Exposição "FOOD", individual do renomado fotógrafo britânico Martin Parr
Exposição
- Nome: Exposição "FOOD", individual do renomado fotógrafo britânico Martin Parr
- Abertura: 19 de agosto 2023
- Visitação: até 07 de outubro 2023
Local
- Local: Galeria Lume, espaço expositivo II
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo
Galeria Lume apresenta "FOOD", individual do
renomado fotógrafo britânico Martin Parr.
Em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia e em conjunto com o circuito de arte do Jardim Europa, a Galeria Lume convida o visitante a adentrar o bizarro e icônico universo fotográfico de Martin Parr.
Martin Parr fotografa comida muito antes de ser uma norma socialmente aceita. Hoje, fotos rápidas e Instagramavéis dos ditos, pratos “gourmet”, são uma obrigação, junto aos duvidosos textos de exaltação. Fotografando comidas desde 1994, Parr estudou e compreendeu de forma irônica e sarcástica, os hábitos alimentares ao redor do mundo.
Apresentando uma seleção de fotografias trivialmente excêntricas, a exposição “FOOD”, a ser inaugurada dia 19/08 no espaço expositivo II da Galeria Lume, pontua o olhar do conceituado fotógrafo pelo aspecto social da comida, centro desses registros, que são à primeira vista comuns, mas que dentro do recorte criado pelo artista confrontam o visitante com detalhes que passam muitas vezes despercebidos aos nossos olhos.
A série Real Food, da qual foram selecionadas as obras presentes na mostra, celebra tudo o que é comida através dos olhos de Martin – um caleidoscópio de alimentos do mundo todo, de rosquinhas a pães pegajosos, de chocolates em forma de ratos a tortas e gelatinas com insetos. Apresentando fotografias tiradas ao longo da prolífica carreira do artista até o momento, a série contém o melhor das imagens icônicas Parrianas - uma coleção de fotos de comidas altamente saturadas, em close-up, tiradas pelo artista durante suas viagens pelo mundo.
Comemorando o Dia Internacional da Fotografia, a mostra acontece durante o Arte Circuito Jardim Europa, e conta com uma seleção de objetos utilitários produzidos pela Martin Parr Foundation, fundação que apoia fotógrafos emergentes, e preserva a coleção crescente de obras fotográficas significativas na Grã-Bretanha e Irlanda.
Sobre o artista
Martin Parr
Epsom, 1952. Vive e trabalha em Londres, Reino Unido
Martin Parr é um cronista da nossa geração. À primeira vista, suas fotografias parecem exageradas ou até grotescas. Os temas que escolhe são estranhos, as cores são berrantes e as perspectivas são incomuns. O termo de Martin Parr para o poder esmagador das imagens publicadas é “propaganda”, e ele a contraria com suas próprias armas escolhidas: crítica, sedução e humor.
Incentivado pelo seu avô George Parr, ele mesmo um astuto fotógrafo amador, estudou fotografia na Manchester Polytechnic, de 1970 a 1973. Desde aquela época, desenvolveu uma reputação internacional por suas imagens inovadoras, sua abordagem oblíqua ao documentário social e sua contribuição para a cultura fotográfica no Reino Unido e no exterior.
Em 1994, ele se tornou membro pleno da Magnum Photographic Corporation. Em 2002, a Barbican Art Gallery e o National Media Museum iniciaram uma ampla retrospectiva de sua obra, que excursionou pela Europa durante os próximos 5 anos. Ele foi designado professor de Fotografia em 2004 no campus da University of Wales Newport. Em 2008, Martin Parr foi curador convidado pelo New York Photo Festival e curador do Brighton Photo Biennial, que aconteceu em outubro de 2010. Em 2018 foi selecionado pela Tate Modern para integrar o famoso Artists Room, onde terá sua obra exibida permanentemente. Martin Parr publicou mais de 70 livros da sua própria obra e editou mais de 30 exposições.
Sobre a Galeria Lume
A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.
A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.
A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa.
Serviço
"FOOD"
Texto crítico: Paulo Kassab Jr.
Local: Galeria Lume, espaço expositivo II
Abertura: 19 de agosto, sábado, das 11h às 17h
Período expositivo: 19 de agosto de 2023 a 07 de outubro de 2023
Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Informações para o público: tel.: (55) 11 4883-0351