

Exposição individual "Bordas da Tarde", de Felipe Cohen
Exposição
- Nome: Exposição individual "Bordas da Tarde", de Felipe Cohen
- Abertura: 22 de outubro 2025
- Visitação: até 19 de novembro 2025
Local
- Local: Galeria Silvia Cintra + Box 4
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua das Acácias, 104 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ
FELIPE COHEN NA SILVIA CINTRA + BOX 4
A Galeria Silvia Cintra + Box 4 anuncia a exposição "Bordas da Tarde", a segunda individual do artista Felipe Cohen em seu espaço. A mostra inaugura no dia 22 de outubro, das 19h às 22h, e permanecerá em visitação até 19 de novembro.
"Bordas da Tarde" aprofunda a investigação de Felipe Cohen sobre a relação entre a passagem do tempo e a paisagem, um eixo central em sua produção. A exposição reúne um conjunto de quatro trabalhos escultóricos em pedra, vidro e madeira, e dez pinturas em acrílica sobre tela, apresentadas em duas dimensões distintas, todas inéditas.
O trabalho de Cohen nesta exposição explora a intersecção entre a paisagem e a temporalidade. Elementos visuais recorrentes, como formas que se aproximam de ampulhetas e vales, são empregados em composições bidimensionais e tridimensionais. A repetição da forma em "X" ou em losangos estabelece um vocabulário modular que busca materializar fenômenos abstratos – como o tempo e as sensações atmosféricas decorrentes dos efeitos da luz no espaço.
Nas pinturas, a abordagem construtiva dos espaços é definida pelas bordas e contornos. Estes elementos, com variações de brilho e tonalidade em relação aos seus fundos, sugerem diferentes profundidades e topografias. A pesquisa pictórica se articula a partir de quatro componentes conceituais: sólido, atmosférico, luminoso e líquido, delineando paisagens de vales através de uma estrutura formal rigorosa.
As esculturas complementam esta pesquisa, traduzindo a mesma linguagem formal modular em materiais como a pedra, o vidro e a madeira. A seleção material intensifica o diálogo com a natureza e com a percepção da passagem, explorando as interações entre densidade, transparência e forma.
"Bordas da Tarde" propõe um percurso expositivo que convida à observação das fronteiras entre o tangível e o conceitual, através da sistematização de formas e da exploração da matéria.
Felipe Cohen (nascido em São Paulo, 1976) tem uma trajetória marcada pela exploração de objetos, paisagens e a experiência do tempo, através de instalações, esculturas e pinturas. Sua obra estabelece um diálogo conceitual com a materialidade e a percepção, consolidando-o na cena da arte contemporânea brasileira. Entre suas exposições individuais, destacam-se as realizadas na Millan, São Paulo (2013, 2016 e 2019); Sol que abre o céu, na Silvia Cintra + Box 4 (2022); na Capela do Morumbi, São Paulo (2013); no Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo (2006); entre outros espaços. Entre as exposições coletivas das quais participou, estão Earth and Sky, SMoCA, Scottsdale, Estados Unidos (2023); Tempo Imenso, Casa de Cultura do Parque, São Paulo (2023); Pinacoteca: acervo, Pinacoteca de São Paulo (2020); Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM São Paulo (2019), e Phoenix Art Museum, Phoenix, Estados Unidos (2017); Troposphere, Beijing Minsheng Art Museum, Pequim, China (2017); Geometria Afetiva, SESC Bom Retiro, São Paulo (2016); Deserto-Modelo “as above, so below”, Harold St. Gallery, Londres, Reino Unido (2015); Ouro – um fio que costura a arte no Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (2014); Imagine Brazil – Artists Books, Musee d’art contemporain de Lyon, França (2014), e Astrup Fearnley Museet, Oslo, Noruega (2013); 8ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre (2011); Nouvelles de São Paulo, L’École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, Paris, França (2009); entre outras.
Foi indicado ao prêmio PIPA e foi finalista do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça (2011). Recebeu o Prêmio illy SustainArt, Feira ARCO, Madri, Espanha (2016); o Atos Visuais – Funarte, Brasília (2007), e o Fiat Mostra Brasil, São Paulo (2006). Suas obras integram importantes coleções, incluindo a Pinacoteca de São Paulo, Brasil; MAM São Paulo, Brasil; e Museu de Arte do Rio – MAR, Brasil.
Serviço
Exposição: "Bordas da Tarde", individual de Felipe Cohen
Abertura: 22 de outubro de 2025, das 19h às 22h
Período de Visitação: 23 de outubro a 19 de novembro de 2025
Local: Galeria Silvia Cintra + Box 4
Endereço: Rua das Acácias, 104 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22.451-060
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, apenas sob agendamento prévio.
Contato: galeria@silviacintra.com.br ou (21) 2521-0426
Website: www.silviacintra.com.br