

Exposição fotográfica "ACERVO MIGRATÓRIO", de Emilia Brandão Carneiro
Exposição
- Nome: Exposição fotográfica "ACERVO MIGRATÓRIO", de Emilia Brandão Carneiro
- Abertura: 22 de março 2025
- Visitação: até 06 de abril 2025
Local
- Local: Galeria Caribé
- Evento Online: Não
- Endereço: R. João Lourenço, 79 - Moema
Exposição fotográfica: ACERVO MIGRATÓRIO
Emilia Brandão Carneiro
Emilia começou a fotografar com 15 anos de idade com uma câmera antiga de seu pai. Em 2008 deixou o Brasil após concluir a faculdade de Cinema na FAAP e atuar como assistente dos renomados fotógrafos Bob Wolfenson e Romulo Fialdini. Mudou-se para Madrid, onde fez um Mestrado em Fotografia. Ao longo de sua carreira, trabalhou como fotógrafa retratista, capturando celebridades para revistas como Vogue, Glamour, ELLE e GQ, tanto no Brasil quanto na França e Espanha.
A plataforma espanhola Domestika a convidou para ministrar um curso sobre seu método único de direção em retratos, compartilhando a experiência ao lado de fotógrafos como Bob Wolfenson e Tuca Reines.
Em 2016, Emilia se mudou para Paris, onde passou a se dedicar completamente ao desenvolvimento de trabalhos autorais, realizando exposições e conquistando espaço em coleções privadas.
Durante a pandemia de 2020, ela realizou seu último trabalho de retratos, fotografando profissionais de saúde em hospitais. Este projeto lhe rendeu o título de embaixadora da Leica e grande repercussão na mídia europeia. Seu trabalho autoral já foi exposto na Alemanha, França, Espanha e Brasil, foi premiado e selecionado por entidades prestigiadas como o British Journal of Photography, Lensculture, PhotoVogue, Festival de Arles e PhotoEspaña.
Recentemente, participou de sua primeira exposição coletiva em São Paulo e, dado o sucesso dessa experiência, decidiu investir no mercado brasileiro com sua estreia em uma exposição individual, mantendo atualmente sua residência em Portugal.
ACERVO MIGRATÓRIO
"Acervo Migratório" é a primeira exposição individual da artista Emilia Brandão Carneiro no Brasil. A mostra reúne uma seleção de séries fotográficas realizadas na França entre 2016 e 2022, trazendo ao Brasil seu acervo, atravessando fronteiras geográficas, culturais e emocionais. Reunindo diversas histórias da jornada da artista.
"Acervo Migratório" é um convite para um mergulho poético de histórias íntimas e sensíveis da artista durante os 17 anos que vive na Europa, como mulher imigrante latino-americana, mãe e artista.
As 7 séries apresentadas:
PAS DES DEUX (2017)
Colaboração com a bailarina Marina Droghetti, esta série reflete sobre troca, apoio e improvisação na cidade de Paris, explorando a conexão entre corpo e espaço urbano.
STUDY OF THE SUN (2016)
Com múltiplas exposições em câmera, em filme de meio formato, essa série captura a luz distante do sol de inverno como símbolo de divindade, renovação e transformação.
PARIS GLACIAL (2017)
Uma nevasca na cidade de Paris se transforma em um espaço de introspecção e silêncio, numa atmosfera de serenidade e isolamento.
PERFORMANCE OF A DREAM (2018)
A conexão entre a bailarina Marina Droghetti e a Floresta de Fontainebleau numa dança de entrega e transcendência com a força mística presente na natureza.
WHEN WINTER MET SPRING (2018)
Explora a transição entre inverno e primavera, simbolizando a impermanência da vida através do contraste entre neve e flores de cerejeiras recém floridas.
SENTIMENTAL JOURNEY (2016-2019)
Com múltiplas exposições em câmera, em filme de meio formato, essa série é uma jornada contemplativa através dos cisnes no rio Sena, representando força, transcendência e a beleza da efemeridade.
BERNI (2020-2022)
Documenta a transição de um cavalo de salto para a aposentadoria, explorando a serenidade e a reconexão com a natureza.
EMILIA BRANDÃO CARNEIRO
(N. 1982, São Paulo)
Desde 2008, reside e trabalha na Europa (França, Espanha e Portugal). Explorando temas de identidade, divindade, psicologia e femenino por meio da introspecção e da autobiografia, o trabalho de Brandão oferece um mergulho profundo nas complexidades da autodescoberta. Conhecida por seus retratos fotográficos distintos e narrativas íntimas, Brandão, há mais de 20 anos, desenvolve histórias autobiográficas que refletem sua própria jornada pessoal. Sua arte, que mistura elementos figurativos e experimentais, explora a interação sutil entre experiências pessoais e universais, guiando o espectador a espaços de cura e promovendo momentos de profunda reflexão e introspecção.
Através de sua lente, Brandão traz à luz o mundo interior, transformando sua evolução pessoal em um espaço compartilhado de contemplação e conexão.
A história pessoal da artista tem um impacto direto no seu trabalho, dado que seu trabalho é auto-biográfico, e utiliza da fotografia para explorar introspectivamente temas da sua jornada pessoal. As séries são normalmente produzidas num ambiente familiar, e se passam em volta da residência da artista, como na Floresta de Fontainebleau na França (Study of the Sun, Performance of a Dream), ou em Paris (Paris Glacial, When Winter Met Spring) onde residia. Sua musa, uma amiga de longa data, a bailarina Marina Droghetti (SP) também está presente nas séries (Pas de Deux e Performance of a Dream), incluso um cavalo da família tem uma série dedicada a ele, Berni.
Serviço
Exposição fotográfica: ACERVO MIGRATÓRIO
22/03/2025 - 06/04/2025
Galeria Caribé, São Paulo
R. João Lourenço, 79 - Moema
Curadoria: Luiza Testa