Exposição coletiva "Queria olhar de outro lugar"
Exposição

Exposição coletiva "Queria olhar de outro lugar"

Exposição

  • Nome: Exposição coletiva "Queria olhar de outro lugar"
  • Abertura: 18 de janeiro 2025
  • Visitação: até 28 de fevereiro 2025

Local

  • Local: Referência Galeria de Arte
  • Evento Online: Não
  • Endereço: 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo - Asa Norte

"Queria olhar de outro lugar"

Mostra de acervo | Curadoria de Emerson Dionisio Oliveira e Pedro Ernesto | Referência Galeria de Arte


No dia 18 de janeiro, das 10h às 15h, a Referência Galeria de Arte inaugura a exposição "Queria olhar de outro lugar", com obras de artistas do seu acervo. A mostra, que ocupará os dois andares da galeria, é fruto da pesquisa dos curadores e celebra o início das comemorações de 30 anos da Referência no mercado de arte brasileiro. 



A mostra, segundo os curadores, é um convite a olhar de outro lugar, a imaginar outras condições humanas e outras possibilidades de futuro, para além de esquemas programados. Os curadores afirmam em seu texto sobre a mostra que as obras reunidas nesta exposição são lembretes desses futuros possíveis, resultado de um sonho que completa 30 anos em 2025. "Referência construída nas últimas três décadas na conjunção entre muito trabalho, farta resiliência, profissionalismo, amizades e boa arte", dizem os curadores que convidados a mergulhar no acervo da galeria trazem para o público obras que se relacionam com o farto histórico de exposições individuais realizadas desde novembro de 1995.

A exposição apresenta apenas uma pequena parcela dessa história. "Referência, como o futuro, é muito maior que os passos possíveis que separam cada obra e a vontade nela depositada. O interesse por deslocar lugares de modo a viabilizar novos olhares já estava presente na própria constituição da galeria", afirmam os curadores.  


No primeiro andar da galeria, a mostra apresenta obras de artistas que tratam da paisagem, de viagens e errâncias que abordam os constantes movimentos, geografias inventadas. "Tratam dos mais diversos tipos de passagens: temporais, entre fronteiras, entre o mundo concreto e o sutil. O "outro lugar que nos olha", escrevem Emerson Dionisio e Pedro Ernesto. No subsolo, "trabalhos de Camila Soato, Raquel Nava, Gu da Cei e Marcelo Camara dão pistas sobre o que desejam para o futuro. O humor dessas obras aparece como estratégia de aproximação a pautas urgentes e fundamentais para esses artistas". São obras que tratam de temas como gênero e sexualidade, a mobilidade urbana, o questionamento de hegemonias e o hedonismo fútil.

 


Rogério Ghomes, Léo Tavares, Josiane Dias, Clarice Gonçalves e Patrícia Bagniewski são artistas que abordam o corpo como protagonista também participam da mostra. "Parecem apresentar modos de lidar com a diferença e a tensão, permanente na experiência humana, a partir de estratégias que envolvem a espera, o desejo, o lúdico, a experiência da alteridade e a lembrança daquilo que em comum nos constitui". Completam a mostra as obras de pinturas de Veridiana Leite, R. Godá, e Galeno, que por meio de um celebram seus desejos. "Nos apresentam espaços pictóricos que nos convidam à imaginação, para além da contemplação, o que é reiterado nos títulos das pinturas de Daniel Perfeito e Veridiana Leite, respectivamente, "What comes next?" e "Ainda havia um pedaço de céu", afirmam os curadores.


Sobre os curadores


Emerson Dionisio Oliveira é historiador da arte. Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campinas–SP, atualmente é professor do Departamento de Artes Visuais na Universidade da UnB e editor da Revista "MODOS - História da arte". É autor dos livros "Museus de Fora" (2011), "Instituições da Arte" (2012); "Histórias da Arte em Exposições" (2016); "Histórias da Arte em Coleções" (2016); "Histórias da Arte em Museus" (2019) e, o mais recente, "Musealização da Arte" (2023).


Pedro Ernesto é professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB). É Doutor (2020) e Mestre (2016) em Artes, com ênfase em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB (PPGAV-UnB). Possui bacharelado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual e Projeto de Produto pela UnB (2011). Atua no ensino e pesquisa em Teoria e História da Arte com ênfase em arte contemporânea, história da arte, curadoria, exposições, a partir de perspectiva interdisciplinar com políticas culturais, sociologia da arte, história da cultura e museologia. Atuou como professor no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Foi curador da exposição "Docente corpo" (2023), realizada em Castro–PR.


Referência 30 anos  


No dia 25 de novembro de 1995, Onice Mares e José Rosildete de Oliveira inauguraram a Referência Galeria de Arte. Em sua primeira mostra, a galeria abriu ao público com uma exposição icônica que trouxe para Brasília uma exposição inédita de Amílcar de Castro. A essa, seguiram-se várias exposições importantes como as individuais de Athos Bulcão, Carlos Vergara, Claudio Tozzi, e de jovens artistas que hoje são destaque na cena das artes. Em 2004, junta-se à sociedade Paulo Moraes de Oliveira, filho do casal, que passa a administrar e tomar parte nas decisões estratégicas da empresa.  Com 30 anos de atuação no mercado de arte, a Referência traz para o ambiente da galeria e para espaços institucionais artistas com trajetórias consolidadas, em meio de carreira e iniciantes, em especial de Brasília e do Centro-Oeste.


A galerista Onice Moraes ressalta a importância de apresentar e dar visibilidade aos artistas visuais e curadores da região central do Brasil e de outras regiões fora dos eixos hegemônicos do sistema da arte brasileiro como forma de oferecer ao artista a oportunidade de ter seus trabalhos adquiridos pelo público e pelas instituições.


"As coleções de arte, sejam de colecionadores iniciados ou de iniciantes, precisam incluir os artistas de sua região e de seu tempo. Arte é investimento, é decoração e, acima de tudo, é um registro da história e da reflexão sobre um momento específico dessa construção histórica", diz Onice Moraes. "Um dos papéis do galerista é orientar a mirada dos colecionadores para esses artistas que produzem em sua vizinhança. Todos podem se beneficiar com a inclusão de artistas da região nas coleções privadas: as coleções ganham importância, ficam mais representativas e diversas", afirma a galerista.


Serviço

"Queria olhar de outro lugar"

Mostra coletiva com obras de | Adriana Rocha, André Santangelo, Camila Soato, Carlos Vergara, Clarice Gonçalves, Claudio Tozzi, Daniel Perfeito, Diô Viana, Francisco Galeno, Gu da Cei, João Angelini, José Roberto Bassul, Josiane Dias, Karina Dias, Léo Tavares, Marcelo Camara, Márcio Borsoi, Patrícia Bagniewski, Rogério Ghomes, R. Godá, Rodrigo Zeferino, Rubem Valentim e Veridiana Leite

Curadoria | Emerson Dionisio Oliveira e Pedro Ernesto

Abertura | 18/01, das 10h às 15h

Visitação | Até 28/02/2025

De segunda a sexta, das 10h às 19h

Sábado, das 10h às 15h

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Endereço | 202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo - Asa Norte – Brasília–DF

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044