

Exposição coletiva “POEMA AO ROSTO”
Exposição
- Nome: Exposição coletiva “POEMA AO ROSTO”
- Abertura: 06 de setembro 2025
- Visitação: até 27 de setembro 2025
Local
- Local: Gruta
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Barra Funda, 450 - São Paulo
Parceria internacional entre brasileira Gruta e argentina Valerie’s Factory rende a mostra coletiva “POEMA AO ROSTO”
Depois de realizar parceria com galerias brasileiras e europeias, é a primeira vez com uma galeria latino-americana
A Gruta, espaço de arte contemporânea, em parceria com a galeria argentina Valerie’s Factory, apresenta a exposição coletiva “POEMA AO ROSTO”, com curadoria de Guilherme Teixeira. A mostra abre no dia 06 de setembro de 2025 (sábado), das 14h às 19h, na Barra Funda, e segue em cartaz até o dia 27 de setembro de 2025.
A exposição reúne obras de quatro artistas sul-americanas, Andy Villela, Iahra, Trinidad Metz Brea e Valentina Quintero, cujas práticas atravessam linguagens visuais e performativas, explorando a relação entre corpo, superfície e presença.
“POEMA AO ROSTO” se debruça sobre essas produções sem temor ou metáforas excessivas, com atenção à matéria que emerge dos rostos, das peles, das máscaras e camadas que compõem o visível e o sensível.
Brasil e Argentina
A parceria entre os dois espaços visa estreitar o intercâmbio artístico entre Brasil e Argentina, criando oportunidades para artistas e curadores de ambos os países e fortalecendo a circulação de pesquisas contemporâneas no eixo sul-americano.
Sobre o projeto
Valerie’s Factory é uma galeria de arte contemporânea localizada em Villa Crespo, Buenos Aires, que se inspira na figura de Valerie Solanas e no icônico estúdio The Factory, de Andy Warhol. O espaço valoriza práticas artísticas que transitam entre linguagens diversas; pintura, escultura, performance, instalação, som e vídeo, e que desafiam os formatos tradicionais das exposições. A galeria possui uma forte inclinação para a contracultura, assim como abordagens queer, trans e afrofuturistas.
Os artistas representados trabalham frequentemente com temáticas relacionadas à identidade, corpo, tecnologia, paisagem urbana, cultura digital e imaginários populares. Trata-se de uma produção artística que flerta com o underground, mas que também mantém diálogo com o circuito institucional e internacional.
Em sua essência, a Valerie’s Factory funciona como um polo de experimentação visual e política, onde a arte contemporânea se apresenta como uma ferramenta de fricção, invenção e afirmação.
Entre os nomes representados estão Trinidad Metz Brea e Valentina Quintero. Em parceria com a Gruta, foi convidado o curador Guilherme Teixeira para desenvolver um projeto que colocasse as duas artistas argentinas em diálogo com artistas brasileiras, sendo elas Iahra e Andy Villela, originando a exposição coletiva intitulada, POEMA AO ROSTO.
Essa é a primeira mostra realizada em parceria com uma galeria latino-americana, a Gruta já recebeu outros projetos desenvolvidos em colaboração com galerias brasileiras, como galeria Cavalo (RJ) e galeria Central (SP) e Portugal, como galeria Kubik (Porto) e o espaço de arte contemporânea Buraco (Lisboa).
Para a Gruta, esse tipo de parceria representa uma oportunidade de fortalecer redes de colaboração entre diferentes agentes do campo da arte contemporânea, ampliando o acesso a novos públicos, pesquisadores e colecionadores. Ao desenvolver projetos em conjunto com outras galerias e espaços de arte, nacionais e internacionais, criamos pontes que ultrapassam fronteiras geográficas, promovendo trocas que enriquecem tanto o programa curatorial quanto a experiência do público.
Essas colaborações trazem benefícios concretos: fomentam a visibilidade dos artistas em diferentes contextos, contribuem para a profissionalização e internacionalização do espaço, ativam novos públicos e consolidam a Gruta como um polo de diálogo e experimentação artística. Além disso, são formas sustentáveis de viabilizar projetos mais ambiciosos, por meio do compartilhamento de expertise, recursos e responsabilidades entre parceiros com afinidades curatoriais.
Serviço
Exposição: POEMA AO ROSTO
Artistas: Andy Villela, Iahra, Trinidad Metz Brea, Valentina Quintero
Curadoria: Guilherme Teixeira
Abertura: sábado, 06 de setembro de 2025, 14h às 19h
Período expositivo: 06 a 27 de setembro de 2025
Visitação: terça a sábado, das 14h às 19h
Local: Gruta
Rua Barra Funda, 450 - São Paulo, SP - 01152-000
Site: www.gruta.cc
Parceria: Valerie’s Factory – Buenos Aires, AR
www.valeriesfactory.com