Exposição individual "Cavalo-vapor”, de Gabriela Mureb
Exposição

Exposição individual "Cavalo-vapor”, de Gabriela Mureb

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Cavalo-vapor”, de Gabriela Mureb
  • Abertura: 02 de setembro 2025
  • Visitação: até 25 de outubro 2205

Local

  • Local: central
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Minas Gerais, 362, Higienópolis – São Paulo

central anuncia mudança de endereço em são paulo abertura 02.09.2025



A Central anuncia com entusiasmo a mudança de sua sede em São Paulo. A galeria, fundada por Fernanda Resstom em 2016, ocupará a partir de 02 de setembro o imóvel 362 da vila na Rua Minas Gerais. A transição de endereço marca a entrada da galeria no circuito cultural da Avenida Paulista. O novo espaço será inaugurado com individual de Gabriela Mureb, que apresenta sua pesquisa recente.


A nova galeria sinaliza um passo estratégico no fortalecimento das atividades e na ampliação da relevância da Central no ecossistema artístico, às vésperas da celebração de seus 10 anos, em 2026. Situado na região que é um dos principais pólos culturais de São Paulo, caracterizado por manifestações públicas e políticas, o espaço se conecta a um corredor de instituições como o MASP e o Instituto Moreira Salles, além de diversas galerias no entorno, como a vizinha Vermelho.


“A Central está no IAB há cerca de 8 anos, mas esse prédio faz parte da minha vida há 18 — é um lugar carregado de memórias e afeto. Ao mesmo tempo, a galeria está prestes a completar uma década, e olhando para esse percurso, faz muito sentido o novo passo que estamos dando agora. Deixar o centro é uma mudança importante, mas estar tão perto da Paulista ainda me dá a sensação de permanecer conectada ao coração da cidade. A Central sempre foi um espaço em movimento, de reflexão e transformação — e essa mudança reflete exatamente isso. O novo espaço é bem maior, e tem me provocado a repensar não só a galeria, mas também o próprio mercado. Chegou o momento de experimentar um novo formato, e estou animada com tudo o que está por vir.” comenta Fernanda Resstom sobre a mudança de endereço. 


O espaço com quase 400m2 expande a visibilidade e diversidade do programa da galeria, com possibilidades de duas mostras simultâneas, além de área externa para performances e projetos instalativos. O edifício de 2007 faz parte da ampliação da antiga vila residencial reformada por Paulo Mendes da Rocha e o escritório Piratininga Arquitetos Associados em 2003 para abrigar os espaços expositivos da galeria Vermelho. 


A Central, localizada desde 2018 no subsolo do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB SP), tem um programa focado em artistas que orbitam o universo da arquitetura e que desenvolvem práticas a partir da relação entre sujeito e paisagem urbana. A nova localização reforça o compromisso da galeria em fomentar práticas que pensem a cidade e as tensões entre público e privado. 


“Ocupar o Centro de São Paulo foi um movimento de crescimento importante para a galeria. Foram oito anos compreendendo e agindo nessa região viva e pulsante em franco diálogo entre artistas, curadores e o espaço urbano que nos circunda, além da parceria com o IAB, instituição engajada em pautar o debate por uma cidade mais plural. Na chegada do aniversário de 10 anos da galeria, entendemos que é o momento de galgar novos horizontes dentro do programa artístico que apresentamos. O crescimento vai para além da mudança de região", comenta Guilherme Tavares, diretor institucional da Central.


"Cavalo-vapor” individual de Mureb ocupa os dois andares da galeria com instalações, esculturas e um filme. “Crash” (2023) realizado por Mureb durante residência na Salta Art será exibido pela primeira vez no Brasil. O filme acompanha o BMW Recycling & Demontage Centre (RDZ), em Unterschleißheim, região metropolitana de Munique. “Mureb é uma das primeiras artistas representadas e apresentar sua individual nesse momento de transição de sede confirma o compromisso de longo prazo com a trajetória dos artistas da galeria” afirma Resstom. 

