Exposição "Domingo", individual de Leandro Muniz
Exposição

Exposição "Domingo", individual de Leandro Muniz

Exposição

  • Nome: Exposição "Domingo", individual de Leandro Muniz
  • Abertura: 15 de outubro 2022
  • Visitação: até 29 de janeiro 2023

Local

  • Local: Casa de Cultura do Parque
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Casa de Cultura do Parque apresenta Domingo, individual do artista Leandro Muniz

A partir do dia 15 de outubro, Casa de Cultura do Parque apresenta os trabalhos do artista paulistano



Resguardar a importância do contato entre o mundo da arte e a produção, aliando a criação ao processo de desenvolvimento do produto e a adequação do mesmo nas diversas situações socioeconômicas, são aplicadas e subvertidas de diversas maneiras na arquitetura doméstica brasileira.  Revisitando a estética dos quintais, que comumente cumprem a função prática de não apenas serem um espaço de lazer mas, sobretudo, de serviço, a exposição ‘Domingo’, de Leandro Muniz, explora, com uma nova série de pinturas diretamente nas paredes do espaço expositivo e outras  realizadas sobre tecidos de tricoline, um universo lúdico e de descobertas, ao mesmo tempo que nos coloca diante de novas formas de pensar os suportes e as maneiras de produzir arte nos dias de hoje. 


Utilizando o varal como situação fronteiriça entre sua utilidade doméstica e a concepção de uma exposição, surge uma ambiguidade não apenas por se tratar de uma superfície plana, mas porque expõe as duas possibilidades de leitura de um mesmo objeto frente e verso. Além da ambiguidade expográfica, o próprio nome da Casa se incorpora ao trabalho, já que se contrapõe a formalidade de um espaço expositivo.


Aliado a esta ideia há, também, questões envoltas no imaginário coletivo de um domingo. Para alguns, pode ser um período de morosidade, preguiça e, por vezes, de muita atividade doméstica; um misto entre o tédio e a ansiedade que prenuncia a chegada da semana. E, nesse contexto, o ciclo dos dias se refletem nos materiais domésticos utilizados por Muniz e nas elaborações que orbitam o tema, aliado às formas de transitar entre o abstracionismo e o objeto real.


Além da instalação com varais que dá nome à mostra, compõem a individual do artista paulistano um dos trabalhos da série de desenhos-pinturas intitulada Tapetinhos, e Camiseta rosa, da série Cascas — na qual  o artista realiza a colagem de diversos pedaços de papel, formando, assim, uma camiseta, apresentada em um cabide e coberta com uma pintura de um grid preto. —Por fim, sobre a parede  do Projeto 280x1020, o artista desenhou um outro grid por toda a superfície, aludindo a  azulejos. 


Com texto crítico do professor e doutorando pela UFMS Tarcísio Almeida, a Domingo ocupará, a partir do dia 15 de outubro, dois espaços expositivos da Casa, sendo eles o Projeto 280x1020 e NoDeck, ao lado de  Amálgama do tempo, de Flávia Ribeiro, José Spaniol e Tiago Mestre e Hoshigaki, de Mariana Serri.



Sobre Leandro Muniz


Leandro Muniz (São Paulo, 1993) atua como artista e curador. Formado em artes plásticas pela USP, é assistente curatorial no MASP. Foi repórter na revista seLecT entre 2019 e 2021 e fez parte do grupo de estudos Depois do Fim da Arte, coordenado por Dora Longo Bahia. Já expôs em espaços e projetos como o Museu de Arte do Rio, Casa de Cultura do Parque, Galeria Aura, DAP Londrina, Espaço das Artes USP, Sesc, Fábrica Bhering, Casa Alagada, Ateliê397, entre outros. Foi curador das mostras Pulso (Bica plataforma, 2021), Torrente (Galeria Karla Osório, 2020), Esquadros (Partilha, 2020), migalhas (Galeria O Quarto, 2019), Lampejo (Galeria Virgilio, 2019), Disfarce (Oficina Cultural Oswald de Andrade, 2017), entre outras. Seus textos podem ser encontrados em publicações e portais como Arte que acontece, Relieve Contemporáneo, Terremoto e Revista Rosa, além de catálogos e exposições. Ministra regularmente cursos e conferências em espaços como MASP, Pinacoteca, Plataforma Zait e EBAC.



Serviço

Domingo, exposição individual de Leandro Muniz

Realização: Casa de Cultura do Parque

Direção artística: Claudio Cretti

Abertura: 15 de outubro, das 11h às 18h (gratuita e para todo o público)

Período expositivo: 15 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023

Local: Casa de Cultura do Parque - Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 - Alto de Pinheiros

Horário de funcionamento: De quarta a domingo, das 11h às 18h

Entrada gratuita.



Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044