Curso "Políticas da Arte Contemporânea: Estética, Crítica e Clínica" com Lucas Dilacerda
Exposição

Curso "Políticas da Arte Contemporânea: Estética, Crítica e Clínica" com Lucas Dilacerda

Exposição

  • Nome: Curso "Políticas da Arte Contemporânea: Estética, Crítica e Clínica" com Lucas Dilacerda
  • Abertura: 07 de fevereiro 2022
  • Visitação: até 10 de fevereiro 2022

Local

  • Local: Online pela plataforma Zoom
  • Evento Online: Sim

Curso: Políticas da Arte Contemporânea: Estética, Crítica e Clínica, com Lucas Dilacerda

 

O objetivo do curso é discutir os impactos da política do neoliberalismo no mundo da arte e, diante disso, apresentar os posicionamentos estéticos, críticos e clínicos da arte contemporânea. Para isso, em cada aula, será apresentado um panorama de teorias, conceitos, artistas, obras e exposições que discutem as relações entre estética e política e que evidenciam a potência da arte ora como crítica, enquanto diagnóstico e denúncia dos sintomas do mundo neoliberal como conhecemos, tais como: a desatenção, o esquecimento, a apatia, o cansaço, a ansiedade etc.; e ora como clínica, enquanto criação e mobilização de energias vitais, que apontam para novas possibilidades de vida e novos mundos possíveis.

O minicurso será dividido em 4 aulas expositivo-dialógicas, com duração de 3h cada, contabilizado assim o total de 12h/a.

» Aula 1 – Introdução às Políticas da Arte Contemporânea
» Aula 2 – Estética e Arte Contemporânea
» Aula 3 – Crítica e Arte Contemporânea
» Aula 4 – Clínica e Arte Contemporânea

Número de vagas: 40
Inscrições: 01 a 05/02
Seleção: 06/02
Resultado: 06/02
Confirmação: 06 e 07/02
Dias do curso: 07, 08, 09 e 10/02
Horário: 19h às 22h
Plataforma: Zoom

Professor:
Lucas Dilacerda é graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia, com distinção Summa Cum Laude, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Filosofia Clínica, e Mestre em Filosofia, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC. É coordenador do LAC – Laboratório de Arte Contemporânea; e do LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte; e é integrante do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas, do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2018), e foi integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2019). Foi curador das exposições “Arre_mate” (2018), “Soteramento” (2018) e “Decomposição” (2020), e compôs a equipe curatorial das exposições “A casa, o doce e baobá” (2018), no Minimuseu Firmeza; e “Ant_ Corpo” (2019), na Galeria Sem Título Arte. Pesquisa nas áreas de Arte e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Imaginação, Corpo, Afeto, Vida e Arte Contemporânea. Além disso, possui diversos textos, artigos e críticas de arte publicados em diversas revistas e capítulos de livro.

O minicurso ofertará 40 vagas e os critérios de seleção privilegiarão uma turma contendo uma diversidade de etnias, raças, classes, gêneros e sexualidades (LGBTQIA+), pessoas de diferentes idades (jovens, adultos e idosos), pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e pessoas em estado de vulnerabilidade social, a fim de compor uma turma plural em uma multiplicidade de corpos e perspectivas vitais, promovendo assim a cidadania e os direitos humanos, e contribuindo desse modo para a reparação histórica e para a redistribuição do conhecimento e das oportunidades no mundo da arte e na formação cultural.

Projeto fomentado com recursos da lei 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc - por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044