Exposição individual Antropo Morfias (Ilhas), de Milton Blase
Exposição

Exposição individual Antropo Morfias (Ilhas), de Milton Blase

Exposição

  • Nome: Exposição individual Antropo Morfias (Ilhas), de Milton Blase
  • Abertura: 23 de setembro 2025
  • Visitação: até 27 de setembro 2025
  • Galeria: Casagaleria E Oficina De Arte

Local

  • Local: casagaleria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1216, Pinheiros

Antropo Morfias (Ilhas)


Milton Blaser



A exposição Antropo Morfias (Ilhas), do artista Milton Blaser, apresenta-se como um conjunto híbrido de cinco ilhas e cinco obras fotográficas/pictóricas, estabelecendo um diálogo entre linguagens e suportes. As “ilhas” são constituídas por objetos do cotidiano — ferros de passar, frigideiras, folhas secas, secadores de cabelo, telefones e liquidificadores —, todos recobertos por camadas de tinta spray acrílica e tinta acrílica em cores vibrantes. 


A prática de Blaser, de modo análogo às experimentações e ironias propostas por Marcel Duchamp, tensiona as noções de original e cópia, evidenciando processos, materiais e estratégias que, reiteradamente, desafiam os parâmetros tradicionais da obra de arte. Por meio dessas “diabruras” conceituais e formais, o artista questiona as concepções estabelecidas sobre a arte, a figura do artista e sua relação com o mundo contemporâneo. 


Ao apropriar-se de objetos descartados e ressignificá-los no espaço expositivo, Blaser também provoca o espectador a refletir sobre os impactos do consumo excessivo, do desperdício e da consequente degradação ambiental, marcada pelo agravamento das mudanças climáticas. Assim, Antropo Morfias (Avessos) busca criar — ou reforçar — vínculos entre formas naturais e artificiais. Telefones, liquidificadores e frigideiras, por exemplo, surgem lado a lado com folhas cuja superfície visível é pintada na mesma cor dos objetos, revelando o “avesso” de imagens e formas habitualmente percebidas. 


Nas palavras do artista: “Ao nos depararmos com as ilhas instalativas dispostas no chão, onde as folhas costumam cair, mescladas com objetos descartáveis, o orgânico e o inorgânico se fundem, formando pequenos núcleos escultóricos que suscitam provocações e ironias. A proposta remete às causas do Antropoceno e à importância do espaço que esses objetos ocupam no cotidiano da vida humana.” 


Loly Demercian 

 

Serviço

Antropo Morfias (ilhas), de Milton Blaser


Curadoria e texto crítico: Loly Demercian


Abertura: sexta-feira 22.08.25 18h

Exposição: 23.08 - 27.09


casagaleria

Rua Fradique Coutinho, 1216, Pinheiros, São Paulo - SP


  

  


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044