ALMA DA RUA EXIBE FILME PREMIADO “A ARTE URBANA”

Beco do Batman

ALMA DA RUA EXIBE FILME PREMIADO “A ARTE URBANA”

ALMA DA RUA EXIBE FILME PREMIADO “A ARTE URBANA”

Exibição acontece dia 15/01, a partir das 18h

 

O longa “A Arte Urbana“ é um documentário independente de aproximadamente 70 minutos, que começou a ser realizado desde 2004. Ele conta com o registro histórico de imagens e entrevistas dessa época, além de imagens de arquivo que foram conseguidas através de uma pesquisa minuciosa de livros e arquivos de museus. O filme foi um dos vencedores no edital da RioFilme e selecionado para os festivais Street Art Movie Fest (França) e a Bienal Internacional do Cinema Sonoro.

Nos últimos anos, para abranger o assunto no contexto mundial, a equipe esteve em Nova Iorque, Berlin e Havana, entrevistando seus principais artistas, precursores atuantes no cenário mundial, além de contar com depoimentos de artistas vindos de outras partes do mundo, como Austrália e Chile.

Artistas consagrados no meio artístico mundial como Os Gêmeos, contaram suas experiências, referências e como enxergam as atividades e interferências que acontecem no espaço público, e quais as diferenças entre essa arte que acontece no meio urbano para a arte produzida nos ateliês.

No século XX, mais precisamente no final da década de 60, jovens do bairro nova-iorquino Bronx (EUA), restabeleceram o grafftti utilizando a tinta spray. As ruas passariam a ser o cenário ideal para o surgimento de um novo movimento, por onde se poderia expressar ideologias e vontades, de caráter político e social. Assim, a prática generalizou-se pelo mundo, sob diferentes contextos, tipos e estilos, consolidando-se como uma nova forma de expressão. Hoje, o graffiti ocupa um lugar essencial no circuito das artes visuais, frequentando espaços antes restritos a outras escolas. Nos grandes centros urbanos, o graffiti deixou de ser apenas uma manifestação de resistência ou contracultura para se tornar uma rica atividade artística e importante meio de comunicação baseado na livre expressão.

Alguns dos artistas que aparecem no longa A Arte Urbana são; Os Gêmeos, Binho Ribeiro, Zezão, Tinho, Smael, Dalm, Daze, Tomaz Vianna, Chivitz, Marcelo MENT, Carlos Esquivel, Marcelo ECO, entre outros.

Criada em 2016, A Alma da Rua já realizou mais de 80 exposições. 90% das exposições são realizadas com artistas que estão ativos nas ruas, mas não só nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentro da galeria, obras de alguns dos artistas mais importantes de street art do país, como o próprio Binho Ribeiro, EDMX, Enivo, Onesto, Pato, Cris Rodrigues, Mari Pavanelli e Gatuno, além de um espaço especial que apoia o movimento de pichação no Brasil, com obras de Dino e Cripta Djan. “A galeria é democrática”, explica Tito Bertolucci, dono e curador da Alma Da Rua.

Patrocínio: Pabst

 

Serviço: Alma da Rua: Rua Gonçalo Afonso, 96/ Das 11h às 18h. Fechada às terças-feiras.

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52