

"APRESENTAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM OBRA DE EDGAR DEGAS"
Exposição
- Nome: "APRESENTAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM OBRA DE EDGAR DEGAS"
- Abertura: 16 de novembro 2022
- Visitação: até 14 de dezembro 2022
Local
- Local: MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
- Evento Online: Não
- Endereço: Avenida Paulista, 1578
PROGRAMA OSESP MASP PROMOVE APRESENTAÇÃO MUSICAL
EM DIÁLOGO COM OBRA DE EDGAR DEGAS
A apresentação gratuita conta com Solistas da Osesp, em formação para seis violinos,
e o curador e crítico de arte Cadu Riccioppo
O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, duas das instituições culturais mais simbólicas de São Paulo, apresentam, no dia 16 de novembro, uma nova edição do OSESP MASP, concerto que combina arte e música no palco do MASP Auditório. A iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – Pro-Mac.
O projeto, promovido pelo MASP e pela Osesp desde 2015, estabelece diálogos entre arte e música, relacionando similaridades estéticas e históricas entre ambas. Cada apresentação é comentada por um especialista convidado, que faz a conexão entre as obras de arte da coleção do MASP e peças musicais interpretadas por músicos da Osesp.
Para a nova apresentação foi escolhida a obra Bailarina de 14 anos (1880), de Edgar Degas, para dialogar com peças musicais de Eugène Ysaÿe. O palestrante convidado é o curador e crítico de arte Cadu Riccioppo, e a interpretação da música fica por conta de seis Solistas da Osesp, em formação que reúne os violinistas da orquestra Rodolfo Lota, Katia Spássova, Amanda Martins, Tatiana Vinogradova, Elina Suris e César Miranda. Após o concerto, os espectadores são convidados a visitar as obras no acervo do MASP.
SOLISTAS DA OSESP
Rodolfo Lota (violino)
Katia Spássova (violino)
Amanda Martins (violino)
Tatiana Vinogradova (violino)
Elina Suris (violino)
César Miranda (violino)
COMPOSITOR
EUGÈNE YSAŸE (1858-1931)
PROGRAMA
RODOLFO LOTA (VIOLINO)
Sonata nº 1 em Sol Menor, Op. 27 nº 1 (1923) [PARA JOSEPH SZIGETI]
1. GRAVE
2. FUGATO: MOLTO MODERATO
3. ALLEGRETTO POCO SCHERZOSO
4. FINALE CON BRIO
16 MIN
KATIA SPÁSSOVA (VIOLINO)
Sonata nº 2 em Lá Menor, Op. 27 nº 2 (1923) [PARA JACQUES THIBAUD]
1. PRÉLUDE - OBSSESSION
2. MALINCONIA: POCO LENTO
3. SARABANDE DANSE DES OMBRES
4. LES FURIES: ALLEGRO FURIOSO
13 MIN
AMANDA MARTINS (VIOLINO)
Sonata nº 3 em Ré Menor, Op. 27 nº 3 – Balada (1923) [PARA GEORGES ENESCU]
UM MOVIMENTO: LENTO MOLTO SOSTENUTO. ALLEGRO IN TEMPO GIUSTO E CON BRAVURA
7 MIN
TATIANA VINOGRADOVA (VIOLINO)
Sonata nº 4 em Mi Menor, Op. 27 nº 4 (1923) [PARA FRITZ KREISLER]
1. ALLEMANDA: LENTO MAESTOSO
2. SARABANDE: QUASI LENTO
3. FINALE: PRESTO MA NON TROPPO
12 MIN
ELINA SURIS (VIOLINO)
Sonata nº 5 em Sol Maior, Op. 27 nº 5 (1923) [PARA MATHIEU CRICKBOOM]
1. L'AURORE
2. DANSE RUSTIQUE
10 MIN
CÉSAR MIRANDA (VIOLINO)
Sonata nº 6 em Mi Maior, Op. 27 nº 6 (1923) [PARA MANUEL QUIROGA]
UM MOVIMENTO: ALLEGRO GIUSTO
8 MIN
RODOLFO LOTA (VIOLINO)
KATIA SPÁSSOVA (VIOLINO)
AMANDA MARTINS (VIOLINO)
TATIANA VINOGRADOVA (VIOLINO)
ELINA SURIS (VIOLINO)
CÉSAR MIRANDA (VIOLINO)
LUIZ AMATO (1960)
Ysayas no Quintal (2022) [ENCOMENDA OSESP]
8 MIN
OBRA COMENTADA
Edgar Degas, Bailarina de 14 anos, 1880, acervo MASP
PALESTRANTE
Carlos Eduardo Riccioppo foi professor de História, Teoria e Crítica de Arte Arte junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP (2012-2017), e é professor de História da arte e Estudos Críticos e Culturais na Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), credenciada à University of Hertfordshire – Reino Unido. Doutor (a tese abordou a obra de Jac Leirner e a arte brasileira nas décadas de 1980-1990) e Mestre (a dissertação dedicou-se à obra de José Leonilson) em História, Crítica e Teoria da Arte e graduado pela mesma instituição, integra, ali, o Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do CAP/ECA/USP. Publica regularmente artigos sobre artistas modernos e contemporâneos e realizou as exposições Leonilson - desenhos, no Centro Universitário Maria Antonia, em 2008, e Fim da primeira parte (2011, Galeria Vermelho, São Paulo) e Gelo para festas (2017, SESC), ambas do artista João Loureiro, e a mostra Ratos e Urubus (2019, Centro Cultural São Paulo). Em 2010, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais, e, em 2015, pelo Programa Redes Funarte de Artes Visuais. Compôs os grupos de crítica do Centro Cultural São Paulo, do Centro Universitário Maria Antonia e do Paço das Artes e contribuiu para a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antonia/USP (2015-2017). Publicou os livros Gerais (em parceria com os artistas Carla Zaccagnini, João Loureiro e Rochelle Costi) e Bruno Dunley (sobre a trajetória do artista).
SERVIÇO
OSESP MASP
16.11.22, às 20h
MASP Auditório
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 — Bela Vista
01310-200 São Paulo, SP
Telefone: (11) 3149-5959
Entrada gratuita: Ingressos distribuídos no dia do evento a partir das 11h na bilheteria online
Capacidade: 344 lugares
Classificação: Livre
Duração do espetáculo: 1h30
PRÓXIMO CONCERTO
14.12 – Quinteto de Metais