

Exposição coletiva "Fantasmagoria"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Fantasmagoria"
- Abertura: 23 de agosto 2025
- Visitação: até 04 de outubro 2025
Local
- Local: Casa Zalszupin
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138, Jardim América – São Paulo
Casa Zalszupin realiza exposição coletiva em parceria com a galeria Carlos/Ishikawa, de Londres
Mostra reúne trabalhos de Marlene Almeida, Issy Wood, Korakrit Arunanondchai, Steve Bishop, Josiane M.H. Pozi e Jorge Zalszupin
São Paulo, SP — A partir de 23 de agosto, sábado, a Casa Zalszupin recebe a exposição Fantasmagoria, com curadoria de Vanessa Carlos, fundadora da galeria londrina Carlos/Ishikawa. A mostra, realizada em colaboração com a ETEL e a Almeida & Dale, reúne trabalhos de artistas com reconhecimento internacional, como Korakrit Arunanondchai, Steve Bishop, Josiane M.H. Pozi, Marlene Almeida, Issy Wood e Jorge Zalszupin.
O espaço, ícone da arquitetura modernista brasileira e residência de Jorge Zalszupin por quase seis décadas até seu falecimento em 2020, abriga a exposição. A mostra transforma o espaço em palco e personagem, animado pela memória e assombrado pela ausência.
Por meio da pintura, da escultura e do vídeo, os artistas exploram temas de luto, entropia e a persistência da memória. Suas obras ecoam pelo espaço doméstico, ocupando cômodos uma vez habitados e agora ressignificados, onde a própria arquitetura se torna espectral.
"Aqui, o tempo se forma em diversas camadas, memória e materialidade se entrelaçam, ausência e luto ganham forma, e cada obra evoca a sensação de que algo, ou alguém, permanece logo além do alcance. A mostra é uma meditação sobre o que resta: os fragmentos que preservamos, as estruturas que erguemos e a terra que, pacientemente, reivindica tudo de volta para si", define a curadora Vanessa Carlos.
A Casa Zalszupin é um centro de documentação e um espaço expositivo dedicado ao diálogo entre arquitetura, design e arte. Todas as exposições realizadas ali partem desse entrelaçamento disciplinar. Nesta ocasião, em consonância com o recorte curatorial, a ETEL apresenta peças vintage projetadas pelo próprio Jorge Zalszupin, que em outro tempo pertenceram a esta casa — como as poltronas Ipanema e Dinamarquesa. A presença dessas peças ressalta o papel da memória e da permanência dos objetos nos espaços, evocando tensões entre o cheio e o vazio.
Desde 2021, a residência abre as portas para a criação de um espaço cultural a fim de fomentar a cultura com exposições, palestras, aulas e pesquisas, tal como a proteção do acervo e patrimônio do designer.
Sobre a Casa Zalszupin
A Casa Museu Jorge Zalszupin foi concebida por Lissa Carmona para resguardar e difundir o patrimônio do renomado arquiteto modernista e promover novos diálogos entre a arquitetura e grandes nomes da história do design e da arte brasileiros.
Após o falecimento de Zalszupin em 2020, em conjunto com suas filhas, Veronica e Marina, a residência do arquiteto foi transformada em centro de documentação e palco expositivo para o diálogo entre arquitetura, design e arte.
A residência, projetada pelo arquiteto e construída em 1962, foi lar de sua família por mais de seis décadas. Nascido na Polônia em 1922, Jorge Zalszupin foi um visionário que encontrou no Brasil o cenário propício para desenvolver seu talento e deixar um legado duradouro. Sua jornada, repleta de desafios e conquistas, serve de inspiração para as gerações presentes e futuras de arquitetos e designers. Sob a administração conjunta da ETEL e da Almeida & Dale Galeria de Arte, a Casa Museu já abrigou mais de 13 exposições.
A Casa Zalszupin é um espaço onde passado e presente convergem, onde os ideais e criações de Jorge Zalszupin continuam a ressoar, inspirando e encantando todos aqueles que têm o prazer de visitá-la.
Sobre a ETEL
Com mais de 30 anos de trajetória, a ETEL é uma editora e galeria de design de mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, reconhecida internacionalmente como embaixadora do campo. Com sedes em São Paulo e Milão, além de revendedores em mais de dez países, a marca se destaca por sua metodologia pioneira de reedição, voltada à preservação e valorização do patrimônio do design brasileiro. Todas as reedições são licenciadas pelos detentores dos direitos autorais e produzidas com madeiras certificadas, reafirmando o compromisso da ETEL com a sustentabilidade e a autenticidade. Sua atuação se estende ainda à promoção do conhecimento por meio de publicações, exposições, palestras e debates.
