Exposição individual "Dinâmicas do Invisível", de Bernardo Mora
Exposição

Exposição individual "Dinâmicas do Invisível", de Bernardo Mora

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Dinâmicas do Invisível", de Bernardo Mora
  • Abertura: 18 de novembro 2025
  • Visitação: até 06 de dezembro 2025

Local

  • Local: Sergio Gonçalves Galeria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 484, Jardim América – São Paulo, SP

"Dinâmicas do Invisível"


Com texto de Denise Mattar, exposição do artista Bernardo Mora será inaugurada na Sergio Gonçalves Galeria, em São Paulo, no dia 18/11



Legitimando a arte óptica e cinética no DNA de sua trajetória como artista visual, Bernardo Mora apresenta um recorte com obras de produção recente, a partir do dia 18 de novembro, na Sergio Gonçalves Galeria. Suas abstrações rompem com as relações conservadoras existentes e criam novas perspectivas através de texturas, estados ópticos e movimentos. Como ele mesmo define sua criação, trata-se de uma "abstractocromia lírica", uma exploração da abstração através de ensaios permanentes de movimentos visuais de cor, padrões geométricos, progressões cromáticas, musicalidade rítmica e contrastes.


Arquiteto colombiano formado pela École d'Architecture Paris Val-de-Marne, Bernardo vive e trabalha em Curitiba. Após anos na Europa, retomou a produção artística no Brasil, onde desenvolveu um extenso acervo. Suas experiências em cidades como Caracas, Nova York, Paris e Barcelona ajudaram a aguçar seu olhar. Desde 2015, dedica-se integralmente à arte.


A mostra reúne cerca de 15 trabalhos em acrílica sobre tela, sendo alguns polípticos, entre médio e grande formatos. A visitação segue até o início de dezembro, na casa na Alameda Gabriel Monteiro, fechando a programação de 2025 no espaço, que completa mais de um ano estabelecido em São Paulo, mantendo galerias também no Rio de Janeiro e em Curitiba.


O texto curatorial é assinado por Denise Mattar:

A obra de Bernardo Mora insere-se numa linhagem que pulsa com o desejo de expandir a visão - não apenas como ato de ver, mas como vivência sensível, ativa e transformadora. Formado em Arquitetura pela École d'Architecture Paris Val-de-Marne, Mora migra do projeto construtivo para uma arquitetura de sensações, onde a tela se transforma em campo vibrátil, pulsante, inquieto. Seu vocabulário é marcado por aquilo que ele denomina "abstractocromia lírica", uma síntese entre racionalidade geométrica e expressão sensível da cor em movimento.


Sua poética encontra ressonância na Op-Art , que emergiu com força nas décadas de 1950 e 60, com artistas como Le Parc, Vasarely, Agam e Bridget Riley. O movimento, ao contrário das tradições pictóricas anteriores, que exigiam contemplação passiva, era um convite à participação do espectador, através do uso de  deslocamentos rítmicos, tensões entre figura e fundo e efeitos visuais. Mora herda esse ímpeto de envolver o público, mas vai além: ele musicaliza a geometria, cromatiza o ritmo e oferece à visão uma dança em múltiplas direções.


As composições mais recentes do artista, datadas de 2025, como "Geometrias em mutação", "Tessituras acústicas" e "Vibrações atemporais", trazem à tona uma maturidade de linguagem e uma pulsação quase transcendentes. A cor não é preenchimento, mas substância viva; a linha não limita, mas vibra; a estrutura não se fecha, mas sugere abertura. São paisagens interiores que se desdobram diante do olhar, como partituras óticas que convocam a uma sinfonia visual.


Bernardo Mora, portanto, não apenas habita o território da arte ótica — ele o ressignifica com lirismo, emoção e arquitetura sensorial. Suas obras pedem tempo, presença e entrega. Não se revelam de imediato, mas seduzem pela maestria. Como espelhos do invisível, propõem uma experiência na qual o olho vê, mas também sente. Onde a cor vibra, mas também fala. E onde a geometria deixa de ser cálculo para tornar-se poesia.


Serviço

"Dinâmicas do Invisível" – individual do artista Bernardo Mora


Abertura: 18 de novembro, quarta-feira, das 17h às 21h

Visitação: até 6 de dezembro de 2025


Local: Sergio Gonçalves Galeria

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 484 – Jardim América – São Paulo


Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 15h


Contatos: www.sergiogonçalvesgaleria.com/@sergiogoncalvesgaleria


Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br/@briefcomcomunicacao


Classificação livre, com entrada gratuita.


 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044