Exposição coletiva "Territórios Diluídos"
Exposição

Exposição coletiva "Territórios Diluídos"

Exposição

  • Nome: Exposição coletiva "Territórios Diluídos"
  • Abertura: 15 de fevereiro 2025
  • Visitação: até 17 de maio 2025

Local

  • Local: Galeria Diáspora
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Av. Rebouças, 2915 - Pinheiros

Galeria Diáspora abre programação de 2025 com exposição coletiva “Territórios Diluídos” em São Paulo

A exposição traz trabalhos inéditos de artistas contemporâneas em múltiplas linguagens, que abordam possibilidades de existência que exploram o hibridismo e a metamorfose.


A Galeria Diáspora tem o prazer de anunciar a abertura da exposição Territórios Diluídos, com curadoria de Ana Carla Soler e Marina Frúgoli. Em cartaz a partir de 15 de fevereiro, a mostra será exibida no segundo andar da galeria e apresentará 29 obras de 9 artistas brasileiras em múltiplas linguagens. Entre as artistas apresentadas estão Alice Yura, Alissa Cica, Bruna Amaro, Claudia Lara, Cristina Suzuki, Efe Godoy, Guilhermina Augusti, Moara Tupinambá e Yoko Nishio.


Territórios Diluídos reúne obras que transcendem as margens que limitam a percepção, apresentando uma polifonia visual que desafia dualismos e fronteiras. A sala da galeria será povoada por seres híbridos, representando fusões entre máquinas, seres humanos, animais, plantas e entidades espirituais, todos coexistindo em um mundo onde as fronteiras se diluem em campos de cor. As curadoras destacam que "nesta contaminação entre identidades, vemos uma possibilidade de existência para além do sistema binário da cultura ocidental".


Entre os destaques da exposição estão as obras de Efe Godoy, que apresenta uma série inédita de desenhos feitos sobre fotografias apropriadas dos anos 1980. A artista Alice Yura, mais conhecida por suas fotoperformances, participa com duas pinturas feitas em 2010 que nunca foram exibidas. Também são novidades as pinturas de Moara Tupinambá e um novo trabalho de Bruna Amaro, que dá continuidade à sua pesquisa sobre a relação entre a mitologia grega e a violência de gênero.


A exposição, em cartaz até 17 de maio de 2025, contará com diversas oficinas, conversas e ativações ao longo de seu período expositivo. Toda a programação pode ser consultada nas redes sociais da Galeria Diáspora. A abertura ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2025, a partir das 11h. A entrada é gratuita, e as obras estarão disponíveis para venda.


Sobre as curadoras


Ana Carla Soler


Ana Carla Soler é curadora e pesquisadora. Graduada em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2024) e em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero (2008), pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing pela Universidade de Barcelona (2010), especialista em Marketing Digital pela ESPM (2012). Tem sua pesquisa direcionada à presença das mulheres no ensino e sistema da arte. Em 2023, foi selecionada para a Residência de Pesquisa do Instituto Inclusartiz. Em 2022, foi premiada no Edital OMA de curadoria, com o projeto de exposição “Houve-me”.


Ministra cursos que investigam as relações entre a Arte e a Comunicação. É co-criadora do projeto digital Elas Estão Aqui (@elasestaoaquinaarte), curadora no Coletivo Artistas Latinas (@artistaslatinas) e integrante do coletivo MOTIM – Mito, rito e cartografias feministas nas artes.


Assinou a curadoria das exposições coletivas Gravadas no Corpo (2024) no Bananal – SP, Abolicionistas Brasileiras (2024) no Museu de Arte do Rio (MAR) – RJ, Zonas Urbanas do Pensamento (2024) no Centro Cultural PGE-RJ, Instabilidade Fundamental (2023) na Galeria OMA – SP, Para Sair de Casa (2022) nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade, entre outras.


Marina Frúgoli


Marina Frúgoli (São Paulo, 1991) é curadora independente formada em arquitetura e urbanismo pela FAU USP, com formação complementar em arquitetura da paisagem na Amsterdam Academy of Architecture. Realiza exposições e pesquisas que transitam entre as temáticas do corpo, cidade, arquitetura e a causa indígena. Foi curadora de exposições em instituições como Centro Universitário Maria Antonia (2024), Casa do Baile – centro de referência em arquitetura, urbanismo e design (2023), Fralin Museum of Art (2021) e Pinacoteca de São Bernardo do Campo (2022), além de galerias de arte e espaços culturais independentes. Organizou e mediou ciclos de debates no Sesc 24 de Maio (2021) e no Centro Cultural Marieta (2020-23). Foi assistente de curadoria no Instituto Moreira Salles (2017, 2018, 2022 e 2024), Itaú Cultural (2018 e 2021), Sesc Santos (2022) e Consolação (2023) e assistente de coordenação da requalificação do Sítio Roberto Burle Marx (2018-21). Organizou o livro Ar livre: paisagem contemporânea em Cidade Tiradentes (WMF, 2024), e teve seus textos publicados nos livros Prédio da Escola do Jockey Club de São Paulo (Bei, 2020) e Pintura Paisagem (WMF, 2022).


Sobre a galeria


A Diáspora é uma galeria de arte contemporânea 100% idealizada, construída e gerida por pessoas racializadas: artistas, equipe e parceiros. A Diáspora nasceu para questionar o mercado artístico tradicional e promover arte que inspira, contar histórias e cria conexões com seus admiradores a partir da riqueza de outras narrativas. 


A Galeria busca aproximar o mercado de arte da realidade social brasileira, fomentando protagonismos e pluralidades raciais no circuito formal das artes. Seja por meio do agenciamento de artistas racializades, seja na organização de atividades culturais, educativas e de formação de público. Visam construir um espaço de referência e convergência para todes que almejam uma sociedade culturalmente plural.


A proposta é conectar entusiastas, pesquisadores e colecionadores em rede, com uma abordagem democrática e acolhedora, potencializando o bem-estar do público nas suas relações com o circuito de arte e favorecendo a transformação social no âmbito coletivo e individual.



Serviço


Exposição: Territórios Diluídos
Curadoria: Ana Carla Soler e Marina Frúgoli
Artistas: Alice Yura, Alissa Cica, Bruna Amaro, Cláudia Lara, Cristina Suzuki, Efe Godoy, Guilhermina Augusti, Moara Tupinambá e Yoko Nishio
Data de Abertura: 15 de fevereiro de 2025
Local: Galeria Diáspora
Endereço: Av. Rebouças, 2915 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05401-350
Entrada: Gratuita
Período da Exposição: Até 17 de maio de 2025
Visitação: de quinta a sexta-feira das 10h às 18h, aos sábados das 10h às 16h.

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044