Artista em destaque na Trienal do New Museum em 2021 e na 13ª Bienal do Mercosul em 2023, Gabriela Mureb elabora, em sua obra, ruídos entre corpo, objetos técnicos e máquinas, em trabalhos que se apresentam ora como sobreposições de engrenagens, ora como sistemas em funcionamento.

“Mureb aprofunda sua pesquisa, por meio da mistura de materiais duros, moles, fluidos, térmicos, fumaça, ferrugem e graxa. A partir dessas montagens, a artista oferece experiências sensoriais aos espectadores, por meio do calor, do cheiro e dos ritmos maquínicos.” comenta a curadora, pesquisadora e artista Natália Quinderé, que assina o texto crítico da exposição. “Cavalo-vapor”, junto ao novo espaço, tem abertura pública no dia 02 de setembro, entre 19h e 22h. 


sobre a central 

Na Central celebramos a criatividade, a tolerância e a diversidade. Buscamos ser um espaço inclusivo online e offline. Desde 2016 sob a direção de Fernanda Resstom, a galeria apresenta um programa que visa transbordar do espaço expositivo para seu entorno – seja através de exposições, conversas, publicações ou projetos especiais.


Temos o compromisso de difundir reflexões sobre a arte contemporânea, servindo como palco de experimentações e proposições do time de artistas e de curadores convidados. Também realizamos diversos projetos em parceria com instituições, galerias e espaços independentes.


Representamos artistas cujas poéticas orbitam o universo da arquitetura e exploram a relação entre sujeito e paisagem urbana sob uma perspectiva decolonial. Temos como objetivo ser uma plataforma de projeção nacional e internacional dos nossos artistas, auxiliando no florescimento e reconhecimento de suas carreiras. 


sobre gabriela mureb 

O trabalho desenvolvido por Gabriela Mureb concentra-se em objetos técnicos, seja por meio da construção de máquinas ou pela apropriação de peças industriais. Partindo da premissa de que cada máquina transporta consigo os movimentos e os ruídos do mundo que a gerou, a pesquisa da artista se volta para as potenciais interações entre o corpo, a técnica e o ambiente. Essa abordagem resulta em esculturas, instalações, performances, vídeos e obras sonoras que exploram as intrincadas relações entre tecnologia, corporalidade e o meio circundante. Através dessas expressões artísticas, instiga-se o espectador a refletir sobre a interligação entre esses elementos e as narrativas que surgem desse encontro.


É doutora em Linguagens Visuais pela UFRJ - Rio de Janeiro (2022), onde também leciona. Suas exposições individuais incluem: Crash, Florida Lothringer 13 - Munich (2023); Rrrrrrrrrr, Central - São Paulo (2017); e Corpos Dóceis, A Gentil Carioca - Rio de Janeiro (2009). Suas exposições coletivas incluem: Seeing Through Stone, Institute of the Arts and Sciences, UCSC, Santa Cruz (2024); Artista de Artista, Galeria Luisa Strina – São Paulo (2023); Transe, Bienal do Mercosul, Instituto Caldeira – Porto Alegre (2022); Garganta, CIAJG – Guimarães (2022); Soft Water Hard Stone, New Museum Triennial - Nova York (2021); Mulheres na Coleção, MAR - Rio de Janeiro (2018); entre outras. Participou da residência artística: Air-m Ebenböckhaus / Salta Art’s Program – Munich (2023). Foi selecionada pelo Programa Rumos Artes Visuais, Itaú Cultural - São Paulo (2011) e recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça - São Paulo (2016). Sua obra está presente na coleção do MAR - Rio de Janeiro.

 

//serviço

exposição: cavalo-vapor 

endereço: central / rua minas gerais, 362 / higienópolis / 05276 525 / são paulo

abertura: terça-feira, 02.09.2025 / 19h – 22h 

datas: 03.09 – 25.10.2025 / segunda – sexta: 10h – 19h / sábado: 11h – 17h

mais informações: eloisa almeida / eloisa@centralgaleria.com / +55 11 930 517 652

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044