Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "A vida oculta dos nus", individual de Célia Barros
Exposição

Exposição "A vida oculta dos nus", individual de Célia Barros

Exposição

  • Nome: Exposição "A vida oculta dos nus", individual de Célia Barros
  • Abertura: 02 de junho 2022
  • Visitação: até 16 de julho 2022
  • Galeria: Galeria Poente

Local

  • Local: Galeria Poente
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE CÉLIA BARROS – A VIDA OCULTA DOS NUS

 

Exposição individual de Célia Barros, reune trabalhos inéditos desenvolvidos durante os últimos anos que abordam as relações entre Arte e Saúde e contou com a mentoria da artista Elisa Castro ao longo dos quatro meses de preparação. A exposição inaugura dia 2 de junho na Galeria Poente “A vida oculta dos nus” apresenta cerca de 70 desenhos da série “Qual é o caminho?”, livros de artista e a instalação “Incontinentes”. A programação da exposição conta também com um encontro onde serão compartilhados os processos de criação da exposição e 3 oficinas ministradas pela artista.

 

A artista investiga a palavra como gesto que nega o texto, contrariando a ideia de verdade, de documento ou conhecimento. Assim seus desenhos são também lugar de expurgo, linguagem pré-verbal que nunca acaba de ser dita. A série “Qual é o caminho?” Conta atualmente com mais de 160 desenhos, se iniciou em 2016 após um momento traumático. Num processo que se poderia chamar de autoterapia começou a desenhar como descarga:  “Cada desenho se inicia de um processo confuso e interno, como uma tentativa de escape: resistir ao enredo mental deixando evadir o que aprisiona. Após os primeiros traços onde surgem figuras passiveis de serem nomeadas, segue-se uma procura formal e consciente pelo híbrido, explorando num mesmo desenho diferentes analogias e correlações.”

 

A instalação “Incontinentes” convida o visitante a interagir com os objetos. O que aparentemente são simples copos de plástico, se revela como uma metáfora do corpo humano e, como tal, vazam o seu conteúdo: “Os objetos das minhas instalações são vulneráveis e demonstram a sua relação com o desejo ou a frustração. São na verdade, metáforas de nós mesmos, da nossa necessidade de conter e controlar.”

 

Esta exposição é realizada graças ao apoio do EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC No 50/2021 - Prêmio por histórico de realização em Artes Visuais - Artistas, incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

Célia Barros, Lisboa. 1977

Artista visual, curadora e educadora.

Mestre em Produções artísticas e investigação pela Facultat de Belles Arts da Universitat de Barcelona. Desde 2008 desenvolvo projetos de exposições onde articulo ações de curadoria, expografia e mediação em arte contemporânea. Cocriadora do projeto Pausa Onírica e Latente Incomum onde  as relações entre arte e saúde. Atuo no programa educativo da Fundação Bienal de São Paulo desde 2013. Como artista destacam-se  os prêmios histórico de Realização em Artes Visuais do Edital ProAC LAB (2021), Edital SESI SP Galeria Artes Visuais (2013) e a residência artística Oficinas do Convento em Montemor-o-Novo (2010).

 

Elisa Castro
Elisa Castro é artista e mestre em Linguagens Artísticas Contemporâneas pela UERJ. Participou de exposições nacionais e internacionais e bienais de arte, como a 17ª.  Bienal de Cerveira (Portugal), IV Bienal Internacional da Bolívia (La Paz), 7 Bienal de Arte do Mercosul: Grito e Escuta (Porto Alegre-BR). Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), Fundação Bienal de Cerveira ( Vila Nova Cerveira- Portugal) e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ). Realizou oficinas na Escola Livre de Artes do Parque do Museu Bispo do Rosário, de 2008 a 2013. Entre as exposições que participou estão: Não Ceder ao Medo (CMAHO, RJ-2018 e Solar da Baronesa, Inverno Cultural, UFSJ -2019).

 

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE CÉLIA BARROS – A VIDA OCULTA DOS NUS

Vernissage:  02 de junho, das 19 às 22:00

Visitação: até 16 de julho de 2022

Horário: De terça a sexta das 13:00 as 19:00 e sábados das 10:00 às 16:00

Local: Galeria Poente | Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos.


Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044