

Curso "História da arte brasileira: muitos enredos para as escolas de arte passarem na avenida"
Curso
- Nome: Curso "História da arte brasileira: muitos enredos para as escolas de arte passarem na avenida"
- Abertura: 22 de maio 2023
- Visitação: até 28 de junho 2023
Local
- Local: MIS Jardim Europa
- Evento Online: Não
- Endereço: On-line
História da arte brasileira: muitos enredos para as escolas de arte passarem na avenida
Este curso introduz o público na riqueza e complexidade da história da arte do Brasil de uma perspectiva temática, respeitando sua cronologia linear. Cada módulo avança cronologicamente dentro de um tema específico, visitando os principais movimentos da arte brasileira: a arte indígena, o barroco, o neoclassicismo, o romantismo, o realismo, o modernismo e a contemporaneidade. As linguagens artísticas privilegiadas neste curso são a visual e a literária, mas o diálogo é constante com as outras manifestações artísticas. Pela sua abordagem temática, outros módulos podem ser acrescidos a posteriori, trazendo cada um deles contribuições e discussões específicas: a mulher, o negro, a produção artística, a consciência etc.
Serão apresentados elementos teóricos fundamentais que inter-relacionem o tema que se desenvolve a sua expressão na arte brasileira, respeitando a perspectiva cronológica e crítica que singularizam cada momento, em interface com a análise e discussão de obras específicas, o que possibilita compreender a complexa relação entre a história da arte e a cultura brasileira. A valorização do contexto histórico e da interatividade com esses contextos e com as obras possibilita a construção de espaços de aprendizagem e reflexão que favorecem os fenômenos envolvidos.
Módulo I – Os povos originários como tema da arte brasileira
O indígena como outro-estranho e a missão da catequese. A arte como meio de catequese e de dominação. O indígena como herói nacional: idealização e medievalismo. O indígena como retrato da sociedade brasileira. O indígena como crítica ao modelo europeu de civilização. O indígena e a valorização do outro. A arte indígena brasileira.
Aula 1 | Os "herdeiros de Eva" no Brasil Colonia. A compreensão dos povos originários na arte colonial catequética e no barroco. O indígena em José de Anchieta. O indígena em Vieira. O indígena no barroco e no neoclassicismo.
Aula 2 | Os "heróis medievais" no Brasil do século 19. Olhares estrangeiros. Iracema e Peri de José de Alencar. "Moema" de Victor Meirelles. "O último Tamoio", de Rodolfo Amoedo. I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias.
Aula 3 | Os povos originários no Brasil da modernidade. O herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade. O índio de Oswald de Andrade. O índio em Brecheret. O atirador de arco, de Vicente do Rego Monteiro. Os povos originários no imaginário popular do século 20.
Aula 4 | Arte indígena contemporânea existe? Reflexões sobre a existência e a permanência de uma arte indígena brasileira. Alguns nomes para conhecer: Jaider Esbell, Denilson Baniwa, Gustavo Caboco, Antonio Brasil Marubo, Sueli Maxakali. A arte indígena: pedagogia, resistência e cultura.
Módulo II – O sagrado e o transcendente como temas da arte brasileira
A arte como meio para aproximar-se do sagrado. Os problemas nas discussões sobre arte sacra brasileira. Breve histórico da arte sacra brasileira.
Aula 1 | A arte como caminho para ao sagrado (parte 1). Diferenças entre arte sacra e arte religiosa. Os enfrentamentos entre arte e religião. A complexidade da arte sacra brasileira: raízes indígenas, europeias e africanas.
Aula 2 | A arte como meio de chegar ao sagrado (parte 2). A arte sacra na arte brasileira: arte sacra colonial e barroca. Arte sacra e os povos originários.
Aula 3 | A arte como meio de chegar ao sagrado (parte 3). A arte sacra nos séculos 19 e 20: do romantismo ao modernismo. A arte sacra contemporânea.
Aula 4 | A arte em busca do transcendente não sagrado. A busca pelo nada transcendente da arte. Experiências artísticas transcendentes e sem Deus.
Módulo III – A dor dos outros na arte brasileira
A arte como meio de denúncia das injustiças sociais. A espetacularização da dor dos outros. A denúncia e a idealização da realidade. Breve histórico da realidade como tema na arte brasileira.
Aula 1 | A dor dos outros e o jogo entre denúcia e alienação da arte. A dor dos outros dói no artista? A dor dos outros dói no público? Arte engajada ou alienadora? A necessidade e os conflitos da arte comprometida com a realidade.
Aula 2 | A arte enfrenta a realidade brasileira. A realidade na arte colonial, no barroco, no romantismo e no realismo. "A cidade da Bahia", de Gregório de Matos, "Sermões", de Antônio Vieira, Albert Eckhout, "O escravocrata", de Artur Azevedo, "Caipira picando fumo", de Almeida Júnior, "A fundação da Vila de Santos" (1922), de Benedito Calixto.
Aula 3 | Discussões sobre a realidade da arte do século 20 aos dias atuais (parte 1). Discussões sobre a realidade na arte do século 20. A denúncia e o olhar sobre o outro na pintura, na escultura e na literatura. Obras emblemáticas: “Vidas secas”, de Graciliano Ramos, “O plantador de café” (1939) e “Criança morta” (1944), de Candido Portinari.
Aula 4 | Discussões sobre a realidade da arte do século 20 aos dias atuais (parte 2). A realidade cabe na arte? "O açúcar", de Ferreira Gullar. O olhar ao (eterno) colonizador de Adriana Varejão. Vik Muniz e a ironia da denúncia. A dor dos outros e dos mesmos na arte de rua.
DATA
22/maio a 28/junho, 2023
HORÁRIO
Móulo I: 22, 24, 29, 31 de maio, segundas e quartas, das 19h às 21h
Módulo II: 05, 07, 12 e 14, segundas e quartas, das 19h às 21h
Módulo III: 19, 21, 26 e 28 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h
NÚMERO DE VAGAS 40
Valor: R$ 135 cada módulo; R$ 365 os 3 módulos (10% de desconto na compra do curso completo)
Descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)
LOCAL: MIS Jardim Europa On-line
AVISOS
Local: As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por uma semana após o último encontro, mediante solicitação.
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Pré-requisito: não há