Exposição "Arquitetura do Ser" de Állisson Opitz
Exposição
- Nome: Exposição "Arquitetura do Ser" de Állisson Opitz
- Abertura: 29 de fevereiro 2024
- Visitação: até 06 de abril 2024
Local
- Local: Galeria Dezoito
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP
A Galeria Dezoito apresenta “arquitetura do ser”, exposição individual da artista Állisson Opitz
A mostra, que inaugura dia 28 de fevereiro de 2024, apresenta mais de 30 obras, entre elas, esculturas, pinturas e “esculturas de parede”, referência ao termo usado pela própria artista para apresentar algumas de suas obras.
O trabalho da artista é composto principalmente pela utilização de uma variedade de materiais para dar sentido a como nós somos “construídos”, como camadas de uma construção, em um paralelo com a arquitetura, sua profissão de formação.
A utilização da cerâmica sugere o sentimento de assentar-se. Já os bordados, remetem às memórias afetivas, ligadas às mulheres da sua família. A união do papelão com o dourado, trazem à ela a ressignificação e a necessidade de se moldar aos fatores externos que não se pode controlar.
Ao unir todos esses materiais, cada um com seu significado, a artista discute o que impacta em nossa vida e em nosso próprio entendimento do ser, em como nos tornamos o que somos hoje, pois esse movimento é contínuo e sempre em transformação.
As técnicas utilizadas também ganham outros sentidos e tornam-se formas de representar camadas dessa construção, desde o fazer manual do bordado à forma como suas obras em acrílica são pintadas, como por exemplo a tinta que escorre como aquarela, uma alegoria ao autocontrole.
Állisson em sua pesquisa artística atual propõe com a junção desses elementos, materiais e técnicas, criar uma representação de sensações, experiências da sua vida, e a si mesma, buscando uma compreensão do “ser”.
“A arte em que trabalho há anos é a arquitetura... do ser, do meu ser, de um ser. De quem sou. E, observando as relações entre as pessoas, penso sempre em como uma afeta a outra. Mesmo achando que vivemos sozinhos, invadimos e alteramos o espaço do outro, como se cada parte de nós fosse um ambiente de uma casa, que se modifica a cada pessoa que por ela passa.” Àllisson Opitz.
Na mostra, o espectador poderá conhecer o trabalho da artista através das diversas séries apresentadas, todas dentro da pesquisa da arquitetura do ser. Estes elementos de construção vão desde o vazio existencial de cada um de nós (série Vazio), até o ato de se revestir com as expectativas e vivências de outros para nos adequar (série Re Vestir).
O nome da exposição nasce da relação entre a formação em arquitetura da artista, e a sua pesquisa sobre os elementos estruturais da psique.
Sobre a artista
Állisson Opitz, natural de São Paulo, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC de Campinas.
Com extensa atuação na sua área de formação, buscou desenvolver ao longo dos anos um profundo conhecimento em técnicas de trabalhos artesanais como mosaico, marchetaria, costura e modelagem através de cursos e workshops sobre os temas.
De 2003 a 2011, desenvolveu peças em cerâmica no Ateliê Ana Bia Borelli. Em 2010, teve seu primeiro contato com a encadernação artesanal no Ateliê Portfólio onde por consequência, conheceu o design de superfície, migrando seus desenhos para tecidos, porcelanas e outros materiais.
Seus últimos cursos incluem Imersão Criativa com a artista e designer Fabiana Queiroga, cursos de Escultura em Argila com o escultor Israel Kislansky, Acompanhamentos Propositivos com Anelise Valls, Mulheres Artistas e Feminismos com Talita Trizoli no Instituto Tomie Ohtake, Técnicas tridimensionais: imersão em esculturas lúdicas com Sara Rosemberg no MCB e Arte Contemporânea e o Gesto com Anelise Valls.
Sua experiência ainda inclui montagens de trabalhos em Bienais de Arquitetura, exposições de arte em parques da cidade e na exposição Die Tropen em Berlin.
Sobre a Galeria Dezoito
A Galeria Dezoito nasceu com propósito de compartilhar arte através de um vívido espaço de convivência, que encanta as pessoas e as levam a fazer parte dessa jornada.
O charmoso espaço em total sintonia com o bairro, fica na Vila Madalena em São Paulo, e suas paredes cinzas e amplas janelas quebram a imagem tradicional do cubo branco da maioria das galerias.
A curadoria com foco em diferentes vertentes de arte provoca no espectador a possibilidade de ter contato com uma visão ampla do meio e revela sentimentos plurais.
Com artistas renomados e em ascensão estimulam no público a ideia de que a arte é uma forma de expressão com troca de experiências.
SERVIÇO
Local: Rua Simpatia 23, Vila Madalena – São Paulo/SP
Vernissage: 28/02/2024, 19h00 – 22h00
Período: 29/02 a 06/04 de 2024
Visitação: Terça a Sábado | 11h às 20h.
ENTRADA GRATUITA
IMAGENS
Fossilizado 1
Állison Opitz
Contentamento 4