SÃO PAULO
/2022
Doppelgänger (díptico)
R$ 4.500,00
Ficha Técnica
Ano: 2022
36 cm 96 cm
Descrição
Díptico, técnica mista sobre tela, com moldura preta. Cada pintura mede 35,5 x 48 cm
Apontar que as coisas nem sempre são o que parecem ser, apontar para ambiguidades e deslocamentos. Este trabalho dialoga com um olhar atento para um duplo, uma situação perceptiva ambígua e inquietante. Esse duplo que proponho, opera por sutis diferenças como estratégia de “sedução”. Minha proposta é ativar o retiniano e afetar o corporal ao mesmo tempo.
Proponho chamar a atenção para um retiniano que tensione nossa relação de imediatismo do consumo de imagens visuais. Como afirma Byung-Chul Han em Agonia do Eros, ‘a mudança veloz das imagens não nos concede mais tempo’ de contemplação e o sujeito da sociedade do desempenho esgota-se na coerção da hipervigilância em que vivemos. Imagens vistas, mas não percebidas. A afetação sensorial da velocidade é suficiente para o consumo apenas. Esta instalação investiga a nossa relação imediatista com a imagem.
A ideia de trazer imagens em duplo é apontar para as falhas na percepção e sugerir um outro modo de ver (deslocamento) pela possibilidade de retornar a uma ou outra versão da mesma imagem.
Para mais
Inspiração

