

Exposição "Fronteiras Abertas", individuais simultâneas de Fábio Carvalho, Luiz Badia e Osvaldo Carvalho
Exposição
- Nome: Exposição "Fronteiras Abertas", individuais simultâneas de Fábio Carvalho, Luiz Badia e Osvaldo Carvalho
- Abertura: 03 de agosto 2023
- Visitação: até 16 de setembro 2023
Local
- Local: Centro Cultural Correios
- Evento Online: Não
- Endereço: Visconde de Itaboraí 20 - Centro - Rio de Janeiro
No próximo dia 3/08, 16h, quinta, abre no Centro Cultural Correios a exposição Fronteiras Abertas - três individuais simultâneas de Fábio Carvalho, Luiz Badia e Osvaldo Carvalho, com curadoria de Sonia Salcedo Del Castillo.
Fronteiras Abertas reúne 3 artistas que têm uma grande conexão de estilo e linguagem entre seus trabalhos. O elo de ligação é uma obra figurativa baseada em elementos simbólicos envolvidos numa abstração lírica e estilizada. Uma corrente da arte contemporânea que assimila aspectos da Pop Art e do Surrealismo, ao mesmo tempo flertando com a Urban Art.
São 3 artistas em 3 exposições simultâneas que literalmente abrem suas fronteiras numa simbiose que alarga sua conexão, criando assim um corpo só, falando de meio ambiente e brinquedos da infância, que promovem uma reflexão acerca da existência humana, a partir do confronto entre perene e efêmero.
À maneira lúdica, tal abordagem – expandida em formas, palhetas, faturas, traços, suportes e meios diversos –, é carregada de valores simbólicos e alegóricos, através dos quais somos conduzidos a indagações em torno da urgência de clareza e equidade à melhoria da condição humana.
Dado a harmonia entre as obras, Fronteiras Abertas dispensa um percurso expositivo predeterminado. Contudo, a sala central indica-nos seguir à esquerda ou direita. Assim: começar pelo enfrentamento político contido nas obras de Osvaldo, passar pelo belicismo de gêneros característico da poética de Fábio e experimentarmos o lirismo das paisagens utópicas de Luiz. Desta ou de maneira contrária, uma beleza plástica se revela estratégica. Os trabalhos seduzem o espectador e lançam questionamentos.
Embora cada artista se valha de recursos poéticos distintos, operam retóricas subjetivas de maneira coesa. Em todos eles, formas e imagens pré-existentes são reunidas em miríades de escritas possíveis. Relacionada ao conceito de cultura da imagem e seu poder manipulador da massa social, Fronteiras Abertas é uma exposição que flerta sonho e realidade por meio de montagens, nas quais se aplicam todos os procedimentos alegóricos, implicados no modus operandi da vida nos dias atuais.
Fábio Carvalho realiza em sua produção artística uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas e as representações do universo masculino/feminino. Sua poética artística opera na superposição e no conflito entre signos aceitos por grande parte da sociedade de uma forma dicotômica: O masculino com brinquedos de aventura e guerra, mesclando ao feminino, delicado e sensível, em particular os padrões florais, as borboletas, a louça de porcelana, o bordado, as rendas, entre outras práticas normalmente consideradas femininas - masculino-viril versus feminino-fecundo. Belicismo e delicadeza são por ele permanentemente confrontados em suas obras.
A poética de Luiz Badia é tecida por camadas temporais. Valendo-se de elementos simbólicos e alegóricos realiza uma operação de antagonismos diversos, como o confronto entre figurativo e abstrato, envolvendo o espectador em uma atmosfera lúdica, atemporal, quase surreal. Suas paisagens são difusas, fugidias... construídas, feito invenção iluminista, e findam por reafirmar o sujeito como cultura frente a natureza.
O projeto de Osvaldo Carvalho encampa a ideia de crônica do cotidiano. Como espécie de colagem, apropriação e montagem, seus trabalhos são constituídos de signos, sinais e imagens que se expandem das pinturas às instalações. Os elementos por ele utilizados se desdobram em retóricas acerca da vida no mundo. Gente, lixo, luxo, enfim: tudo é assunto e elemento.
SERVIÇO:
exposição Fronteiras Abertas
Individuais simultâneas de Fábio Carvalho, Luiz Badia e Osvaldo Carvalho
curadoria Sonia Salcedo Del Castillo
Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí 20 - Centro - Rio de Janeiro
Abertura 3/08/2023 quinta 16-20h.
Visitação até 16/09/2023
terça / sábado, 12h às 19h