Agenda

Viewing room: Rômolo - "Pequeno retorno à terra"


Viewing room: Rômolo - "Pequeno retorno à terra"

PEQUENO RETORNO À TERRA,

Viewing room de Rômolo

 

A partir de 29 de março, a RV Cultura e Arte apresenta, em formato presencial e online, o projeto Pequeno retorno à terraviewing room do artista paranaense Rômolo, com texto de Paula Borghi.

Na exposição, Rômolo apresenta trabalhos em pintura, colagem, gravura e escultura, frutos de uma residência de sete meses na cidade de Oaxaca, no México. As obras partem da pesquisa do artista, relacionada aos seus cadernos de viagem, e refletem as experiências de imersão na cultura local e os encontros proporcionados pelo deslocamento. "E mesmo falando sobre alteridade, é preciso enfatizar que sua obra não se põe a serviço da construção do exótico e do monumental, pelo contrário, o respeito com as demais culturas e com a natureza, principalmente com os trabalhadores da terra, é o que faz sua produção ser tão potente. Não somente existe uma consciência do lugar de fala, como também uma reverência ao local, como se sua obra homenageasse a pluralidade e a diversidade da vida", completa Paula Borghi.

Sobre a produção incluída no projeto, vale destacar as esculturas em cerâmica, reflexo da grande presença de utensílios de tradição mesoamericana no dia a dia em Oaxaca; colagens sobre papel, influenciadas pelo modernismo latino-americano; e as litogravuras, produzidas com acompanhamento de maestros mexicanos. Sobre elas, o próprio artista analisa: "as litografias estão mais próximas da ideia de uma narrativa, como os cadernos de viagem, de um registro mais visual do que de um trabalho mais de abstração, como são as telas ou como são as colagens. Talvez pela limitação do material – foi, sem dúvida, um desafio trabalhar o preto e branco, que não é comum na minha obra, mas também porque era um processo novo para mim".

Pequeno retorno à terra pode ser visitado online pelo site da galeria (www.rvculturaearte.com) até 01 de maio e traz ainda textos, imagens de referência e vídeos sobre as obras e o artista. As visitas presenciais também poderão ser feitas, de acordo com os decretos sanitários.

 

Sobre o artista

Artista visual multimídia, Rômolo (Foz do Iguaçu, 1984) ingressou nas artes gráficas a partir do fanzine Chapa, produzido em 1999, e depois se graduando no curso de design na PUC-PR. Sua pesquisa mais longeva parte da noção de caderno de viagem como uma narrativa sobre a experiência de ir ao encontro do outro e de si mesmo. Dentro deste contexto, Rômolo realizou residências em Hong Kong, Tailândia, Malásia, Japão, Hungria, Croácia, Itália, Espanha, Marrocos, México e Guatemala.

Exposições selecionadas incluem coletivas nos Museus da Gravura e Municipal de Artes, ambos em Curitiba, uma participação na Elephant Parade, Tailândia, e mostras em galerias e feiras de arte no Brasil, em Portugal, nos EUA e na França. Em 2018 seus trabalhos foram selecionados para o 9º Catálogo Iberoamérica Ilustra e premiados pela Society for News Design. Em 2019 uma de suas obras da série Sísifos passa a fazer parte do acervo do Museu de Arte do Rio (MAR).

 

 

Serviço

Pequeno retorno à terra

Viewing room: Rômolo

De 29/03 a 01/05/2021, visitação gratuita

Na galeria: Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho - Salvador/BA

Pelo site: www.rvculturaearte.com