Exposição coletiva "CONTEMPORÂNEO"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "CONTEMPORÂNEO"
- Abertura: 01 de novembro 2025
- Visitação: até 18 de janeiro 2026
Local
- Local: CAIXA Cultural São Paulo
- Evento Online: Não
- Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo
Arte Têxtil e moda se entrelaçam em visita guiada na exposição CONTEMPORÂNEO, na CAIXA Cultural São Paulo
Moda, arte e ancestralidade se entrelaçam em visita guiada na CAIXA Cultural São Paulo
No dia 1º de novembro, a CAIXA Cultural São Paulo convida o público para uma experiência singular: uma visita guiada com os artistas Renato Dib e Eva Soban, dois expoentes da arte têxtil contemporânea. A atividade integra a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que reúne 25 obras de artistas do Brasil e do exterior, tendo o feminino como eixo central — com abordagens que transitam entre ancestralidade, resistência e força criadora.
A visita guiada é voltada para amantes da arte, da moda e da cultura, e propõe uma imersão sensível nas narrativas visuais e materiais que conectam o universo têxtil à identidade contemporânea. Ao lado dos artistas, o público será conduzido por histórias que atravessam tecidos, texturas e tramas, revelando como o gesto de costurar pode ser também um ato de reconstrução — do corpo, da memória e do mundo.
"Na arte, assim como na moda, o ato de costurar é também um gesto de reconstrução — de si, do corpo e do mundo", afirma Renato Dib, que destaca a obra Ta Imagine, da artista queniana Naomi Wanjiku, como exemplo dessa potência criativa. Feita em crochê com fio de aço, a peça transcende o suporte artístico e poderia, inclusive, ser exibida nas passarelas da alta moda.
Eva Soban complementa: "O têxtil é um território de experimentação. Ele se abre para o toque, o olhar e a imaginação — como um ateliê vivo", comenta a artista, fazendo a citação da obra Ateliê Vivo, que expressa a arte têxtil coletiva. Essa peça mistura técnicas de tecelagem, renda, crochê, macramê e bordado e foi criada em conjunto por quatro artistas paulistas: Carolina Cherubini, Flavia Lobo, Gabriela Cherubini, Andrea Guerra.
Essa e outras obras podem ser conhecidas na visita guiada gratuita e aberta ao público, com destaque para a presença de estudantes e profissionais das áreas de moda, arte, design e artes visuais.
Serviço
Visita guiada com os artistas Renato Dib e Eva Soban
Data: 1º de novembro de 2025
Horário: 11h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (próxima à estação Sé do Metrô)
Entrada gratuita | Classificação livre
Mais informações: https://contemporaneotextil.com.br
Exposição CONTEMPORÂNEO – Arte Têxtil Internacional
Em cartaz até 18 de janeiro de 2026, de terça a domingo, das 8h às 19h
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal