Exposição "Além do Moderno"
Exposição
- Nome: Exposição "Além do Moderno"
- Abertura: 11 de novembro 2024
- Visitação: até 22 de fevereiro 2025
Local
- Local: Casa Zalszupin
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138 Jardim América, São Paulo
Casa Zalszupin recebe a exposição "Além do Moderno" em homenagem ao design nacional
Mostra reúne peças de arte e objetos mobiliários que dialogam entre si e com o espaço expositivo
Encerrando a programação de exposições de 2024, a Casa Zalszupin abre suas portas para a exposição "Além do Moderno", em exibição de 11 de novembro a 22 de fevereiro de 2025. O espaço é um projeto idealizado por Lissa Carmona juntamente com as filhas de Jorge Zalszupin, Verônica e Marina Zalszupin, e administrado pela ETEL e pela Almeida & Dale Galeria de Arte, com o objetivo preservar e difundir o legado do grande designer e arquiteto, além de promover exposições e diálogos que permeiam os campos da arquitetura, design e arte.
Com curadoria do jornalista Antonio Gonçalves Filho, "Além do Moderno" apresenta um diálogo entre o mobiliário de mestres do modernismo e pinturas de expoentes da arte brasileira, em uma reflexão sobre o conceito de "tempo tríbio", definido pelo escritor Gilberto Freyre como uma interação de passado, presente e futuro, em particular a reverberação do passado no presente e uma premonição do futuro no presente.
A Casa Zalszupin, com o programa de exposições iniciado em 2021, dá continuidade ao objetivo de expandir o escopo de suas incursões nos modernismos brasileiros e suas constelações culturais de matrizes não europeias.
Inspirada pelo livro Além do Apenas Moderno de Gilberto Freyre, a exposição reúne obras de artistas históricos e contemporâneos que exploram as reverberações do construtivismo e do neoconcretismo no Brasil. Entre os artistas representados estão Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Milton Dacosta, além dos contemporâneos Cássio Michalany, Eduardo Sued, Paulo Pasta e Rodrigo de Castro.
Em sinergia, a proposta da curadoria de design traz designers e arquitetos pioneiros do modernismo no Brasil. As peças selecionadas apresentam linhas simples, cores primárias ou a madeira pura, conversando diretamente com as obras de arte selecionadas pelo curador. Do ucraniano Warchavchik, considerado o introdutor dessa escola na arquitetura brasileira, a Niemeyer, idealizador de Brasília, além de nomes como o próprio Zalszupin, Lasar Segall, Joaquim Tenreiro, Oswaldo Bratke, Vilanova Artigas e Jayme Fonseca Rodrigues.
A exposição também destaca como a Casa Zalszupin, com sua arquitetura projetada por Jorge Zalszupin, continua a promover o legado do modernismo brasileiro ao abrigar peças que dialogam com a estética contemporânea.
Serviço
Exposição: Além do Moderno
Curadoria: Antonio Gonçalves Filho
Abertura: 9 de novembro de 2024
Encerramento: 22 de fevereiro de 2025
Local: Casa Zalszupin – R. Dr. Antônio Carlos de Assunção, 138
Jardim América, São Paulo/SP
Visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site casazalszupin.com Grupos serão atendidos mediante agendamento via e-mail com, no mínimo, 15 dias de antecedência E-mail: eventos@casazalszupin.com Telefone: (11) 3064-1266
Sobre a Casa Zalszupin
Projetada pelo renomado arquiteto Jorge Zalszupin, a Casa Zalszupin é um marco do modernismo brasileiro. Combinando elementos do design escandinavo europeu e brasileiro, a casa oferece um cenário único para a exposição. Após o falecimento de Zalszupin em 2020, a casa manteve-se fiel ao seu legado, abrigando peças originais que dialogam com as novas obras expostas, criando um ambiente de memória e diálogo entre arte, arquitetura, design e inovação.
Sobre a ETEL
Um século de mobiliário brasileiro forma a Coleção Design. Com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil, descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período no mundo. Compõem a coleção, curada por Lissa Carmona, peças de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oswaldo Bratke, Branco & Preto e Giuseppe Scapinelli, entre outros. A continuidade do legado moderno se dá por preeminentes criadores contemporâneos, entre eles Isay Weinfeld, Arthur de Mattos Casas, Claudia Moreira Salles, Carlos Motta, Etel Carmona, Lia Siqueira e Dado Castello Branco.