Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição: "Folclore Urbano”  de Sergio Free
Exposição

Exposição: "Folclore Urbano” de Sergio Free

Exposição

  • Nome: Exposição: "Folclore Urbano” de Sergio Free
  • Abertura: 06 de dezembro 2024
  • Visitação: até 24 de dezembro 2024

Local

  • Local: MITS Galeria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Padre João Manoel 740 - Jardins, São Paulo

Sergio Free abre mostra na MITS Galeria”



Artista urbano de São Paulo que possui estilo único e inconfundível, principalmente por ter como marca registrada em suas criações a figura de um palhaço que ficou famoso na televisão brasileira nos anos 1980 conhecido como Bozo, Sergio Free apresenta “Folclore Urbano”. Para essa exposição, o artista traz 12 telas e uma escultura. Sob curadoria de Luiza Testa, e gratuita, a mostra fica em cartaz na MITS até 24 de dezembro. 


“Folclore Urbano" narra a vida de um personagem que nasce, cresce e envelhece em São Paulo, passando por tudo o que rege a experiência urbana. Como qualquer história, é um registro do tempo: as varandas e portas, antigos espaços de sociabilidade, dão lugar às novas interações digitais. Nos brinquedos, janelas quebradas, balões, placas, desenhos improvisados em muros e calçadas desgastadas está um tipo de afeto silencioso que só a rua compreende”, conta a curadora. 


Contudo, vale ressaltar que entre as obras que compõem essa mostra, além do palhaço, outros elementos se destacam em suas criações: a sombra e o pixo, que apelam ao espectador desvendar tal personagem folclórico, como explica Luiza. “Folclore é o conjunto de crenças, hábitos e tradições de uma comunidade, e tem origem no inglês folklore, que significa o conhecimento de uma população. O palhaço é, sem dúvidas, um personagem que conhece e encarna seu povo. A sombra é uma forma de humanizar o palhaço, que, mesmo fantasiado, vive, ama, sonha; ora a sombra revela seu desejo, ora projeta seu futuro entrelaçado.” 


 

Sergio Free - @sergiofree_

Artista Sérgio Free, das pichações pela Cidade de São Paulo nos anos 90’s às exposições de artes em galerias e museus e cujas obras alcançaram importantes coleções. Desde o ano de 2015 produz obras de arte e é conhecido pelo seu estilo único e inovador, inspirou uma gama de novos artistas e na arte bifurcou a curva evolutiva no cenário da arte urbana quando começou a reproduzir as famosas agendas de pixações de São Paulo em telas e em 3d nos dioramas feitos em materiais de reuso, com o próprio lixo da Cidade, junto com seu personagem inconfundível satirizando os momentos cotidianos. Com a escassez de suas obras no mercado e sempre focado na sua próxima exposição, mantém uma consistente produção singular e inovadora e, sua técnica autodidata, que une o spray do graffiti a tinta acrílica do ateliê, além de produzir seus próprios estênceis de forma simples com desenhos gestuais nas ações dos personagens, utiliza regra de três na referência para cenários da Metrópole e assim em constante evolução.

 

MITS Galeria - @mits.galeria

Criada há cerca de um ano, em 2023, pelos jovens empreendedores Roger Supino e Guilherme Giaffone, é uma galeria de arte na qual exposições, individuais e coletivas, visam reaproximar a arte ao criar maior interação entre artista e público, conectando quem produz com uma nova geração de potenciais colecionadores e apreciadores. Trazer uma visão jovem, ser uma referência para a nova geração e potencializar esse mercado em âmbito nacional, democratizando cada vez a arte, está entre os objetivos da galeria que possui em seu acervo mais de 400 obras de centenas importantes nomes do cenário das artes nacional. Assim, além das exposições de arte contemporânea, a MITS também atua na comercialização de obras no mercado secundário, na criação de projetos para empresas ou de pessoas físicas que almejam ter algum tipo de arte personalizada, na qual atua tanto na intermediação quanto na curadoria e, também, na execução de eventos próprios e parceria com ONGs que promovem projetos sociais.

 


Serviço

Exposição: "Folclore Urbano”

Artistas: Sergio Free

Curadoria: Luiza Testa

Abertura ao público: 5 de dezembro – das 18h às 22h

Período expositivo: 6 a 24 de dezembro 

Local: MITS Galeria

Endereço: R. Padre João Manoel 740 - Jardins, São Paulo

Horário de visitação: segunda a sábado, das 10h às 20h 

Entrada: gratuita


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044