Exposição individual "A Leveza da Forma", de Margarita Farré
Exposição

Exposição individual "A Leveza da Forma", de Margarita Farré

Exposição

  • Nome: Exposição individual "A Leveza da Forma", de Margarita Farré
  • Abertura: 25 de outubro 2025
  • Visitação: até 29 de novembro 2025

Local

  • Local: Galeria de Arte André
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Estados Unidos, 2.280, Jardim Paulistano – São Paulo, SP

Galeria de Arte André apresenta retrospectiva da artista Margarita Farré


Com cerca de 60 obras, mostra tem curadoria de Octávio Guastini, texto crítico de Mario Gioia e traz esculturas, pinturas e itens de documentação da artista catalã-brasileira

 


A Galeria de Arte André abre, no dia 25 de outubro, sábado, a partir das 11h, a exposição Margarita Farré – A Leveza da Forma, com cerca de 60 obras da artista catalã-brasileira Margarita Farré. Com curadoria de Octávio Guastini e texto crítico de Mario Gioia, a mostra apresenta esculturas, pinturas e itens de documentação como fotografias, catálogos, pôsters, entre outros itens da artista. 


Em seu texto crítico, Mario Gioia afirma que “a lacunar história do tridimensional na arte brasileira pouco a pouco começa a ter capítulos preenchidos, a muito custo. A produção de Margarita Farré ganha novos dados de investigação e leitura e possibilita novas relações, debates e aproximações a partir desta exposição.


Filha de um pistonista do Palácio de Música Catalã de Barcelona, Farré e seus familiares sofreram com os desastres da guerra. Depois de um período em Londres, ela viaja ao Brasil em 1957, radicando-se na cidade de São Paulo. Anos depois, inicia a jornada no tridimensional, ainda em passos tímidos, para, no começo dos anos 1980, estudar na FAAP e no Ateliê Artescultura. Neste, teve decisiva influência dos professores Domenico Calabrone (1928-2000) e Elvio Becheroni (1934-2000) para abraçar a carreira. O bronze a notabilizou, mas sua produção inclui materiais como alumínio, madeira, granito e vidro. Na Galeria André, realizou individuais em 1991, 2004 e 2010.


A leveza da forma na Galeria André

Entre as obras apresentadas nesta exposição, estão a experimental Constelação (1974), em que a artista utiliza uma pedra de considerável proporção para crivar círculos em aço inoxidável. Ou ainda Abstrata 13, feita em mármore e madeira envelhecida, “em que convivem o rígido e o flexível, o geométrico e o orgânico, o permanente e o precário”, como afirma o curador. 


Ele destaca ainda, Figuras no espaço (1991), feita em escalas de menor e maior tamanho, obra que foi ponto central da exposição da artista no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), realizada em 1992. Família e Cinco Figuras (1991), estão entre as obras apresentadas, e ainda, Decisão por Pênalti (1994), em que mostra a reação de jogadores de futebol num banco de reservas, e que é possivelmente inspirada no triunfo brasileiro contra a Itália na Copa do Mundo de 1994. 


Sobre Margarita Farré (1939-2024)

A artista (1939-2024), nasceu em Barcelona, na Espanha e viveu e trabalhou em São Paulo. É formada em desenho e escultura pela FAAP, além de ter estudado na Espanha e em Roma. Recebeu a Grande Medalha de Ouro no Curtis Hixon Convention Center, nos Estados Unidos. Participou do Festival Des Arts, na França, expos na Alemanha e nos Estados Unidos. Tem obras em coleções privadas e em locais como Nicarágua e Washington. 


Sobre a Galeria de Arte André

Com 66 anos de atuação no circuito das artes, a Galeria de Arte André foi fundada em 1959 pelo romeno André Blau. É considerada a maior galeria de arte da América Latina, tendo se tornado uma referência no mercado de arte brasileira. Atualmente dirigida por Juliana Blau, a casa ajudou a forjar o mercado de arte no Brasil e passou por diversos endereços até se consolidar na Rua Estados Unidos, entre a Avenida Rebouças e a Alameda Gabriel Monteiro da Silva.


Conhecida pelo seu acervo de esculturas e obras de artistas como Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi, Carlos Araujo, Carlos Scliar, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Frans Krajcberg, Guignard, Hector Carybé, Manabu Mabe, Orlando Teruz, Roberto Burle Marx, Sonia Ebling e Tomie Ohtake, entre muitos outros, a casa oferece ao público exposições periódicas e projetos educacionais e culturais. 


Oferece um calendário de exposições ao longo do ano, tendo diversos projetos curatoriais com artistas da casa e que fizeram parte da história e de seu acervo. Além disso, tem o projeto Multimuros, com obras de arte públicas pintadas na fachada da galeria, localizada na Avenida Rebouças. 


A galeria também dispõe de uma loja virtual com obras de arte a preços acessíveis no link www.galeriandre.com.br/loja-virtual. Também mantém um blog com notícias e análises do mundo da arte, em www.galeriandre.com.br/blog.


Serviço

Abertura da exposição Margarita Farré – A Leveza da Forma, de Margarita Farré 

Dia 25 de outubro, sábado, das 11h às 15h

Curadoria: Octavio Guastini

Texto crítico: Mario Gioia

Período expositivo: de 25 de outubro a 29 de novembro de 2025


Horário de funcionamento

De segunda a sexta, das 9h às 19h

Sábados das 10h às 14h


Galeria de Arte André

Rua Estados Unidos, 2.280

Jardim Paulistano

01427-002 – São Paulo – SP

(11) 3081-9697 / 3081-3972 / 3063-0427

www.galeriaandre.com.br

 

Assessoria de imprensa Galeria André

Buriti Comunicação

Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 9 8339-4867

Carina Bordalo | caribordalo@gmail.com | 11 9 8211-6595

www.buriticomunicacao.com





Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044