Exposição coletiva "Como construir uma paisagem"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Como construir uma paisagem"
- Abertura: 27 de novembro 2024
- Visitação: até 30 de novembro 2024
Local
- Local: CasaBASA.temp
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Atílio Inocente, 681
Exposição pop-up disseca os elementos que compõem uma paisagem
"Como construir uma paisagem" reúne mais de 20 artistas com a curadoria de Vitor Mazon
Em 27 de novembro, abre a exposição "Como construir uma paisagem" que reúne mais de 20 artistas para entender os limites entre a paisagem e os elementos que a constituem. Idealizada pelo artista e curador Vitor Mazon, a exposição, que irá durar quatro dias, acontece em um sobrado em processo de reforma na Vila Olímpia, São Paulo.
"A ideia de fazer a exposição em um espaço em obras é de tirar a arte do cubo branco das galerias e colocá-la em um local que complemente a proposta de lidar com a paisagem como um objeto fluido, que é moldado a partir das interações das suas partes, explicou o Vitor. "Como construir uma paisagem" reúne trabalhos que misturam pinturas, cerâmicas, esculturas, entre outros processos e técnicas.
Partindo da indagação, se a paisagem é composta por uma teia complexa de relações entre seus elementos seria possível compreendê-la a partir destes componentes isolados? O curador selecionou trabalhos que revelam fragmentos de paisagens que podem ser conectados de diversas formas. Nessa proposta o visitante tem um papel ativo na exposição de conectar as possibilidades entre os trabalhos e costurar o que seria essa paisagem fragmentada.
"Quando olhamos para uma paisagem ela não se revela como um todo estático; ela é um entrelaçamento de experiências, percepções e narrativas", escreve o curador no texto de apresentação da exposição. "Assim, ao observá-la, somos convidados a reconhecer que a relação entre seus elementos — vegetais, minerais, animais, humanos e artificiais — não é algo fixo ou imutável, mas um fluxo, sujeito a novas interpretações e reconstruções."
A abertura acontece dia 27 de novembro, quarta-feira, das 18h às 21h na Rua Atílio Inocente, 681, Vila Olímpia, com a presença dos artistas e do curador. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de novembro.
Serviço
Título: "Como construir uma paisagem"
Artistas: Andre Bonani, Azeite De Leos, Ceu Isatto, Deco Adjiman, Fernanda Corsini, Guilherme Gafi, Igor Morales, João Paulo Paixão, Lucas Quintas, Lucas Rampazzo, Paulo Agi, Pedro Gutierres, Malu Tigre, Marina Ayra, Mayara Solera, Nathalie Ventura, Paloma Mecozzi, Patricia Furlong, Rodrigo Ferrarezi, Sher Santos e Thia Sguoti.
Curadoria: Vitor Mazon - @vitormazon
Rua Atílio Inocente, 681
Abertura: 27 de novembro - das 18h as 21h
Visitação: 28 - 30 de novembro - das 13h - 18h
Encerramento: 30 de novembro - das 13h - 18h
Sobre o curador
Vitor Mazon é um artista visual que vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Sua pesquisa parte de uma relação trans-geracional com a madeira, que começou com seu avô, passando por seu pai, até chegar nele. A partir deste eixo familiar, Vitor acrescenta elementos de sua trajetória e interesse pessoais, como a fotografia, a paisagem, a gravura, e os coloca em choque com os processos e resíduos da usinagem e manufatura da madeira. Em 2022, fez sua primeira exposição individual, Sarrafo, na Galeria Zipper, com curadoria de Eder Chiodetto. Foi vencedor do voto popular no Prêmio Garimpo da Revista DasArtes, 2023, mesmo ano em que participou da 2 edição da Residência Usina Luis Maluf. Seus trabalhos estiveram presentes nas exposições INTRANET, ASABASA, Curitiba (2024), Confluências, CasaGaleria (2024), Instabilidade Fundamental, Galeria Oma (2023), Poéticas Possíveis, Paralela Eixo (2021), Voices of Earth, Art from the Heart (2021), Mostra Museu, Arte na Quarentena (2021). Seus trabalhos foram selecionados nos salões de Vinhedo (2023) e Ilhabela (2023), além dos festivais Maré Foto Festival (2021) e Festival de Fotografia de Paranapiacaba (2020). Desde 2023 integra a rede internacional de pesquisa e articulação em arte contemporânea BASA.