

Exposição individual "AREPO – a Geometria do Silêncio", de Sator
Exposição
- Nome: Exposição individual "AREPO – a Geometria do Silêncio", de Sator
- Abertura: 19 de agosto 2025
- Visitação: até 14 de setembro 2025
Local
- Local: Galeria Kovak & Vieira
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins
Sator abre "AREPO — A Geometria do Silêncio" na Galeria Kovak & Vieira
Criações são marcadas por estética geométrica que mistura tinta à tecidos e à diversidade de madeiras brasileiras
Equilíbrio, matéria e escuta são as palavras que envolvem e definem a mostra "AREPO – a Geometria do Silêncio" de Sator, que abre individual na Galeria Kovak & Vieira em 18 de agosto. Com 12 obras, sendo pinturas sobre linho e seis marchetarias com madeiras brasileiras, o artista ocupa um espaço de silêncio, com precisão e presença, como conta em seu texto curatorial Sven Beeler. "A geometria aqui não representa: ela revela. Cada forma nasce como num jogo de xadrez intuitivo, em que o gesto responde ao anterior, buscando equilíbrio e expansão."
Ao título da mostra "AREPO", se agrega a referência ao Quadrado Sator, símbolo de simetria e mistério. Assim como o universo se expande desde o Big Bang, estas obras expandem a linguagem da forma, da matéria e da atenção. De diferentes regiões do Brasil, as madeiras utilizadas pelo artista na construção de seus trabalhos - freijó, imbuia, cumaru, pau-ferro -, abordam diversidade, território e a história de um país muitas vezes tratado como mero fornecedor de matéria bruta.
"Há ecos do legado concretista brasileiro — Willys de Castro, Judith Lauand, Franz Weissmann — na crença de que a forma carrega pensamento e vibração. Mas aqui, a abstração nasce do silêncio e da escuta, unindo controle e intuição. AREPO propõe uma pausa. Um campo de contemplação geométrica para o corpo e para o pensamento", finaliza Sven Beeler.
Sator - @sator_art
Sascha Beeler (1984), mais conhecido como Sator, é um artista brasileiro nascido e criado em São Paulo. Desde jovem, foi inspirado pela diversidade da cidade, explorando sua criatividade através do desenho. Após se formar em Design Industrial pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, Sascha sentiu-se desiludido com as expectativas sociais e partiu em uma jornada de autodescoberta pelo mundo. Durante suas viagens por mais de 20 países, Sascha desenvolveu uma paixão pela pintura de murais, utilizando paredes como telas para transmitir sua visão artística. Inspirado pela energia cosmopolita de São Paulo, Sascha mergulha na pintura meticulosa e na organização de formas geométricas, refletindo os princípios do movimento Concretista. Sua arte busca explorar a harmonia e as dualidades da existência. Incorporando madeiras nativas das matas brasileiras em suas criações, ele destaca a interconexão entre natureza e expressão artística.
Galeria Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br
A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.
Serviço
Exposição: "AREPO — A Geometria do Silêncio"
Artista: Sator
Local: Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira
R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo
Abertura: 18 de agosto – das 17h às 21h30
Período expositivo: 19 de agosto a 14 de setembro
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 11h30 às 19h e aos sábados das 11h30 às 16h30 | domingos apenas com agendamentos