

Exposição coletiva “Antes do Brasil, o Nordeste”
Exposição
- Nome: Exposição coletiva “Antes do Brasil, o Nordeste”
- Abertura: 03 de junho 2025
- Visitação: até 26 de julho 2025
Local
- Local: Arrecife Galeria
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua do Rosário, 61, Centro
Arrecife Galeria celebra 1 ano de atuação no dia 31 de maio com a exposição “Antes do Brasil, o Nordeste – Não se trata de voltar às origens. Mas de reconhecer que elas nunca saíram de cena”, com texto-manifesto de Rener Oliveira e curadoria de Bruno Alheiros.
Mais de 30 artistas do Nordeste integram mostra que propõe uma reconfiguração de olhares sobre o centro e as bordas do circuito de arte.
No próximo sábado, 31 de maio, a partir das 16h, a Arrecife Galeria comemora seu primeiro ano de existência com a abertura da exposição “Antes do Brasil, o Nordeste” — um projeto coletivo que reúne obras em pequenos formatos de mais de 30 artistas de diferentes estados do Nordeste, destacando a potência criativa da região. A mostra propõe um traçado de pertencimento que desloca o eixo tradicional de visibilidade no campo da arte e convida a repensar o lugar de origem como centro pulsante.
Com curadoria de Bruno Alheiros, artista e fundador da galeria, e manifesto escrito pelo jornalista Rener Oliveira, a exposição reafirma o compromisso da Arrecife com a valorização de artistas emergentes e a construção de narrativas descentralizadas. Parte das obras apresentadas integra também a coleção pessoal do próprio galerista, reunindo afetos, trajetórias e encontros construídos ao longo de mais de uma década de atuação no circuito.
Participam da exposição
amorí, aoruaura, Bella Galvão, Charles Lessa, Christina Machado, Clara Moreira, Coletivo Encruzilhada, David Alfonso, Débora Vicente, Diogum, Eduardo Gaudêncio, Fefa Lins, Fernando Portela, Geoneide Brandão, Getúlio Maurício, Gi Monteiro, Heitor Dutra, Joana Liberal, Jorge Souza, Kilian Glasner, Laura Pascoal, Letícia Façanha, Manoel Moreira, Marcela Dias, Mayara Ferrão, Paulo Bruscky, Pedro Delgado, Pilar Rodriguez, Plantomorpho, Rayana Rayo, Ramonn Vieitez, Sergio Gurgel, Sofia L’amour, Thadeu Dias, Vitor Genuíno.
Mais do que uma celebração, a exposição marca um posicionamento político e poético. É um gesto de permanência em meio ao deslocamento, um convite a ouvir vozes que sempre estiveram presentes — ainda que tantas vezes silenciadas. A mostra poderá ser visitada até o dia 26 de julho na sede da Arrecife Galeria, localizada no centro do Rio de Janeiro, e integra o programa do Reviver Cultural, iniciativa da Prefeitura do Rio.
Sobre Rener Oliveira
Rener Oliveira é jornalista e especialista em Comunicação, Marcas e Consumo. Tem a moda como antiga aliada, afinal, cresceu dentro de uma multimarca no interior do Rio Grande do Norte e foi no varejo físico que começou os primeiros contatos com a indústria da comunicação. Com 15 anos, em 2012, mudou-se para a capital, Natal, para concluir os estudos do ensino médio. Desde então começou a se aprofundar ainda mais nos estudos de moda com as novas possibilidades que a cidade oferecia e seguiu trabalhando na área até hoje.
Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Potiguar em 2019 e, em 2020, pós-graduou em Comunicação Marcas e Consumo. No mesmo ano teve como foco o seu conteúdo autoral e foi ganhando repercussão nacional.
Em setembro de 2021 começou a trabalhar ao lado da jornalista Daniela Falcão, exeditora da Vogue Brasil e CEO do Grupo Globo Condé Nast, na plataforma NORDESTESSE, curadoria que fomenta o que há de melhor em criatividade na região Nordeste com foco nos saberes manuais e ancestrais.
Em janeiro de 2022, Rener Oliveira foi eleito um dos 10 Criadores de Conteúdo para ficar de olho na lista da revista Glamour Brasil.
Sobre a Arrecife Galeria
Fundada pelo artista visual pernambucano Bruno Alheiros, a Arrecife Galeria nasce com a missão de promover a educação, a cultura e a arte na região. Mais do que um espaço expositivo, a galeria pretende ser um ponto de encontro para a criação de redes e o desenvolvimento profissional de artistas independentes, especialmente do Nordeste, que ainda não fazem parte do circuito tradicional de arte do eixo Rio-São Paulo.
Em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro, a Arrecife Galeria integra o Reviver Cultural, projeto de revitalização do centro da cidade. Com um espaço de 71m², o projeto arquitetônico da galeria foi idealizado por Paula Quintas, da APÓS Arquitetura, e está localizado a poucos metros de importantes instituições culturais, como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França-Brasil e o Paço Imperial.
Sobre Bruno Alheiros
Bruno Alheiros (Recife, 1992) é artista visual, curador e gestor cultural, atualmente radicado no Rio de Janeiro. Sua formação inclui o bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Aeso-Barros Melo (Olinda/PE) e estudos em desenho, pintura, cor e design na The Art Students League of New York (EUA).
Com 15 anos de atuação no mercado de arte, desenvolveu uma trajetória que transita entre a prática artística, a curadoria e a gestão cultural. Foi arte-educador na Galeria Janete Costa e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), além de atuar na área comercial da Galeria Amparo 60, consolidando experiência na mediação e circulação de obras e artistas.
Sua produção abrange pintura, desenho, fotografia e performance, com forte presença da colagem e investigações sobre identidade queer, sexualidade, corpo e desejo. Em 2024, fundou a Arrecife Galeria, no centro do Rio de Janeiro, com um programa dedicado à inserção de artistas do Nordeste no circuito das artes do Sudeste, promovendo a descentralização da cena artística nacional. Com essa iniciativa, reafirma seu papel como agente transformador na arte contemporânea brasileira, atuando para fortalecer a presença de artistas nordestinos em contextos institucionais e comerciais estratégicos.
Serviço
Abertura: sábado, 31 de maio, das 16h às 21h
Local: Arrecife Galeria — Rua do Rosário, 61, Centro, Rio de Janeiro
Apoio: Reviver Cultural – Prefeitura do Rio de Janeiro | Cave Galeria
Período da exposição: 3 de junho a 26 de julho
Horário de Funcionamento: Terças às sextas, das 13h às 19h