Exposição “A Aurora de um Dia Seguinte”, de Thiago Rocha Pitta
Exposição

Exposição “A Aurora de um Dia Seguinte”, de Thiago Rocha Pitta

Exposição

  • Nome: Exposição “A Aurora de um Dia Seguinte”, de Thiago Rocha Pitta
  • Abertura: 07 de dezembro 2023
  • Visitação: até 17 de fevereiro 2024

Local

  • Local: Danielian Galeria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro

Danielian Galeria apresenta a exposição

“A Aurora de um Dia Seguinte – Thiago Rocha Pitta”



Um dos mais celebrados artistas brasileiros, atuante no circuito nacional e internacional da arte, o mineiro que vive e trabalha no Rio e em Petrópolis, ganha uma antologia de seus trabalhos recentes e inéditos, dentro de sua pesquisa dedicada ao meio ambiente e sua destruição. Com curadoria de Paulo Azeco, a mostra tem 19 trabalhos – incluindo dois conjuntos: um com 24 fotografias, e outro com 24 afrescos (técnica de pintura com cal, areia, água e pigmentos sobre aerolam), além de aquarelas e uma escultura em tecido petrificado – e vai ocupar o espaço térreo do pavilhão construído na Danielian Galeria, com 200 metros quadrados e pé direito de 4,5 metros. Há dez anos, o trabalho do artista se expandiu ao criar a Fundação Abismo, na Serra dos Órgãos, organização sem fins lucrativos, em que produz suas obras em diálogo com o alto nível de umidade, tempo imprevisível e densa vegetação tropical típica da altitude, com um projeto de educação ambiental, junto à rede escolar da região. Já são sete as obras instaladas no local.


Danielian Galeria, Gávea, Rio de Janeiro

[Térreo do pavilhão]

Abertura: 7 de dezembro de 2023, das 18h às 21h 

Visitação pública: 8 de dezembro de 2023 a 17 de fevereiro de 2024

Curadoria: Paulo Azeco

Entrada gratuita


A Danielian Galeria apresenta a partir do dia 7 de dezembro de 2023, para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “A Aurora de um Dia Seguinte”, com 19 obras inéditas e recentes do artista Thiago Pitta, em sua pesquisa sobre o meio ambiente. A mostra tem curadoria de Paulo Azeco e vai ocupar o espaço térreo do pavilhão recém-construído no terreno da Danielian Galeria, com 200 metros quadrados e pé direito de 4,5 metros. 


“A Aurora de um Dia Seguinte é uma reflexão sobre os perigos desse futuro próximo, que nós, humanos, os animais e plantas – todos os seres que habitam este planeta – já estamos enfrentando. É uma reflexão contemplativa sobre um futuro incerto e perigoso”, diz Thiago Rocha Pitta. Ele acrescenta: “As paisagens são silenciosas. Elas não falam a linguagem humana. Ruído é uma produção humana. Mesmo os ruídos da natureza não configuram uma linguagem. As obras são silenciosas, mas estão falando um monte de coisa...”.


Paulo Azeco destaca que Thiago Rocha Pitta “tece uma narrativa visual que focaliza o caos e a ecologia, criando uma dicotomia intrigante entre o bucolismo cínico e a iminência apocalíptica”. “Adotando uma abordagem multidisciplinar, seu trabalho mergulha profundamente na complexa interação entre a humanidade e o meio ambiente, desafiando o paradigma ultrapassado que separa natureza e cultura”. Ele complementa: “Pertencendo à talentosa geração que emergiu no final dos anos 1990, ele se tornou uma figura incontornável no cenário contemporâneo brasileiro”. 


O curador enfatiza que “é crucial destacar que Thiago é um dos raros artistas contemporâneos a produzir afrescos, técnica que desempenha um papel fundamental na história da arte ocidental, e sua habilidade magistral subverte expectativas, utilizando-a de forma inovadora, criando um vocabulário imagético potente e conceitualmente impecável”. 


