

Exposição "Aqui Jaz", individual de Priscila Rezende
Exposição
- Nome: Exposição "Aqui Jaz", individual de Priscila Rezende
- Abertura: 20 de julho 2023
- Visitação: até 03 de setembro 2023
Local
- Local: BDMG Cultural
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes
BDMG Cultural recebe exposição de Priscila Rezende
"Aqui Jaz" é a terceira exposição do Ciclo de Mostras 2023 e aborda a violência contra a mulher. Abertura ocorre dia 20 de julho, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural
De 20 de julho a 03 de setembro, o BDMG Cultural apresenta a exposição "Aqui Jaz", da artista visual Priscila Rezende, como parte da programação do Ciclo de Mostras 2023. A mostra fica em cartaz, diariamente, na Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600), com entrada gratuita. Assista ao teaser com depoimento da artista aqui.
A exposição "Aqui Jaz" é composta por seis trabalhos de diferentes suportes – fotografia, performance e videoperformance - que abordam a questão de gênero, em especial a violência contra a mulher e o feminicídio. Os trabalhos são parcialmente autobiográficos ao fundirem as experiências da artista à de inúmeras outras mulheres, tensionando conflitos sociais, o medo e o silenciamento.
Diversos registros da exposição, sobretudo os de autoria da artista, foram realizados durante o isolamento social e resgatam suas próprias vivências para refletir a violência doméstica, que se torna o mais perigoso e assustador para muitas mulheres. "Isto não é uma exposição de arte. Não estou parafraseando Magritte. É porque, realmente, isto não se trata somente de arte. Isto é um sepultamento — ou um funeral, talvez? Isto é uma exposição-funeral-celebração. É para mim e espero que possa ser também para todas as mulheres que por aqui passarão", relata Priscila Rezende na carta que estará presente na mostra.
Em texto crítico, a pesquisadora, performer e dramaturga Nina Caetano avalia que a mostra é um ritual de celebração e renascimento. "Aqui Jaz produz experiência catártica e busca a escuta de dores compartilhadas. Isso porque Priscila não está só: a ferida aberta, suturada em cada imagem e frase que compõe a exposição, transpassa outras existências, uma vez que, na encruzilhada identitária que forja sua força, temos os maiores índices de violência. Mulheres negras são maioria em taxas de trabalho infantil, subemprego e encarceramento; são a maioria das vítimas nos casos de agressão sexual, violência doméstica e feminicídios. A exposição é sobre violência. Mas é também sobre romper silêncios", completa.
"Aqui Jaz" foi selecionada no edital de concorrência pública de artes visuais do BDMG Cultural, realizado entre novembro e dezembro de 2022, por uma comissão independente. A mostra de Priscila Rezende é a terceira do Ciclo de Mostras 2023 que, até o fim do ano, vai apresentar mostra do artista de Iago Gouvêa. Nesta edição do edital, a Galeria de Arte BDMG Cultural recebeu as exposições "Impregnação", de Vânia Barbosa, "Warmi Wasi: lutas coletivas e subjetivas", de Yanaki Herrera, e, agora, "Aqui Jaz", de Priscila Rezende. Todas as mostras ganharão catálogo e, no final do ano, estarão disponíveis em plataforma virtual exclusiva.
Sobre a artista
Natural de Belo Horizonte, onde vive e trabalha, Priscila Rezende é artista visual graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG. Desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens, tendo a performance como produção expressiva em sua trajetória. De maneira catártica, se apropria da raiva e da violência como instrumentos para confrontar o racismo, a misoginia e o machismo. A visceralidade é um traço marcante e recorrente em sua obra, que busca golpear o público com um enunciado direto e claro. Atualmente integra a exposição Um defeito de cor, no Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro); expôs no Centro Cultural São Paulo (São Paulo); 11º Salão de Artes Victor Meirelles (Florianópolis); Bienal Mercosul (Porto Alegre); Corpus Urbis (Oiapoque); Histórias Afro-Atlânticas (São Paulo); SAVVY Contemporary (Berlim); Saldo de Performance (Belo Horizonte). Atuou também no Territori Performance Art Festival (Ibiza); Postcolonial Poly Perspectives (Berlim); Malta Festival (Poznan); What is Left Unseen (Utrecht); Festival Internacional de Teatro y Artes de Calle (Valladolid). Foi artista residente na Central Saint Martins (Londres) e Art Omi (Nova Iorque); indicada ao Prêmio Pipa 2021.
Funcionamento da Galeria de Arte
A Galeria de Arte BDMG Cultural funciona diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço tem funcionamento das 10h às 21h. A entrada é gratuita.
Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.
Serviço
Mostra "Aqui Jaz", de Priscila Rezende
Período: 20 de julho a 03 de setembro
Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 - Lourdes)
Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h.
Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita