CURSOS ONLINE | Instituto Adelina

Adelina Instituto - Cursos Online (transmissão via zoom)

CURSOS ONLINE | Instituto Adelina

ADELINA CURSOS

 

CURSO | CRÍTICA DE ARTE: RAZÕES E RESISTÊNCIAS

SOBRE O CURSO

Pensar a “crítica de arte” é pensar sua justificativa como um campo de produção de saber capaz de contribuir para a reflexão em torno de um conceito não menos sujeito à polêmica atualmente, a saber, aquilo que se evoca pelo vocábulo “arte”.  O que implica “pensar arte” na contemporaneidade?

O desprestígio a que a crítica de arte foi sentenciada, sua inexistência ou desidratação enquanto formulação analítica encontram-se na origem deste curso. Não se advoga aqui uma defesa inconsequente ou incondicional da crítica, mas antes se deseja promover um percurso histórico-analítico do surgimento e funções da crítica de arte ao longo da História da Arte Ocidental e de seus desdobramentos no Brasil. É forçosa a constatação de que a dimensão crítica atravessa não apenas o campo da crítica de arte, mas antes o próprio fazer artístico. Em tempos em que tudo o que a arte ocidental foi um dia parece dissolver-se, este curso é um gesto no sentido de demonstrar que, ainda que sob outras formas, a crítica sobre arte persevera, pois, a dimensão crítica da arte atual reclama que nos posicionemos diante dela e, se desejamos fazer isso seriamente, cabe que investiguemos que espécie de crítica os tempos de agora impõem à interpretação e à análise.

De 19.08 a 23.09.21

 

AULA ONLINE | PSICANÁLISE E ARTE: COMO SE ESCREVE UM CORPO? PAULO BRUSCKY

SOBRE A AULA

A aula visa pensar a dimensão estética a partir da obra de artistas que trabalharam a escrita de um corpo incluindo uma ética que toca uma perspectiva tanto poética quanto política, e a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito a partir de uma reflexão crítica.

27.08.2021

FILÓSOFAS: UMA INTRODUÇÃO AS MULHERES NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

SOBRE O CURSO

A presença das mulheres na filosofia tem sido cada vez mais um tema de discussão, já que escreveu acertadamente Umberto Eco “Não é que não houvesse mulheres que filosofassem. É que os filósofos preferiram esquecê-las, talvez depois de terem se apropriado de suas ideias.” (Eco, 2008).

Assim, o objetivo do curso é operar uma recuperação da memória das mulheres filósofas, apresentando ao público geral as filósofas de diferentes séculos e diferentes áreas da filosofia.

De 01.09 a 22.09.21

AULA ONLINE | QUANDO A ARTE VIRA MEME? DISCUSSÕES SOBRE A CULTURA VIRAL NO DIGITAL

SOBRE O CURSO

Neste encontro, iremos enriquecer o debate se os memes podem ser considerados uma forma de arte.

Vamos falar sobre a eterna quebra de paradigmas propostos pela arte e como o teor sarcástico e democrático dos memes no cenário atual de proliferação da internet está definitivamente adicionando um tom divertido, mas também questionador (o que acha?) à nossa vida mundana.

A segunda parte do encontro é para refletirmos juntos. Tragam suas impressões e questionamentos para pensarmos como podemos, e devemos, sempre recorrer a todo tipo de arte em busca de provocação e inspiração.

04.09.2021

CURSO ONLINE | UMA HISTÓRIA DAS MÃOS

SOBRE O CURSO

O curso propõe pensar a história do “desmunhecar” conectada a questões de gênero, raça e classe. No século XVI, o ideal de feminilidade começou a ser construído em imagens pictóricas de mulheres nobres que desmunhecavam.

Veremos como o gesto, que até o século XVIII também aparecia em representações de corpos de homens nobres, a partir da criação do imaginário da mulher histérica no século XIX, passa a conotar fragilidade, tornando-se um insulto para pessoas “afeminadas” no começo do século XX. Para criar a história do desmunhecar, o curso se concentra na observação e interpretação de imagens da história da arte ocidental, da Revista Vogue e da Iconografia da Salpêtrière. Também observaremos os gestos que a tecnologia touchscreen coreografa nesse início de século XXI com foco em vibração e sexualidade.

De 14.09 a 23.09.21

 

CURSO | TRANSCOLONIALISMO NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA:
ANNA BELLA GEIGER E ADRIANA VAREJÃO

SOBRE O CURSO

Esse curso objetiva apresentar e debater dinâmicas, críticas e operações sobre o colonialismo materializadas no discurso artístico das duas artistas brasileiras.

Partindo de uma perspectiva baseada nos hibridismos e intercâmbios culturais resultantes de uma revisão histórica proposta pelas artistas em suas obras, busca-se introduzir uma reflexão teórica sobre trans-historicidade, transculturação e transcolonialismo no panorama artístico contemporâneo. Conecta temas consonantes entre as artistas, como novas cartografias, carnes e histórias.

Em três encontros, pretende enfatizar os questionamentos e as operações sobre a própria produção artística, as dinâmicas sociais de culturas híbridas, as determinações de centro e periferia no mundo da arte e o movimento de imagens trans-históricas.

Dias 21, 28 e 30.09.2021

 

AULA ONLINE | PSICANÁLISE E ARTE: COMO SE ESCREVE UM CORPO? ARTUR BARRIO

SOBRE A AULA

Psicanálise e Arte: Como se escreve um corpo? Artur Barrio” visa pensar a dimensão estética a partir da obra de artistas que trabalharam a escrita de um corpo incluindo uma ética que toca uma perspectiva tanto poética quanto política, e a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito a partir de uma reflexão crítica.

23.09.2021

CURSO | O CORPO NA ARTE HOJE: ATOS E REPRESENTAÇÕES

SOBRE O CURSO

O corpo sempre foi representado em obras de arte. No final do século XX, o corpo real aparece em primeiro plano em performances, instalações e obras participativas. E hoje, com as videoconferências, redes sociais e necessidade de distanciamento social, como fica o corpo? Esse curso discutirá tópicos sobre o corpo na arte contemporânea, visando demonstrar quais os impasses e urgências precisamos confrontar. 

De 28.09 a 05.10.2021

CURSO | POR QUE DESTRUÍMOS IMAGENS? A DIMENSÃO HISTÓRICA DA ICONOCLASTIA E SEUS IMPACTOS NA CONTEMPORANEIDADE

SOBRE O CURSO

Esse curso tem o objetivo de dar uma dimensão histórica à iconoclastia para podermos entender melhor os diferentes fenômenos iconoclastas contemporâneos. Faremos um panorama histórico da iconoclastia desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Revolução Francesa até os dias atuais. Analisaremos os processos iconoclastas como resultados de conflitos religiosos, políticos ou ideológicos. 

De 29.09 a 20.10.2021

AULA ONLINE | PSICANÁLISE E ARTE: COMO SE ESCREVE UM CORPO? ANA MENDIETA

SOBRE A AULA

A aula visa pensar a dimensão estética a partir da obra de artistas que trabalharam a escrita de um corpo incluindo uma ética que toca uma perspectiva tanto poética quanto política, e a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito a partir de uma reflexão crítica.

14.10.2021

 

Para saber mais, acesse: Programação de Cursos Adelina Instituto

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52