Sobre a Almeida & Dale
Fundada em São Paulo, em 1998, a Almeida & Dale promove o legado de artistas emblemáticos e emergentes, ao impulsionar a produção contemporânea nos cenários nacional e internacional. Com três endereços em São Paulo, a galeria realiza um programa expositivo e editorial de excelência, estabelece parcerias com instituições e coleções de renome e está presente nas principais feiras de arte mundiais, o que a posiciona como uma das mais influentes galerias brasileiras.
Representando mais de 50 artistas e espólios, reúne nomes fundamentais dos modernismos brasileiros, figuras-chave para a formação da arte contemporânea e a sua projeção internacional, além de artistas em plena atuação que continuam a redefinir o horizonte artístico. Em 2025, ao finalizar sua fusão com a prestigiada galeria Millan, estabelecida em 1986, também em São Paulo, a Almeida & Dale abraça um histórico de comprometimento profundo com o experimentalismo artístico, de colaboração estreita com artistas para os posicionar nas principais exposições e instituições do mundo e de impulsionamento internacional de carreiras.
De maneira ativa, a galeria assume o desafio de difundir múltiplas perspectivas e novas aproximações, centrada em ser uma plataforma para os artistas em projetos potentes. Ao unir expertise artística e um olhar estratégico para as dinâmicas globais do setor, a galeria fomenta a expansão e a capilarização da arte latino-americana por meio de uma atuação que segue amplificando e impulsionando o mercado globalmente. A Almeida & Dale é liderada pelos sócios-executivos Antonio Almeida, Carlos Dale, Hena Lee e João Marcelo de Andrade Lima.
Carlos/Ishikawa é uma galeria baseada em Londres no Reino Unido e fundada em 2011 pela brasileira Vanessa Carlos.
Korakrit Arunanondchai (n. 1986, Bangkok, Tailândia) vive e trabalha entre Nova York e Bangkok. Realizou exposições individuais no Museum MACAN, Jacarta; BangkokKunsthalle; Solar dos Abacaxis, Rio de Janeiro; Moderna Museet, Estocolmo; Museu de Serralves, Porto; Secession, Viena; e MoMA PS1, Nova York. Sua obra foi apresentada em diversas bienais, incluindo SITE SANTA FE; Manifesta 15 (2024); Bienal de Gwangju (2021); Bienal de Veneza (2019); e Bienal do Whitney (2019), entre muitas outras.
Josiane M.H. Pozi (n. 1998, Londres, Reino Unido) vive e trabalha em Londres. Nos últimos dois anos, seus trabalhos em vídeo foram incluídos em exposições no Kunstmuseum St. Gallen; Somerset House, Londres; Kunsthaus Glarus; Stadtgalerie Bern; The Shed, Nova York; e Serpentine Gallery, Londres.
Steve Bishop (n. 1983, Toronto, Canadá) vive e trabalha em Londres. Recentemente, realizou importantes exposições individuais na Kunsthalle Osnabrück; Kunstverein Braunschweig; KW Institute for Contemporary Art, Berlim; e Douglas Hyde Gallery, Dublin.
Issy Wood (n. 1993, EUA) vive e trabalha em Londres. Apresentações individuais de destaque de sua obra ocorreram no Ilmin Museum of Art, Seul; Lafayette Anticipations, Paris; Goldsmiths Centre for Contemporary Art (CCA), Londres; Schinkel Pavillon, Berlim; Museu de Arte Contemporânea de Roma; Aspen Art Museum; e Los Angeles County Museum of Art (LACMA), entre outros. Sua obra integra coleções permanentes do National Portrait Gallery, Londres; Whitney Museum of American Art, Nova York; Dallas Museum of Art; Fondation Louis Vuitton, Paris; Hammer Museum, Los Angeles; High Museum of Art, Atlanta (GA); Institute of Contemporary Art (ICA), Boston; Institute of Contemporary Art (ICA), Miami; The Museum of Fine Arts (MFAH), Houston; Tate, Reino Unido; entre outras instituições.
Marlene Almeida (n. 1942, Brasil) vive e trabalha em João Pessoa, Brasil. Sua obra já foi apresentada na Fondation Walter & Nicole Leblanc, Bruxelas; no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), São Paulo; na 36ª Bienal de São Paulo; e no 38º Panorama da Arte Brasileira: Mil Graus, no MAC USP, São Paulo.
SERVIÇO
Fantasmagoria
Curadoria de Vanessa Carlos
De 23 de agosto a 4 de outubro de 2025
Casa Zalszupin
R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138, Jardim América, São Paulo, SP
Visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site www.casazalszupin.com
E-mail: eventos@casazalszupin.com | Telefone: (11) 3064-1266