CURSOS ONLINE | Instituto Adelina

Adelina Instituto - Cursos Online (transmissão via zoom)

CURSOS ONLINE | Instituto Adelina

ADELINA CURSOS

CURSO | MODA E CINEMA: DIÁLOGOS ATRAVÉS DO FIGURINO

De 19.10 a16.11.2021

SOBRE O CURSO

Linguagens artísticas e simbólicas da modernidade, a Moda e o cinema não apenas expressam a realidade política e cultural de uma época, como registram nas vestimentas ou nas imagens em movimento do filme a organização social da aparência; através da forma do figurino se constrói a percepção da passagem do tempo, das mudanças estilísticas, dos desejos, sonhos, utopias e da formação do imaginário da sociedade.

A partir de filmes dos séculos XX e XXI – que serão comentados nas aulas – a representação da estética de Moda pela caracterização e composição dos figurinos na sétima arte, nas perspectivas da história da Moda, do cinema, da filosofia, sociologia e literatura, em trabalhos de figurinistas como Edith Head, Adrian, Travilla, Orry-Kelly Irene Sharaff, Cecil Beaton, Ann Roth, Milena Canonero, John Mollo, Michale Kaplan, Colleen Atwood, Sandy Powell e Patricia Field, e dos costureiros e estilistas Coco Chanel, Elsa Schiaparelli, Christian Dior, Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Jean Paul Gaultier e Yohji Yamamoto.

CURSO | PASSAGENS PARA O CONTEMPORÂNEO: QUATRO ARTISTAS

De 25.10 a 29.11.2021

SOBRE O CURSO

Esse curso é uma introdução à arte contemporânea através de quatro estudos de caso. Em cada uma das aulas, examinaremos a obra e a trajetória de um artista fundamental para as linguagens do cenário atual das artes visuais, atentando para as especificidades de suas preocupações estéticas, sociais e políticas. Também daremos atenção ao contexto em que cada um desses criadores construiu seu percurso, entendendo de que maneira responderam e se inseriram em momentos cruciais da história da arte do século XX.

 

AULA ABERTA | ARTES VISUAIS E CINEMA: HÉLIO OITICICA

De 19.10 a16.11.2021

SOBRE O CURSO

As artes visuais e o cinema mantêm um diálogo com influências e misturas entre as produções artísticas. Nesta aula aberta, veremos ‘lado a lado’ o filme experimental do artista Hélio Oiticica Agrippina é Roma-Manhattan (1972) e um filme sobre Oiticica, o H.O (1979) do cineasta Ivan Cardoso, em que a “invenção” plástica de Oiticica é abraçada ao filme.

CURSO | FOTÓGRADAS LATINO-AMERICANAS

De 28.10 a 11.11.2021

SOBRE O CURSO

Esse curso surgiu da necessidade de questionamentos dos feminismos eurocêntricos, da hegemonia da disseminação fotográfica focada apenas nesse eixo e da urgência de lançar um olhar sobre a fotografia contemporânea produzida na América Latina.

A intenção é contribuir para alargar os nossos repertórios visuais no território latino-americano através da difusão do trabalho de mulheres fotografas.

PROGRAMA:

28.10 – Aula 1: O que é a América Latina? O que á a fotografia latino-americana? Quais conceitos estão ligados a ela? Por que se faz necessário um recorte de gênero sobre o assunto? Breve introdução e discussão sobre o assunto e apresentação da produção de fotógrafas da América do Sul, com ênfase no Brasil.

04.11 – Aula 2: Imagéticas latino-americanas: continuação de apresentação da produção de fotógrafas da América do Sul.

11.11 – Aula 3: Imagéticas latino-americanas: coletivos fotográficos e plataformas e olhares sobre a produção de fotógrafas da América Central e América do Norte (México).

 

CURSO | POR QUE DESTRUÍMOS IMAGENS? A DIMENSÃO HISTÓRICA DA ICONOCLASTIA E SEUS IMPACTOS NA CONTEMPORANEIDADE

De 03 a 24.11.2021

SOBRE O CURSO

Esse curso tem o objetivo de dar uma dimensão histórica à iconoclastia para podermos entender melhor os diferentes fenômenos iconoclastas contemporâneos. Faremos um panorama histórico da iconoclastia desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Revolução Francesa até os dias atuais. Analisaremos os processos iconoclastas como resultados de conflitos religiosos, políticos ou ideológicos. 

AULA ONLINE | PSICANÁLISE E ARTE: COMO SE ESCREVE UM CORPO?LEON FERRARI

04.11.2021

SOBRE A AULA

Psicanálise e Arte: Como se escreve um corpo? Leon Ferrari” visa pensar a dimensão estética a partir da obra de artistas que trabalharam a escrita de um corpo incluindo uma ética que toca uma perspectiva tanto poética quanto política, e a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito a partir de uma reflexão crítica.

CURSO | SEMIÓTICA E MODA

De 08.11 a06.12.2021

SOBRE O CURSO

A moda não serve apenas para cobrir o corpo, vestir-se é um modo de se comunicar e de criar conexões. Desde a camiseta velha até o vestido da Alta Costura, as roupas são signos que usamos para mostrar quem somos e o que queremos ser.

Uma forma de entender melhor o que e como as roupas significam é com a Semiótica, a ciência que estuda os signos. Com ela podemos compreender como os signos são criados, usados e como eles funcionam.

No curso serão apresentados os principais conceitos da Semiótica e como podemos utilizá-los para entender melhor a Moda.

CURSO | ARTES VISUAIS E CINEMA: DIÁLOGOS PELO FEMININO

SOBRE O CURSO

As artes visuais e o cinema mantêm um diálogo fértil, com influências e misturas entre as produções artísticas. A interpretação de um filme pode ser enriquecida por formas e temas de outras de artes e vice-versa. Este curso pretende aproximar filmes do cinema contemporâneo de temas das artes visuais, de modo a contribuir para o olhar, analisar e interpretar as obras cinematográficas e visuais.

Partindo de um filme por aula e das personagens femininas veremos como os filmes dialogam com as formas das artes visuais.

 

CURSO | ENTRE DOBRAS E CORTES: O LIVRO DE ARTISTA E SEUS (DES)LIMITES

De 25.11 a 16.12.2021

SOBRE O CURSO

O que é livro de artista? Quais diálogos são possíveis de traçar entre as linguagens artísticas tendo o livro como suporte? A intersecção entre literatura e arte não é de hoje, são séculos de encontros e desencontros.

Neste curso será apresentado esse percurso e seus possíveis desdobramentos dentro da arte contemporânea, apresentando pesquisas, produções do universo dos livros de artista com reflexões teórico-práticas a partir da relação que há entre dobras e cortes de uma superfície plana como espaço-tempo da narrativa. Por meio de práticas, o discente construirá livros inusitados enquanto reflete sobre conceitos importantes na contemporaneidade.

CURSO | GRUPO DE ESTUDOS DE TEORIA DE MODA

De 08.12.2021 a 26.01.2022

SOBRE O GRUPO

Esse grupo de estudos tem por objetivo a leitura orientada, a análise e a conceituação das principais publicações* da recente teoria de Moda nas áreas das ciências humanas.

A ideia principal do grupo de estudos é orientar o estudante-pesquisador, ou apenas os interessados, nas leituras dos conceitos e ideias-chaves das últimas publicações da área, e que possuem importância para a compreensão da Moda como fenômeno social, histórico e estético no contemporâneo.



 

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52