Rocha Pitta aprendeu e dominou esta técnica de pintura que utiliza cal, areia, água e pigmentos, durante os períodos em que fez residência artística na Itália, em 2013 e 2017. 


Paulo Azeco observa ainda que “a exposição apresenta aquarelas em grande formato, cujo virtuosismo e força poética não contradizem os afrescos, mas, ao contrário, complementam seu universo visual. Poucos artistas conseguem integrar técnicas tão complexas e discrepantes em um único corpo de obra, mantendo um elevado grau de precisão”. 


Para o curador, o trabalho do artista “ressoa com os diálogos urgentes iniciados pelo sociólogo Ulrich Beck [sociólogo alemão, 1944-2015], explorando os riscos e consequências da modernidade no equilíbrio ambiental”. As obras de Rocha Pitta “funcionam como um discurso visual sobre a era do Antropoceno, onde a atividade humana se torna uma força geológica destrutiva, visualizando as intricadas conexões entre a humanidade, considerada como cultura, e o mundo natural. Ao convidar os espectadores a confrontar narrativas simbólicas do fim dos tempos e a urgência do presente, as obras de Pitta incorporam ideologia e sublime, revelando a beleza em meio a crises iminentes”. 


SOBRE THIAGO ROCHA PITTA


Thiago Rocha Pitta nasceu em 1980, Tiradentes, Minas, filho de pai artista. Vive e trabalha no Rio de Janeiro e em Petrópolis.

Extremamente ativo nos circuitos nacional e internacional da arte, Thiago Rocha Pitta tem participado de muitas exposições individuais ou coletivas, no Brasil e no exterior. Recentemente, entre abril e setembro de 2023, integrou a coletiva “Chosen Memories: Contemporary Latin American Art from the Patricia Phelps de Cisneros Gift and Beyond”, no The Museum of Modern Art (MoMA), e, em 2022, “Histórias Brasileiras”, no MASP, e “Planet B: Climate Change & the New Sublime”, com curadoria de Nicolas Bourriaud, no Palazzo Bollani, em Veneza, Itália. Em 2013, participou da 9ª Bienal do Mercosul: “Se o clima for favorável”, em Porto Alegre, e em 2012 da 30ª Bienal de São Paulo: “A iminência das poéticas”, com curadoria de Luis Pérez-Oramas; da  3ª Trienal Poli/gráfica de San Juan: “El Panal/The Hive”, com curadoria de Deborah Cullen, em Porto Rico; da 5ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e da 11ª New Delhi Triennale, em Nova Dhéli, na Índia. 


Com individuais recentes feitas em Nova York, Milão, Copenhage e São Paulo, em 2020 Rocha Pita fez a intervenção “Noite de Abertura”, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Sua obra está presente em diversas publicações e em coleções institucionais como ThyssenKrupp, em Viena; MoMA de Nova York; Patricia Phelps de Cisneros, em Nova York; Bass Museum of Art, em Miami;  Jumex, na Cidade do México; Hara Museum, em Tóquio; Julia Stoschek Collection, em Dusseldorf, Alemanha; Maison Européene de la Photographie, em Paris; Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas; Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte; Instituto Itaú Cultural, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Museu de Arte Moderna de São Paulo, em São Paulo; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; e Museum of Contemporary Photography, em Chicago. 



SERVIÇO:

“A Aurora de um Dia Seguinte – Thiago Rocha Pitta”

Danielian Galeria, Gávea, Rio de Janeiro

Abertura: 7 de dezembro de 2023, das 18h às 21h 

Visitação pública: 8 de dezembro de 2023 a 17 de fevereiro de 2024

Curadoria: Paulo Azeco

Entrada gratuita

Danielian Galeria, Gávea, Rio de Janeiro

Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro, CEP 22470-070 

Segunda a sexta-feira, de 11h às 19h

Sábados, de 11h às 17h

Telefones: +5521.2522.4796 e +55 (21) 98802-8627 

contato@danielian.com.br

https://www.danielian.com.br/

https://www.instagram.com/danielian_galeria/





Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

  • Celular
  • E-mail

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044