

Exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea”
Exposição
- Nome: Exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea”
- Abertura: 19 de setembro 2025
- Visitação: até 15 de fevereiro 2026
Local
- Local: FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP
FAAP comemora 20 anos de sua Residência Artística, em São Paulo, com abertura de exposição, open studio e traz a maior conferência sobre esse tema pela primeira vez para a América Latina
FAAP foi escolhida como sede para a Conferência Res Artis 2025 – São Paulo, abre duas exposições nos salões do MAB, além de open studio e exposição de recém-formados na sua residência artística localizada na Praça do Patriarca
A FAAP promove uma série de eventos ligados às artes visuais, e principalmente ao tema das residências artísticas, com conferência internacional, aberturas de exposições e open studio, no mês de setembro. Entre os dias 18 e 23, sedia a “Conferência Res Artis 2025 – São Paulo”, o maior evento dedicado às reflexões e discussões sobre residências artísticas do mundo. A partir do dia 19 de setembro, abre ao público a exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea”, com 91 artistas de todos os lugares do mundo que já passaram pela residência artística da FAAP. No dia 20 de setembro, acontece um open studio em que cerca de 10 artistas abrem seus ateliês para mostrarem ao público seus processos de trabalho nos 8 andares do edifício Lutetia, na Praça do Patriarca, onde fica localizada a Residência Artística da FAAP, além da exposição de alunos recém-formados.
Ainda no dia 19 de setembro, promove a abertura do projeto Mezanino Aberto, com a exposição “Entre o desenho e a pintura”, individual inédita da artista visual e professora da FAAP Caru Duprat.
CONFERÊNCIA RES ARTIS 2025 – SÃO PAULO
Entre os dias 18 e 23 de setembro a FAAP sedia a Conferência Res Artis 2025 — São Paulo, o maior evento dedicado às reflexões e discussões sobre residências artísticas do mundo. O título da 33ª edição da conferência é “Outras Primaveras: Florações do Sul Global” e apresenta mais de 60 atividades como palestras, seminários, exposições, visitas a museus, com uma intensa programação voltada às artes visuais. O evento ocorre em sinergia com a 36ª Bienal de São Paulo e a Temporada França Brasil (200 anos de relações diplomáticas). Mais informações em www.faap.br/resartis.
A Res Artis é a maior rede de residências artísticas do mundo e escolheu a FAAP como sede de seu encontro este ano. O tema geral da conferência é inspirado pelo título do livro “Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez em Primeira Pessoa” (2018). Os temas gerais das atividades diversas são: “Perspectivas únicas do Sul Global”, “Amefricanidade”, “O papel da educação nas e em torno das residências artísticas” e “Arte, residências e o mundo natural”.
EXPOSIÇÃO 20 ANOS DA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP a Artística FAAP
A exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea” celebra duas décadas deste que é um dos programas mais consistentes de residência artística do país. São 91 artistas e cerca de 135 obras que hoje integram a coleção do MAB FAAP. Segundo Marcos Moraes, diretor do MAB FAAP, “a mostra evidencia a potência desse espaço de experimentação e convivência que, desde sua criação, tem fomentado a produção contemporânea e ampliado os diálogos entre linguagens, práticas e contextos culturais”.
Entre alguns artistas que se destacam na exposição, estão o artista libanês Ali Cherri, ganhador do Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2022. Recebeu prêmio do Rockefeller Foundation Award (2017), recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos audiovisuais, em Copenhague, Dubai, e já expôs seus trabalhos em Nova York, Paris, Itália, Londres, França, e suas obras estão em coleções como do MoMA e Guggenheim (NY), Centre Pompidou (Paris), British Museum (Londres), além de museus em Barcelona, Dubai e Beirute. Em 2007, participou da Residência Artística da FAAP – São Paulo, no edifício Lutetia, decorrente do Prêmio FAAP de Artes Digitais, do qual foi o ganhador em 2005.
Outros destaques são o artista suíço radicado no Rio de Janeiro, Guerreiro do Divino Amor, que cria um universo super ficcional ao misturar arquitetura, artes visuais e ficção científica. A artista peruana Aileen Gavonel trabalha com cerâmica, gravura e performance, participou de exposições em Lima, Suécia, México, Madri e Barcelona, tendo sido nomeada para o Art Nexus Prize, na ArteBA (Buenos Aires, 2018). Ainda chamam a atenção o francês Charbel-Joseph H. Boutros, hoje em dia já com trabalhos exibidos internacionalmente, a peruana Rita Ponce de Leon, uma artista focada em desenho e instalação e ainda a fotógrafa Suwon Lee, descendente de coreanos, nascida na Venezuela.
