Anna Bella Geiger e Fábio Faisal avaliam influências da arte abstrata no cenário contemporâneo brasileiro
Artista premiada pela ABCA e autora de livro sobre abstracionismo conversa com o pesquisador e colecionador na Danielian Galeria, em São Paulo
Os caminhos da arte abstrata brasileira nos anos de 1950 e 60 estão no foco de uma conversa entre a artista Anna Bella Geiger, que participou da primeira exposição de arte abstrata no Brasil, em 1953, e o pesquisador Fabio Faisal sobre as influências do abstracionismo no cenário contemporâneo. A ideia surgiu a partir da exposição "Abstrações Utópicas”, em cartaz na Danielian Galeria –SP, com curadoria de Marcus de Lontra e Rafael Peixoto, que também participam da conversa.
Anna Bella Geiger foi uma das pioneiras na arte abstrata no Brasil. Participou da primeira exposição sobre arte abstrata, em 1953, no Quitandinha, em Petrópolis. Recebeu o prêmio Clarival do Prado Valadares da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) 2023 por sua trajetória no abstracionismo. Publicou, em 1987, com Fernando Cocchiaralle, o livro Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta, que se tornou a principal referência sobre o tema no Brasil.
Fábio Faisal é colecionador e pesquisador de grande influência no cenário da arte contemporânea brasileira. Relaciona conceitos da física, da biologia e da filosofia para analisar o universo da arte contemporânea no Brasil e no mundo.
Serviço
Conversa entre Anna Bella Geiger, Fabio Faisal, Marcus Lontra e Rafael Peixoto
Dia: 15/08 – 18h
Local: Rua Estados Unidos, 2114 – Jardim Paulista, São Paulo - SP
Abstrações Utópicas
Coletiva de artistas abstratos brasileiros com obras desde a década de 1950.
Período expositivo: De 29 de junho a 31 de agosto de 2024
Horários de visitação: Terça a Sexta - 11h às 19h, sábado - 11h às 17h
Entrada gratuita