Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Cadernos de Artista"
Exposição

Exposição "Cadernos de Artista"

Exposição

  • Nome: Exposição "Cadernos de Artista"
  • Abertura: 30 de setembro 2023
  • Visitação: até 26 de novembro 2023
  • Galeria: Lona Galeria

Local

  • Local: Lona Galeria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 990 - Barra Funda

Exposição "Cadernos de Artista" propõe imersão nas obras de 17 artistas


A mostra acontece na Lona Galeria, entre os dias 30 de setembro e 04 de novembro, cujo ambiente interno se transforma em um grande ateliê, com a licença poética, e tornando possível o contato íntimo e sensorial do público com os trabalhos apresentados


 

É notória a relação da Barra Funda com as artes visuais. Um dos grandes atrativos do bairro, aliás, é visitar os ateliês que integram o Circuito Barra Funda. Obras de 17 artistas integram a exposição coletiva "Cadernos de Artista", que conta com curadoria de Eder Ribeiro e aporta na Lona Galeria, entre os dias 30 de setembro e 04 de novembro.


O caderno de um artista é o seu diário, o lugar onde anota as suas ideias, cola imagens de referências, faz rascunhos, escreve algo que está sentindo, demonstrando suas alegrias e angústias através de textos e imagens. Com o intuito de explorar outros suportes para a expressão artística, surge o projeto "Cadernos de Artista", idealizado por Duilio Ferronato, responsável pela Lona Galeria.


"Os cadernos de artista são obras autônomas, mas conectadas com as pesquisas visuais de seus autores. São testemunhos de um momento específico dessa produção e por conseguinte da história da arte de uma maneira mais ampla. Além das obras realizadas especialmente para este projeto, foram reunidos outros cadernos desenvolvidos ao longo da trajetória dos artistas.", afirma Eder Ribeiro, curador da exposição.


Desta vez, o acervo exposto expande seu recorte temporal, contemplando artistas de diferentes gerações. Cadernos de artistas, como Béa Meira, Charles Cunha, Christina Elias, Gustavo Aragoni, Irene Guerriero, Leo Lin, Luiza Kons, Liliana Alves, Luciana Monteiro, Ludgero Almeida, Márcia Gadioli, Oswaldo Ruivo, Pedro Pezte, Rodrigo Seles, R. Trompaz, Sueli Espicalquis e Ulysses Boscolo estarão presentes nesta exposição.


 

Serviços:


Local: Lona Galeria

Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 990 - Barra Funda - SP

Exposição: quarta a sábado, das 13h às 17h

Abertura: 30 de setembro


LONA GALERIA - A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019, em um projeto participativo entre o arquiteto Duílio Ferronato e os artistas colaboradores, com foco na produção de arte contemporânea de talentos em processo. Vem arquitetando conexões entre curadores, colecionadores e instituições para sedimentar a carreira de seus artistas parceiros.  Em conjunto com vizinhos e amigos, a Lona Galeria tem trabalhado no Circuito Barra Funda, que incentiva o passeio e visita ao bairro para fomentar uma relação duradoura entre o mercado de arte e o bairro.


 Texto Crítico: Cadernos de artista_ LONA galeria


O projeto cadernos de artista da LONA Galeria surgiu da necessidade de explorar outros suportes para a expressão artística. Eles se inserem em uma longa tradição que vem desde a Renascença. Todo caderno é um aparato cultural por excelência, que veicula conhecimentos, histórias e linguagens, com inequívoco caráter pedagógico. No caso dos cadernos de artista eles podem assumir distintas finalidades: suporte para teste de materiais e técnicas, bloco de notas, diário visual, ou uma mistura de todas elas. Eles são assim veículos de experimentação e memória da trajetória do artista. Os dezessete artistas reunidos nesta exposição puderam, por meio de diversos tipos de cadernos, explorar ideias, conceitos e materiais. As técnicas utilizadas foram as mais distintas, indo do desenho às colagens, passando pela gravura e pintura.


Embora os cadernos de artista possam assumir diferentes formas, existem alguns elementos que são comuns a todos eles. Eles se relacionam de maneira evidente ao ato de leitura, sendo assim uma experiência física e sensorial que, embora tenha implicações culturais coletivas, é essencialmente individual e íntima. Os cadernos, assim como os livros, por serem organizados através de uma sucessão de páginas, estruturam inevitavelmente uma sequência de leitura, neste caso basicamente visual. A ação do leitor/espectador de folheá-las o torna ativo e co-partícipe dessa narrativa visual, ele define o ritmo e duração de interação com a obra. 


Os cadernos de artista são obras autônomas, mas conectadas com as pesquisas visuais de seus autores. São testemunhos de um momento específico dessa produção e por conseguinte da história da arte de uma maneira mais ampla. Além das obras realizadas especialmente para este projeto, foram reunidos outros cadernos desenvolvidos ao longo da trajetória dos artistas. Eles, de maneira mais livre quanto ao formato e materialidade, ajudam a compreender o universo visual de cada um deles, ao mesmo tempo que demonstram as inúmeras possibilidades desse suporte. Suas páginas em branco tudo pode receber.


Eder Ribeiro, agosto, 2023




Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044