

Exposição individual "a constância da cor", de Leonardo Damonte
Exposição
- Nome: Exposição individual "a constância da cor", de Leonardo Damonte
- Abertura: 08 de fevereiro 2025
- Visitação: até 07 de março 2025
- Galeria: Galeria Aura
Local
- Local: aura
- Evento Online: Não
- Endereço: r. da consolação, 2767 - jardim paulista
aura inaugura "a constância da cor", a primeira individual do argentino leonardo damonte no brasil
o evento de inauguração conta com conversa com o artista e com o curador marcio harum
No dia 08 de fevereiro, a Aura inaugura a exposição "A Constância da Cor" individual do artista Leonardo Damonte (Mercedes/Argentina, 1978), sua primeira mostra individual no Brasil. Acompanhada do texto crítico de Marcio Harum, a mostra exibida no térreo da galeria reúne um conjunto de 8 obras criadas em 2024.
Damonte parte do contexto banal para pesquisar questões formais da arte. Para a criação dos trabalhos apresentados na galeria, ele manipulou objetos cotidianos como vassouras, tábuas de passar roupa, correntes e bóias, combinando-os com luzes fluorescentes, a fim de reconfigurá-los em esculturas unificadas e fixadas na parede.
Nestas séries, Leonardo centrou-se em tonalidades de amarelo, laranja e azul, associadas a uma estrutura simétrica, que provocam um forte impacto visual. O resultado é uma estética tão futurista, quanto nostálgica, por se apoiar num futuro tecnológico sonhado e idealizado décadas atrás, mas que não corresponde exatamente com o que vivemos hoje. Damonte consegue capturar essa dissonância temporal, fazendo-nos refletir sobre como esse passado de ficção ainda influencia o nosso olhar sobre o presente.
Nas palavras de Harum, o artista “desenvolveu um léxico próprio de dispositivos, construções e realidades duchampianas com desenhos geométricos, moldes e aparatos. As qualidades da presença escultórica e lumínica de seus trabalhos sinalizam recorrentes indagações junto à audiência: ‘para que serviria isto, e qual seria tal finalidade?’”
Na ocasião da abertura, Leonardo Damonte e Márcio Harum estarão presentes para uma conversa com o público sobre poética e criação das obras apresentadas.
sobre leonardo damonte:
Leonardo Damonte nasceu em Mercedes, uma cidade na província de Buenos Aires, Argentina, em 1978, e hoje vive e trabalha em San Isidro. Realizou exposições individuais como "The mystery of shape" (Los Angeles, EUA, 2023), "La obsesión de la forma" (2022, Buenos Aires, Argentina), "Workplace" (2016, Buenos Aires, Argentina), "Under Construction" (2007, Barcelona, Espanha). Dentre as coletivas de que participou estão "Extra/orninario" (2023, Mar del Plata, Argentina), "Los Mareados" (2021, Buenos Aires, Argentina), "Primavera cero" (2019, Resistencia, Argentina), "7 Vision Violentades" (2010, Barcelona, Espanha); "Currículum cero" (2005, Buenos Aires, Argentina).
serviço
"a constância da cor", exposição individual de leonardo damonte
abertura: 8 de fevereiro, 11 às 17h
conversa com leonardo damonte e marcio harum: dia 08 de fevereiro, às 11h30.
local: aura | r. da consolação, 2767 - jardim paulista, são paulo - sp
período expositivo: de 08 de fevereiro a 07 de março de 2025
horário de visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h. aos sábados, das 11h às 17h. entrada gratuita