Segue a lista dos 91 artistas da exposição:
Agustina Jarpa, Aileen Gavonel, Ali Cherri, Ana Clara Tito, Ana de la Cueva, Ana Hortides, André Hauck, Andrea Rey, Biel Carpenter, Bruno Cidra, Camila Bardehle, Camila Otto, Carlos Monaretta, Charbel-joseph H. Boutros, Coletivo Etcétera, Cornelia Enderlein, Daniel Albuquerque, Daniela Todorova, David Cevallos Díaz, Diana Barquero Pérez, DOMK* - Dominique Kippelen, Diogo Gonçalves, Elke Auer, Érica Magalhães, Esther Kempf, Esther Straganz, Etienne de France, Federico Ortegón, Felipe de Ávila Franco, Fernanda Andrade, Fernanda Luz, Flávia Coelho, Florencia Alvarez Guardo, Francilins, Francisco Jamón, Gabriel Leger, Gabz 404, Genietta Varsi, Giorgia Mesquita, Guerreiro do Divino Amor, Helena Trindade, Hermano Luz, Holly Pitre, Ítalo Almeida, J. Pavel Herrera, Jean-Marie Fahy, João Massano, João Paulo Racy, Joélson Buggilla, Johanna Invrea, Jorge Pedro Núñez, Julia Arbex, Juliana Matsumura, Julie Oppermann, Lara Morais, Les Joynes, Letícia Lampert, Lorenzo Beust, Lucia Prancha, Lucila Gradin, Mariana Paraizo, Marina Cespe, Martina Krapp, Mattia Denisse, Mayara Velozo, Nathan Braga, Nelson Crespo, Nuno Barroso, Pascal Häusermann, Paulina Videla, Rafa Munárriz, Raúl Díaz Reyes, Reis Valdrez, Rita Ponce de León, Roberval Borges, Rosângela de Andrade Boss, Rosario Zorraquín, Sam Gora, Santo Miguelito Pérez - Miguel Pérez Ramos, Sayoko Hirano, Silvan Kälin,Silvia Mariotti, Sol Archer, Suwon Lee, Thiago Costa, Tolis Tatolas, Urs August Steiner, Vanessa da Silva, Vânia Sommermeyer, Víctor Florido, Zoè Gruni.
OPEN STUDIO – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA FAAP
No dia 20 de setembro, acontece mais um programa open studio na Residência Artística FAAP – São Paulo, uma oportunidade para alunos e visitantes explorarem os estúdios onde os artistas residentes vivem e trabalham durante um semestre. Além de conversar diretamente com os artistas, que compartilham detalhes de suas pesquisas e experiências na cidade, os participantes podem explorar o prédio histórico da residência, localizado na Praça do Patriarca, no coração de São Paulo.
Artistas Participantes: Belén Romero Gunset (Buenos Aires, Argentina), Diego de Santos (Ceará, Brasil), Fava da Silva (Rio de Janeiro, Brasil), Júlia Gonçalves (Rio de Janeiro, Brasil), Natan Dias (Espírito Santo, Brasil), Osvaldo Rodríguez Ruiz (Patillas, Porto Rico), Paulo Valeriano (Distrito Federal, Brasil), Pietra Galli (Londres, Reino Unido), Raiana Britto (Bahia, Brasil), Rodriguez Remor (Bahia, Brasil).*Locais de procedência e não necessariamente de nascimento.
Além do open studio, há também, no dia 20 de setembro, a abertura da exposição dos alunos recém-formados no curso de Artes Visuais da FAAP. O título da exposição é “É manhã, já foi noite”, e conta com os participantes: Ana Mae Kawakami, Maria Vitória Accorsi Rausch Souto, Nicole Ribeiro Morsa, Thomas Yassuda Braeckman, Tomás Martos Hernández.
MEZANINO ABERTO
No dia 19 de setembro, o MAB FAAP inaugura a edição de 2025 do projeto Mezanino Aberto com a exposição “Entre o desenho e a pintura”, individual inédita da artista visual e professora da FAAP Caru Duprat. A mostra reúne três séries: “Águas que falam de águas”, “Águas que querem ser montanhas” e “Passagens”, que exploram a potência expressiva da aquarela. Entre transparências e densidades, Caru aproxima o gesto do desenho ao da pintura, evocando a lição dos mestres do ukiyo-e, Katsushika Hokusai e Utagawa Hiroshige, e propõe um olhar renovado sobre a paisagem.
Serviço
Conferência Res Artis 2025 — São Paulo
De 18 a 23 de setembro, quinta a terça-feira de 2025
Informações sobre ingressos e horários: www.faap.br/resartis
Local: FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado
R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP
Exposição “20 anos da Residência Artística FAAP - São Paulo: contribuições para uma coleção de arte contemporânea” – MAB - Sala Annie Alvares Penteado
Abertura para público: 19 de setembro
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h, última entrada às 17h30
Entrada gratuita
Encerramento: 15 fevereiro de 2026
Local: FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado
R. Alagoas, 903 - Higienópolis, São Paulo - SP
Open studio – Residência Artística FAAP
Dia 20 de setembro, sábado, das 12h às 17h
Local: Residência Artística FAAP - São Paulo, Edifício Lutetia
Endereço: Praça do Patriarca, 78 - Sé
Mezanino Aberto - MAB
Exposição “Entre o desenho e a pintura”, de Caru Duprat
Texto curatorial: Nancy Betts
Abertura público: 18 de setembro
Encerramento: 20 de dezembro de 2025
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h, última entrada às 17h30
*Museu fechado às segundas
Entrada gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa
Buriti Comunicação
Paula Corrêa | paula@buriticomunicacao.com | 11 9 8339-4867
Carina Bordalo | caribordalo@gmail.com | 11 98211-6595
www.buriticomunicacao.com