Raul Leal
Raul Leal teve sua formação artística na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro, sua produção transita entre meios como pintura, desenho e fotografia. O interesse do artista é a conexão entre imagens de origens diversas que possibilitem um fluxo e superposição de significados. Seu trabalho atual lida com um imaginário referente à paisagem do interior brasileiro e os elementos que compõe esse ambiente.
Essa poética trata do desaparecimento de uma paisagem que foi durante séculos uma presença simbólica no processo de formação da identidade nacional. Toda produção artística brasileira, incluindo o modernismo, faz referência em algum momento às matas, rios e riquezas naturais do Brasil. É fundamental destacar que a experiência estética sempre teve um papel preponderante no conhecimento do natural, através de desenhos, aquarelas, pinturas, literatura e poesia. Esses atravessamentos, ao mesmo tempo em que formaram um imaginário de um Brasil eternamente verde, criaram um distanciamento da realidade do nosso interior, que segue ignorada. Na atualidade vivemos em uma sociedade predominantemente urbana que passa ao largo de circunstâncias problemáticas do interior, como desertificação, extinção de espécies e degradação dos recursos hídricos. A proposta do artista é lançar um olhar para situações que estão fora desse eixo urbano, onde uma sucessão de eventos vem se desenvolvendo de modo alarmante
É interessante notar que o processo de construção dessas imagens reflete a prática dos artistas viajantes em sua documentação da paisagem brasileira, esses artistas trabalharam conjugando a experiência estética com o reconhecimento e configuração do mundo natural. Provenientes de diversas viagens ao interior, os trabalhos de Raul Leal que resultaram dessa experiência existem em um contexto que, de certa forma, inverte a lógica dessa imagética tradicional de representação do natural, já que a degradação é o que se encontra na maior parte dos territórios visitados.
Os trabalhos do artista fazem parte das coleções de instituições como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Coleção IBEU, Biblioteca Nacional, Universidade Federal do Espírito Santo, Museu de Arte Contemporânea de Blumenau, entre outras.
Por: Raul Leal