

Exposição coletiva "Encontrar a solidez"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Encontrar a solidez"
- Abertura: 03 de setembro 2025
- Visitação: até 11 de outubro 2025
Local
- Local: Anita Schwartz Galeria de Arte
- Evento Online: Não
- Endereço: R. José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea – Rio de Janeiro
“Encontrar a solidez” reúne nova geração de artistas na Anita Schwartz
Com curadoria de Bruna Costa, coletiva apresenta 11 artistas que expandem os limites da pintura por meio da materialidade, do gesto e da experimentação
Em paralelo à individual Para seu olhar, de Gabriela Machado, a Anita Schwartz Galeria de Arte inaugura, no dia 3 de setembro de 2025, às 19h, a coletiva Encontrar a solidez, no segundo piso. A mostra reúne trabalhos de 11 artistas convidados — Almeida da Silva, Ana Freitas, Ana Hortides, Bento Ben Leite, Brenda Cantanhede, Hildebranda, Ju Morais, João Rivera, Liane Roditi, Mayara e Murillo Marques — sob a curadoria de Bruna Costa, que propõe uma reflexão sobre a materialidade pictórica na produção contemporânea.
A coletiva no andar superior parte de um eixo: a investigação da solidez, entendida não apenas como peso ou densidade material, mas como presença concreta que ainda guarda resquícios do universo pictórico. Cor, brilho, saturação, transparência, planaridade, textura e gesto são retomados e tensionados pelos jovens artistas, que expandem os limites tradicionais da pintura.
“Os trabalhos se destacam por uma corporalidade inerente às soluções plásticas apresentadas. Existe aqui uma lembrança das qualidades pictóricas — desenho, cor, brilho, textura, transparência, moldura, figuração-abstração e até pincelada. A pintura, porém, é subvertida para suportes e manifestações outras, numa pulsação entre força centrípeta e força centrífuga, tomando de empréstimo o termo do crítico Paulo Sergio Duarte”, escreve Bruna Costa.
A mostra dialoga com debates que atravessam a arte contemporânea há mais de meio século. De acordo com a curadora, “não se trata da revisão dos meios como proposto pela modernidade ocidental, mas de uma tentativa de aproximar a pintura da própria vida, da experiência de mundo, como apontado também pelas vanguardas concretas no Brasil”.
Entre imagem e matéria
As obras revelam um movimento constante entre imagética e materialidade. Enquanto Bento Ben Leite e Murillo Marques exploram superfícies e texturas em diálogo com a cor, Ana Hortides e Brenda Cantanhede tensionam a matéria em chave doméstica e afetiva — do concreto e cerâmica ao tecido e às massas pictóricas. Ju Morais e Hildebranda articulam costuras e bordados que cruzam rusticidade e acabamento refinado. Outras particularidades se encontram nas “pinturas moles” de Mayara e de Almeida da Silva — a primeira em costura sobre tecido de estofaria; o segundo em suporte plástico flexível e purpurina, como se a tinta se desprendesse do chassi e flutuasse. Em ressonância, a flutuação espacial dos móbiles de João Rivera atravessa a sala, em diálogo com a circularidade de Ana Freitas. A única figura humana aparece no vídeo de Liane Roditi, em que a pintura se confunde com dados sociais e simbólicos, em gesto que remete à tradição crítica brasileira.
Encontrar a solidez apresenta, assim, um panorama da pesquisa de uma nova geração de artistas, marcada pelo experimentalismo, pela ludicidade e pela consciência crítica do fazer artístico. “Os artistas estão aqui não apenas tateando o sólido da pintura matérica, mas também o terreno de caminhada, como quem calcula onde firmar o pé enquanto se lança livremente”, conclui Bruna Costa.
Sobre a Anita Schwartz Galeria de Arte
Desde meados dos anos 80, Anita Schwartz participa ativamente na construção e consolidação da carreira de artistas com produções atemporais, apoiando no desenvolvimento profissional e na projeção e reconhecimento de suas poéticas, através de parcerias com galerias, museus e instituições culturais internacionais e da participação nas principais feiras de arte contemporânea.
Em 1998 Anita Schwartz inaugura a galeria de arte contemporânea que levará seu nome. No ano de 2008, é transferida para novo espaço com projeto assinado pelo escritório Cadas Arquitetura, tornando-se a galeria pioneira no Brasil com edifício sede especialmente planejado. Com aproximadamente 700 metros quadrados de área distribuídos em três andares, oferece salão principal de 110 metros quadrados e pé direito de 7,2 m para receber grandes mostras, instalações e projetos especiais. No segundo andar, uma sala de exposições de 60 metros quadrados e terraço com um container destinado a videoinstalações, que comporta até 20 espectadores.
SERVIÇO
“Encontrar a solidez” | Curadoria: Bruna Costa
Abertura: 03 de setembro de 2025, às 19h
Encerramento: 11 de outubro de 2025
Anita Schwartz Galeria de Arte
R. José Roberto Macedo Soares, 30 – Gávea
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 2540-6446 | (21) 99603-0435
Website: www.anitaschwartz.com.br
Instagram: @galeria_anitaschwartz
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 12h às 18h
Mais informações para a imprensa:
Mônica Villela Companhia de Imprensa
(21) 97339-9898 | monica@monicavillela.com.br