

Exposição individual "e que nos tarde a tarde", de Carla Duncan
Exposição
- Nome: Exposição individual "e que nos tarde a tarde", de Carla Duncan
- Abertura: 04 de outubro 2025
- Visitação: até 25 de outubro 2025
Local
- Local: OMA Galeria
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua França Pinto, 1100, Loja 2 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Carla Duncan, em cartaz na Bienal das Amazônias, apresenta primeira exposição individual na OMA Galeria
A OMA Galeria apresenta a partir de 4 de outubro a exposição e que nos tarde a tarde, primeira individual de Carla Duncan. A artista paraense, que atualmente integra a 2ª Bienal das Amazônias com obras que retratam os fluxos urbanos de sua cidade natal, agora volta o olhar para o interior das casas. Com curadoria de Luiza Testa, a mostra apresenta 13 pinturas inéditas que giram ao redor das mãos e do hábito latino-americano de se reunir em torno da mesa.
As obras de Carla retratam ambientes domésticos banhados pela luz quente e acolhedora da manhã e do meio-dia, onde mãos que pertencem a rostos desconhecidos descascam, cortam, temperam e compartilham alimentos. As cenas remetem aos laços comunitários que se formam ao redor da mesa, espinha dorsal da cultura brasileira e de tantos outros países do sul global. Ao focar nas mãos, a artista destaca o que os gestos envolvidos no preparo das refeições carregam: "São atos do dia a dia que tem muita memória, jeitos de viver, que carregam histórias e não só um meio para chegar em um resultado", declara Carla.
Porém, a série não romantiza o universo da casa. Carla também revela as disputas políticas envolvidas nesses espaços íntimos: em suas pinturas, as mãos que planejam, organizam e preparam os alimentos pertencem exclusivamente a mulheres. Como observa a curadora Luiza Testa, "Em muitas tradições, os homens se servem primeiro e se levantam primeiro, relegando às mulheres os preparativos e a arrumação: há mãos que elaboram e há as que apenas fruem."
A técnica pictórica de Carla contribui para a atmosfera das obras: a artista trabalha com camadas de cores intensas como base - azuis, vermelhos e rosas vibrantes - que "aquecem" os cenários domésticos pintados sobre elas, conferindo luminosidade especial às imagens.
Carla Duncan vem ganhando destaque no cenário artístico nacional. Neste ano, além de participar da 2ª Bienal das Amazônias, foi indicada ao Prêmio PIPA, uma das principais premiações de arte contemporânea do país. Suas obras já integram o acervo do Museu de Arte do Espírito Santo e foram contempladas com prêmios aquisitivos nos salões de arte de Campo Mourão e Vinhedo.
e que nos tarde a tarde fica em cartaz até 25 de outubro na OMA Galeria, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição: e que nos tarde a tarde | Carla Duncan
Curadoria: Luiza Testa
Abertura: 04 de outubro de 2025 | 10h às 15h
Período expositivo: até 25 de outubro de 2025
Visitação: de quarta a sexta, das 12h às 19h e sábado das 10h às 15h
Local: OMA Galeria – Rua França Pinto, 1100, Loja 2 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Entrada gratuita
Acessibilidade: O espaço possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.