto crítico da curadora chefe do Instituto Tomie Ohtake Ana Roman e abrange a trajetória da artista desde o período histórico em que se consolidou como uma das figuras mais engajadas e representativas da arte política e feminista na América Latina, na década de 1970, até suas produções mais recentes.


Sua produção mais emblemática, “Una milla de cruces sobre el pavimento”, é composto por fotografias e vídeos de intervenções urbanas realizadas ao longo de mais de 40 anos, nas quais Rosenfeld transforma marcas viárias em cruzes como gesto de resistência e questionamento das estruturas de poder e controle social. Na exposição estão presentes as fotografias das intervenções realizadas em São Paulo, Santiago, San Juan, Nova Déli, Paris, Berlim e Nova Iorque.


Fotografias e vídeos

Além dessa série fotográfica, a exposição se expande apresentando dois vídeos: “Arritmia” (1992),  estruturado sobre a música Batdance, de Prince (trilha do filme Batman, de 1989), com imagens de noticiários sobre pessoas com pendências judiciais; e “El empeño latinoamericano” (1998), que reúne cenas de um sujeito penhorando seus bens para sobreviver, variações do mercado financeiro e uma cirurgia de transição de gênero, com trilha composta por sons guturais de um corpo em esforço extremo.


“A produção de Lotty, vista da perspectiva de 2025, soa ainda mais urgente: sua obra usa o repertório visual do próprio mundo para desmontar os mecanismos que o fazem circular. Como diz a artista, trata-se de “tomar uma imagem e levá-la ao seu extremo mais conflitivo”, não para celebrar a globalização, mas para denunciar a violência dos sistemas que a regulam. Num tempo em que o neoliberalismo transforma a arte em espetáculo e o sujeito em consumidor, seu programa é ocupar o espaço público com imagens incômodas, capazes de fissurar a estética midiática, hoje amplificada por feeds e plataformas da internet cuja escala atual ela não chegou a testemunhar. É, enfim, uma busca pelo estabelecimento de certa política da imagem: construir visualidades que resistam à fetichização de mercado e exponham as técnicas que uniformizam os sujeitos", afirma a curadora Ana Roman em seu texto crítico.


Sobre a artista

Lotty Rosenfeld (1943–2020, Santiago do Chile) foi uma artista interdisciplinar cuja obra atravessou a performance, o vídeo, a fotografia e as intervenções urbanas. Na década de 1970, tornou-se uma figura central da chamada “Escena de Avanzada”, movimento artístico que desafiava o regime de Augusto Pinochet por meio de práticas conceituais e ações no espaço público, muitas vezes realizadas sob forte repressão e censura. Rosenfeld participou de importantes exposições internacionais, incluindo a Documenta 12 em Kassel (2007) e a Bienal de Veneza (2015), e suas obras integram acervos de instituições como MoMA, Tate Modern, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, MALBA, Frac Loraine, Stedelijk Museum e Museo del Barrio.


Sobre a Zielinsky

Fundada em 2015, em Barcelona (Espanha), a Zielinsky é uma galeria de arte contemporânea dedicada à representação de artistas ibero-americanos. Em 2024, inaugurou sua segunda sede em São Paulo, localizada na Travessa Dona Paula, um dos pólos mais ativos do circuito artístico da cidade. À frente da galeria, os sócio-diretores Carla e Ricardo Zielinsky têm promovido, nas recentes exposições paulistanas, mostras de artistas internacionais amplamente reconhecidos no exterior, mas ainda pouco exibidos no Brasil. O elenco da galeria inclui também nomes brasileiros como Almandrade, Dedé Lins, Marina Camargo, Romy Pocztaruk, Shirley Paes Leme, Vera Chaves Barcellos e, mais recentemente, o artista guarani Xadalu Tupã Jekupé.


SERVIÇO RÁPIDO

exposição individual “Entre o traço e o desvio” de Lotty Rosenfeld

abertura: 30 de agosto de 2025 (sábado), das 15h às 18h

visitação: de 30 de agosto até 25 de outubro de 2025 terças a sextas, das 11h às 19h | sábados das 11h às 17h entrada gratuita


local: Zielinsky

Travessa Dona Paula, 33

Higienópolis, São Paulo, SP, Brazil - 01239-050

email: info@zielinskyart.com 

site: https://www.zielinskyart.com 

@galeriazielinsky 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044